Madeira : do fogo a urbanização despertando sentidos para a sensibilização ambiental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/41709 |
Resumo: | Orientador: Carlos Eduardo Pilleggi de Souza |
id |
UFPR_9af829558b85f8be967984ca2bddd7dd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/41709 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Pellanda, Robertta Moryel, 1993-Amano, Erika, 1978-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências BiológicasSouza, Carlos Eduardo Pilleggi de, 1958-2022-09-19T18:24:31Z2022-09-19T18:24:31Z2015https://hdl.handle.net/1884/41709Orientador: Carlos Eduardo Pilleggi de SouzaCoorientadora: Erika AmanoTrabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências BiológicasResumo : As sociedades humanas e todos os demais fenômenos (físicos, químicos e biológicos) presentes na natureza são elementos indissociáveis, os quais constituem o meio ambiente. Sendo assim, as representações sociais, construídas coletivamente, e a percepção ambiental, individual, podem, conjuntamente, serem pressupostos para a Educação Ambiental? Para tanto, objetivou-se, em um primeiro momento, diagnosticar entre estudantes de Ensino Médio a compreensão sobre as relações com o meio ambiente, através das representações sociais de meio ambiente propostas por Marcos Reigota (2010), para, em um segundo momento, intervir com atividades em percepção ambiental, afetando os estudantes, isto é, promovendo a percepção estética e a sensibilização ambiental. Um questionário diagnóstico, composto por questões que abordam sistematicamente o meio ambiente, natureza, florestas e madeira foi aplicado junto aos estudantes. Os resultados obtidos com o questionário apontaram para uma predominância de representações naturalistas de meio ambiente, natureza, florestas e biodiversidade, com exclusão do ser humano, aproximando-se do conhecimento do senso comum de meio ambiente. As questões que abordavam a madeira e as relações entre "ser humano e a natureza" revelaram a predominância de respostas de representações de meio ambiente com conotações antropocêntricas e também com frequência considerável de representações conscientizadoras. Entretanto, os resultados obtidos não contemplam manifestações que permitem um entendimento sobre a complexidade intrínseca de meio ambiente. Com relação as atividades propostas, "Em debate: a relação ser humano x natureza" não obteve posições críticas consideráveis dos estudantes, enquanto que em "Sensibilização dos Sentidos" os resultados foram satisfatórios e por fim, na atividade "Produtividade protagonista no ambiente cotidiano", os estudantes diagnosticaram problemas ambientais importantes, mas não demonstraram compreensão sistêmica deste, tampouco pró-atividade nas propostas de resolução dos problemas ambientais. No conjunto, os resultados obtidos indicam a necessidade de desenvolvimentos de atividades de Educação Ambiental baseadas na percepção ambiental e que estudos das representações sociais são necessários para a elaboração de atividades pautadas na percepção, de modo que, o cotidiano dos envolvidos da EA possa permear a construção da sensibilidade ambiental individual. Desta forma, uma mudança de paradigma pode ser contemplada, promovendo a conservação e preservação do meio ambiente.1 recurso online : PDF.application/pdfExigências do sistema: Adobe Acrobat ReaderMadeiraMadeira : do fogo a urbanização despertando sentidos para a sensibilização ambientalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILTCC ROBERTTA MORYEL PELLANDA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1127https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41709/1/TCC%20ROBERTTA%20MORYEL%20PELLANDA.pdf.jpg043948ea088235568bfdb44b753f2aa4MD51open accessTEXTTCC ROBERTTA MORYEL PELLANDA.pdf.txtExtracted Texttext/plain216087https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41709/2/TCC%20ROBERTTA%20MORYEL%20PELLANDA.pdf.txt215b0e56e5af782e052b4b06124b13d9MD52open accessORIGINALTCC ROBERTTA MORYEL PELLANDA.pdfapplication/pdf3936768https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41709/3/TCC%20ROBERTTA%20MORYEL%20PELLANDA.pdfc37742b30e4788ccacfe6cb79e004bc5MD53open access1884/417092022-09-19 15:24:31.498open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/41709Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-09-19T18:24:31Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Madeira : do fogo a urbanização despertando sentidos para a sensibilização ambiental |
title |
Madeira : do fogo a urbanização despertando sentidos para a sensibilização ambiental |
spellingShingle |
Madeira : do fogo a urbanização despertando sentidos para a sensibilização ambiental Pellanda, Robertta Moryel, 1993- Madeira |
title_short |
Madeira : do fogo a urbanização despertando sentidos para a sensibilização ambiental |
title_full |
Madeira : do fogo a urbanização despertando sentidos para a sensibilização ambiental |
title_fullStr |
Madeira : do fogo a urbanização despertando sentidos para a sensibilização ambiental |
title_full_unstemmed |
Madeira : do fogo a urbanização despertando sentidos para a sensibilização ambiental |
title_sort |
Madeira : do fogo a urbanização despertando sentidos para a sensibilização ambiental |
author |
Pellanda, Robertta Moryel, 1993- |
author_facet |
Pellanda, Robertta Moryel, 1993- |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Amano, Erika, 1978- Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pellanda, Robertta Moryel, 1993- |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Souza, Carlos Eduardo Pilleggi de, 1958- |
contributor_str_mv |
Souza, Carlos Eduardo Pilleggi de, 1958- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Madeira |
topic |
Madeira |
description |
Orientador: Carlos Eduardo Pilleggi de Souza |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-09-19T18:24:31Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-09-19T18:24:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/41709 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/41709 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv |
Exigências do sistema: Adobe Acrobat Reader |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 recurso online : PDF. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41709/1/TCC%20ROBERTTA%20MORYEL%20PELLANDA.pdf.jpg https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41709/2/TCC%20ROBERTTA%20MORYEL%20PELLANDA.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41709/3/TCC%20ROBERTTA%20MORYEL%20PELLANDA.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
043948ea088235568bfdb44b753f2aa4 215b0e56e5af782e052b4b06124b13d9 c37742b30e4788ccacfe6cb79e004bc5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860768368427008 |