Software livre como meio de promoção à educação e combate à exclusão digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Degraf, Rafael Jefferson
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1884/31071
Resumo: Objetivando -se uma reflexão ,pautada sobre a possibilidade de softwares livres figurarem como meio de promoção do direito à educação e combate à exclusão digital,buscou-se através do presente trabalho,abordar,de forma interdisciplinar, aspectos fundamentais atinentes ao tema,explorando e definindo termos ,tais como: hardware; software; código-fonte; e regime jurídico dos softwares. Contextualizou-se , o tema central,através do conceito de sociedade informacional e suas características, demonstrando a nova realidade instaurada ,caracterizada pela facilidade e agilidade da comunicação e utilização da informação como fonte de produtividade e podar na sociedade. Assim,considerando a exclusão digital como um fator agravante da exclusão social,destacaram-se os pressupostos para um combate efetivo da exclusão tecnológica, ou seja a utilização dos softwares livres, e a ênfase na educação. Fez-se, a partir desse ponto, um estudo sintético sobre a configuração histórica constitucional brasileira do direito à educação ,até sua conformação atual, quando então se discorre sobre os principais pontos atinentes à matéria. Finalmente,adentra-se o tema do software livre ,estabelecendo-se sua definição e apresentando-se algumas vantagens e desvantagens em seu uso,para só então ,de forma mais especifica,estabelecer conexões entre os temas software livre,direito à educação e inclusão digital.
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