A estrutura de comunicação da política monetária dos bancos centrais : construção de confiança ou de credibilidade?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hayashida, Gabriela
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/77752
Resumo: Orientador: Fabiano Abranches Silva Dauto
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spelling Hayashida, GabrielaDalto, Fabiano Abranches Silva, 1972-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas2022-08-11T18:25:15Z2022-08-11T18:25:15Z2009https://hdl.handle.net/1884/77752Orientador: Fabiano Abranches Silva DautoMonografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências EconômicasResumo: Até meados de 1970, com o keynesianismo ortodoxo, política monetária era utilizada para manter a produção e o emprego em níveis elevados. Nos anos 1980, com os Novos Clássicos, há uma mudança de paradigma com o Novo Consenso, onde a estabilidade dos preços se tornou o principal objetivo das autoridades monetárias. Os desenvolvimentos teóricos enfatizaram o papel e a importância da reputação dos bancos centrais e a credibilidade das suas políticas. Entretanto, sua base teórica esteve dominada por uma parcela ínfima de burocratas armados de conhecimentos técnicos para conduzi-la, ao passo que economistas divergem entre si sobre a condução da política monetária. A comunicação dos bancos centrais, nesta questão, entra como ponto fundamental no sentido de reduzir a divergência cognitiva e a incerteza sobre os resultados de decisões dos agentes econômicos. Por esse motivo, acompanhar reuniões dos formuladores de política monetária é crucial para entender a dinâmica da economia atual, além de servir como uma forma de previsão do cenário futuro. Assim sendo, o objetivo deste trabalho é analisar a estrutura de comunicação das decisões de três órgãos conectados aos seus respectivos bancos centrais, o Comitê de Política Monetária (Copom), Federal Open Market Committee (FOMC) e Monetary Policy Committee (MPC), e avaliar se eles optam por conduzir sua comunicação em uma estratégia de confiança ou credibilidade, dado que tais conceitos são distintos.38 f.application/pdfBancos centraisPolítica monetária - BrasilA estrutura de comunicação da política monetária dos bancos centrais : construção de confiança ou de credibilidade?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALGABRIELA-HAYASHIDA.pdfapplication/pdf805214https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/77752/1/GABRIELA-HAYASHIDA.pdf489728547e7119f4e1aa8d16cb633237MD51open access1884/777522022-08-11 15:25:15.86open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/77752Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-08-11T18:25:15Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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