Insurgências subjetivas : vivência acadêmica de mulheres negras e não-negras estudantes de psicologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Karin Juliana Daffinyn da, 1992-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/71077
Resumo: Orientadora: Prof.ª Dr.ª Norma da Luz Ferrarini.
id UFPR_9be5222e76d738745f6218a0ad80ba6f
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/71077
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Silva, Karin Juliana Daffinyn da, 1992-Ferrarini, Norma da Luz, 1957-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia2021-06-07T22:27:11Z2021-06-07T22:27:11Z2019https://hdl.handle.net/1884/71077Orientadora: Prof.ª Dr.ª Norma da Luz Ferrarini.Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Defesa : Curitiba, 20/03/2019.Inclui referências: p. 114-124Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo caracterizar e discutir a vivência acadêmica de mulheres negras e não negras estudantes de psicologia ingressas no curso mediante políticas afirmativas. Trata-se de um estudo qualitativo de campo com base na Teoria da Subjetividade e Epistemologia Qualitativa de Fernando González Rey. Participaram da pesquisa três estudantes de psicologia matriculadas nos dois últimos anos de curso, duas auto identificadas como negras e outra como branca, pertencentes a uma universidade pública e outra privada. Foram realizados espaços conversacionais individuais e em grupo com intuito de elaborar indicadores de sentidos subjetivos da vivência acadêmica. Os dados produzidos apontaram para a vivência acadêmica de processos de inclusão e exclusão social, presença de sofrimento ético- político, mas também de sentidos subjetivos referentes às identidades políticas das estudantes, imbricadas com as dimensões pessoais e profissionais da trajetória acadêmica. Apreenderam-se também sentidos da formação acadêmica estreitamente relacionados com as cisões teóricas e curriculares da psicologia, os quais impactaram diretamente na vivência acadêmica das políticas afirmativas e identidade profissional. A partir da discussão realizada sobre estes dados foram produzidas três hipóteses de trabalho voltadas para a docência e psicologia educacional: a primeira referente a qualidade da formação em cursos de psicologia, a segunda sobre educação para as relações étnico- raciais e vivência de processos de inclusão-exclusão, e a última acerca de ética e pesquisa referentes aos grupos políticos relacionados ao público- alvo considerado neste estudo.Abstract: This research aimed to characterize and discuss the academic experience of black women and non - black psychology students entering the course through affirmative policies. This was a qualitative field study based on the Theory of Subjectivity and Qualitative Epistemology of Fernando González Rey. Three psychology students enrolled in the last two years of the course participated in the study, two self-identified as black and one as white belonging to a public and private universities. Individual and group conversational spaces were developed with the purpose of elaborating indicators of subjective meanings of the academic experience. The data produced pointed to the academic experience of processes of inclusion and social exclusion, presence of ethical-political suffering, but also subjective meanings regarding the political identities of students, imbricated with the personal and professional dimensions of the academic trajectory. There were also senses of academic formation closely related to the theoretical and curricular divisions of psychology, which directly impacted on the academic experience of affirmative policies and professional identity. Based on the discussion about these data, three hypotheses were produced for teaching and educational psychology: the first one refers to the quality of training in psychology courses, the second one on education for ethnic-racial relations and the experience of inclusion processes - exclusion, and the last one about ethics and research on this topic and the political groups related to the target public considered in this study.130 p. : il.application/pdfPolíticas afirmativas - EducaçãoPsicologiaInsurgências subjetivas : vivência acadêmica de mulheres negras e não-negras estudantes de psicologiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - KARIN JULIANA DAFFINYN DA SILVA.pdfapplication/pdf2359660https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/71077/1/R%20-%20D%20-%20KARIN%20JULIANA%20DAFFINYN%20DA%20SILVA.pdfe4fd01af6819d1820d431d3d7b038016MD51open access1884/710772021-06-07 19:27:12.074open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/71077Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-06-07T22:27:12Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Insurgências subjetivas : vivência acadêmica de mulheres negras e não-negras estudantes de psicologia
title Insurgências subjetivas : vivência acadêmica de mulheres negras e não-negras estudantes de psicologia
spellingShingle Insurgências subjetivas : vivência acadêmica de mulheres negras e não-negras estudantes de psicologia
Silva, Karin Juliana Daffinyn da, 1992-
Políticas afirmativas - Educação
Psicologia
title_short Insurgências subjetivas : vivência acadêmica de mulheres negras e não-negras estudantes de psicologia
title_full Insurgências subjetivas : vivência acadêmica de mulheres negras e não-negras estudantes de psicologia
title_fullStr Insurgências subjetivas : vivência acadêmica de mulheres negras e não-negras estudantes de psicologia
title_full_unstemmed Insurgências subjetivas : vivência acadêmica de mulheres negras e não-negras estudantes de psicologia
title_sort Insurgências subjetivas : vivência acadêmica de mulheres negras e não-negras estudantes de psicologia
author Silva, Karin Juliana Daffinyn da, 1992-
author_facet Silva, Karin Juliana Daffinyn da, 1992-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Ferrarini, Norma da Luz, 1957-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Karin Juliana Daffinyn da, 1992-
dc.subject.por.fl_str_mv Políticas afirmativas - Educação
Psicologia
topic Políticas afirmativas - Educação
Psicologia
description Orientadora: Prof.ª Dr.ª Norma da Luz Ferrarini.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-06-07T22:27:11Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-06-07T22:27:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/71077
url https://hdl.handle.net/1884/71077
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 130 p. : il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/71077/1/R%20-%20D%20-%20KARIN%20JULIANA%20DAFFINYN%20DA%20SILVA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e4fd01af6819d1820d431d3d7b038016
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898733652279296