Entre rezas e saberes : histórias e memórias da fundação e consolidação do Colégio Paroquial Nossa Senhora do Carmo (Paranavaí, 1952-1971)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Siqueira, Marcelo Silveira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/49312
Resumo: Orientadora: Prof. Dr. Cláudio de Sá Machado Jr.
id UFPR_9e55a186ea5e4e2d22849d6861d44060
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/49312
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Siqueira, Marcelo SilveiraUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoMachado Júnior, Cláudio de Sá, 1977-2022-09-01T17:12:59Z2022-09-01T17:12:59Z2016https://hdl.handle.net/1884/49312Orientadora: Prof. Dr. Cláudio de Sá Machado Jr.Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 12/08/2016Inclui referências : f. 160-165Resumo: A presente dissertação, intitulada "Entre rezas e saberes: histórias e memórias da fundação e consolidação do Colégio Paroquial Nossa Senhora do Carmo (Paranavaí, 1952-1971)", apresenta uma narrativa histórica sobre a referida instituição escolar, de caráter confessional católico e carmelita, situada na cidade de Paranavaí, região noroeste do Estado do Paraná, sul do Brasil. O recorte temporal delimitou-se entre os anos de 1952, momento fundacional, e 1971, considerando a promulgação da LDB 5.692, e o período em que a instituição ofertou também o ensino de 2.º grau. Caracteriza-se como uma problemática-chave que norteou a presente pesquisa a seguinte questão: quais acervos foram preservados pela instituição e o que se pode verificar sobre a memória daqueles que a frequentaram? Como desdobramento, surgiram algumas perguntas secundárias, mas não de menor importância: quais estratégias e táticas envolveram a implantação do colégio na região? O que levou a Ordem religiosa, que não possui a educação em seu carisma fundante, a fundar a supracitada instituição escolar? Como se deu o processo de formação e consolidação do colégio na cidade de Paranavaí, coincidindo ambas as trajetórias? Sobre referencial teórico, optou-se pelas ponderações de Michel de Certeau sobre os conceitos de lugar, espaço, estratégia e tática, para a compreensão das ações de implantação e desenvolvimento da instituição. Por sua vez, o conceito de apropriação de Roger Chartier também serviu de base para esta pesquisa. Por fim, o conceito de memória proposto por Jacques Le Goff e Jöel Candau auxiliaram para a compreensão da constituição de uma memória institucional. Utilizou-se a História Oral como metodologia de trabalho para registro das narrativas de memórias daqueles que frequentaram a instituição escolar. Nestes termos é que a presente pesquisa busca compreender, em documentos e nas memórias, vestígios da história do Colégio Paroquial Nossa Senhora do Carmo, que desempenhou significativo papel no processo educacional carmelita e, particularmente, paranavaiense. Palavras-chave: História da Educação; Colégio Paroquial Nossa Senhora do Carmo; Carmelitas, Paranavaí; Memória escolar; Instituição escolar.Abstract: This dissertation, entitled "Between prayers and knowledge: stories and memories of the founding and consolidation of the Parish College of Our Lady of Caramel (Paranavaí, 1952-1971)", presents a historical narrative about the aforementioned Catholic school institution, -co and Carmelite, located in the city of Paranavaí, northwest region of the State of Paraná, southern Brazil. The time cut was limited between the years 1952, the founding moment, and 1971, considering the enactment of LDB 5,692, and the period in which the institution also offered secondary education. It is characterized as a key problem that guided the present research the following question: what collections were preserved by the institution and what can be verified about the memory of those who attended it? As a result, some secondary questions arose, but not of minor importance: what strategies and tactics involved the establishment of the college in the region? What led the religious Order, which does not have the education in its founding charism, to found the aforementioned school institution? How did the process of formation and consolidation of the college take place in the city of Paranavaí, coinciding both trajectories? On theoretical reference, Michel de Certeau's considerations on the concepts of place, space, strategy and tactics were chosen to understand the institution's implementation and development actions. On the other hand, the concept of appropriation of Roger Chartier also served as the basis for this research. Finally, the concept of memory proposed by Jacques Le Goff and Jöel Candau helped to understand the constitution of an institutional memory. Oral History was used as a work methodology to record the memory narratives of those who attended the school institution. In these terms, the present research seeks to understand, in documents and in the memoirs, vestiges of the history of the Parish College of Our Lady of Carmel, which played a significant role in the Carmelite educational process, and particularly in Paraná. Palavras-chave: History of Education; Our Lady of Carmo Parish School; Carmelitas, Paranavaí; School memory; School institution.216 f. : il. algumas color.. gráfs., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalEducaçãoEducação - História - BrasilEscolas - ParanáEscolas catolicasEntre rezas e saberes : histórias e memórias da fundação e consolidação do Colégio Paroquial Nossa Senhora do Carmo (Paranavaí, 1952-1971)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - MARCELO SILVEIRA SIQUEIRA.pdfapplication/pdf6011400https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/49312/1/R%20-%20D%20-%20MARCELO%20SILVEIRA%20SIQUEIRA.pdfd9e17747b4b7307edfcdf565e76c3ee9MD51open access1884/493122022-09-01 14:12:59.323open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/49312Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-09-01T17:12:59Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Entre rezas e saberes : histórias e memórias da fundação e consolidação do Colégio Paroquial Nossa Senhora do Carmo (Paranavaí, 1952-1971)
title Entre rezas e saberes : histórias e memórias da fundação e consolidação do Colégio Paroquial Nossa Senhora do Carmo (Paranavaí, 1952-1971)
spellingShingle Entre rezas e saberes : histórias e memórias da fundação e consolidação do Colégio Paroquial Nossa Senhora do Carmo (Paranavaí, 1952-1971)
Siqueira, Marcelo Silveira
Educação
Educação - História - Brasil
Escolas - Paraná
Escolas catolicas
title_short Entre rezas e saberes : histórias e memórias da fundação e consolidação do Colégio Paroquial Nossa Senhora do Carmo (Paranavaí, 1952-1971)
title_full Entre rezas e saberes : histórias e memórias da fundação e consolidação do Colégio Paroquial Nossa Senhora do Carmo (Paranavaí, 1952-1971)
title_fullStr Entre rezas e saberes : histórias e memórias da fundação e consolidação do Colégio Paroquial Nossa Senhora do Carmo (Paranavaí, 1952-1971)
title_full_unstemmed Entre rezas e saberes : histórias e memórias da fundação e consolidação do Colégio Paroquial Nossa Senhora do Carmo (Paranavaí, 1952-1971)
title_sort Entre rezas e saberes : histórias e memórias da fundação e consolidação do Colégio Paroquial Nossa Senhora do Carmo (Paranavaí, 1952-1971)
author Siqueira, Marcelo Silveira
author_facet Siqueira, Marcelo Silveira
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Siqueira, Marcelo Silveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Machado Júnior, Cláudio de Sá, 1977-
contributor_str_mv Machado Júnior, Cláudio de Sá, 1977-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação - História - Brasil
Escolas - Paraná
Escolas catolicas
topic Educação
Educação - História - Brasil
Escolas - Paraná
Escolas catolicas
description Orientadora: Prof. Dr. Cláudio de Sá Machado Jr.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-09-01T17:12:59Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-09-01T17:12:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/49312
url https://hdl.handle.net/1884/49312
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 216 f. : il. algumas color.. gráfs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/49312/1/R%20-%20D%20-%20MARCELO%20SILVEIRA%20SIQUEIRA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d9e17747b4b7307edfcdf565e76c3ee9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898805171453952