Madeira : do fogo a urbanização despertando sentidos para a sensibilização ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pellanda, Robertta Moryel, 1993-
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/41709
Resumo: Orientador: Carlos Eduardo Pilleggi de Souza
id UFPR_9af829558b85f8be967984ca2bddd7dd
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/41709
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Pellanda, Robertta Moryel, 1993-Amano, Erika, 1978-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências BiológicasSouza, Carlos Eduardo Pilleggi de, 1958-2022-09-19T18:24:31Z2022-09-19T18:24:31Z2015https://hdl.handle.net/1884/41709Orientador: Carlos Eduardo Pilleggi de SouzaCoorientadora: Erika AmanoTrabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências BiológicasResumo : As sociedades humanas e todos os demais fenômenos (físicos, químicos e biológicos) presentes na natureza são elementos indissociáveis, os quais constituem o meio ambiente. Sendo assim, as representações sociais, construídas coletivamente, e a percepção ambiental, individual, podem, conjuntamente, serem pressupostos para a Educação Ambiental? Para tanto, objetivou-se, em um primeiro momento, diagnosticar entre estudantes de Ensino Médio a compreensão sobre as relações com o meio ambiente, através das representações sociais de meio ambiente propostas por Marcos Reigota (2010), para, em um segundo momento, intervir com atividades em percepção ambiental, afetando os estudantes, isto é, promovendo a percepção estética e a sensibilização ambiental. Um questionário diagnóstico, composto por questões que abordam sistematicamente o meio ambiente, natureza, florestas e madeira foi aplicado junto aos estudantes. Os resultados obtidos com o questionário apontaram para uma predominância de representações naturalistas de meio ambiente, natureza, florestas e biodiversidade, com exclusão do ser humano, aproximando-se do conhecimento do senso comum de meio ambiente. As questões que abordavam a madeira e as relações entre "ser humano e a natureza" revelaram a predominância de respostas de representações de meio ambiente com conotações antropocêntricas e também com frequência considerável de representações conscientizadoras. Entretanto, os resultados obtidos não contemplam manifestações que permitem um entendimento sobre a complexidade intrínseca de meio ambiente. Com relação as atividades propostas, "Em debate: a relação ser humano x natureza" não obteve posições críticas consideráveis dos estudantes, enquanto que em "Sensibilização dos Sentidos" os resultados foram satisfatórios e por fim, na atividade "Produtividade protagonista no ambiente cotidiano", os estudantes diagnosticaram problemas ambientais importantes, mas não demonstraram compreensão sistêmica deste, tampouco pró-atividade nas propostas de resolução dos problemas ambientais. No conjunto, os resultados obtidos indicam a necessidade de desenvolvimentos de atividades de Educação Ambiental baseadas na percepção ambiental e que estudos das representações sociais são necessários para a elaboração de atividades pautadas na percepção, de modo que, o cotidiano dos envolvidos da EA possa permear a construção da sensibilidade ambiental individual. Desta forma, uma mudança de paradigma pode ser contemplada, promovendo a conservação e preservação do meio ambiente.1 recurso online : PDF.application/pdfExigências do sistema: Adobe Acrobat ReaderMadeiraMadeira : do fogo a urbanização despertando sentidos para a sensibilização ambientalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILTCC ROBERTTA MORYEL PELLANDA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1127https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41709/1/TCC%20ROBERTTA%20MORYEL%20PELLANDA.pdf.jpg043948ea088235568bfdb44b753f2aa4MD51open accessTEXTTCC ROBERTTA MORYEL PELLANDA.pdf.txtExtracted Texttext/plain216087https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41709/2/TCC%20ROBERTTA%20MORYEL%20PELLANDA.pdf.txt215b0e56e5af782e052b4b06124b13d9MD52open accessORIGINALTCC ROBERTTA MORYEL PELLANDA.pdfapplication/pdf3936768https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41709/3/TCC%20ROBERTTA%20MORYEL%20PELLANDA.pdfc37742b30e4788ccacfe6cb79e004bc5MD53open access1884/417092022-09-19 15:24:31.498open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/41709Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-09-19T18:24:31Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Madeira : do fogo a urbanização despertando sentidos para a sensibilização ambiental
title Madeira : do fogo a urbanização despertando sentidos para a sensibilização ambiental
spellingShingle Madeira : do fogo a urbanização despertando sentidos para a sensibilização ambiental
Pellanda, Robertta Moryel, 1993-
Madeira
title_short Madeira : do fogo a urbanização despertando sentidos para a sensibilização ambiental
title_full Madeira : do fogo a urbanização despertando sentidos para a sensibilização ambiental
title_fullStr Madeira : do fogo a urbanização despertando sentidos para a sensibilização ambiental
title_full_unstemmed Madeira : do fogo a urbanização despertando sentidos para a sensibilização ambiental
title_sort Madeira : do fogo a urbanização despertando sentidos para a sensibilização ambiental
author Pellanda, Robertta Moryel, 1993-
author_facet Pellanda, Robertta Moryel, 1993-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Amano, Erika, 1978-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas
dc.contributor.author.fl_str_mv Pellanda, Robertta Moryel, 1993-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Souza, Carlos Eduardo Pilleggi de, 1958-
contributor_str_mv Souza, Carlos Eduardo Pilleggi de, 1958-
dc.subject.por.fl_str_mv Madeira
topic Madeira
description Orientador: Carlos Eduardo Pilleggi de Souza
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-09-19T18:24:31Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-09-19T18:24:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/41709
url https://hdl.handle.net/1884/41709
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Exigências do sistema: Adobe Acrobat Reader
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41709/1/TCC%20ROBERTTA%20MORYEL%20PELLANDA.pdf.jpg
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41709/2/TCC%20ROBERTTA%20MORYEL%20PELLANDA.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41709/3/TCC%20ROBERTTA%20MORYEL%20PELLANDA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 043948ea088235568bfdb44b753f2aa4
215b0e56e5af782e052b4b06124b13d9
c37742b30e4788ccacfe6cb79e004bc5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860768368427008