Rousseau e a arte de busca da consciência plena movimentos sobre a filosofia da ação e educação : críticas e razões sobre a prática do viver e da formação humana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sant'Ana, Rene Simonato
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/6591
Resumo: Orientador: Geraldo Balduíno Horn
id UFPR_9ec9ded87db2755ae64c4169f8f3023d
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/6591
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Sant'Ana, Rene SimonatoUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoHorn, Geraldo Balduíno, 1961-2022-10-24T17:31:02Z2022-10-24T17:31:02Z2006https://hdl.handle.net/1884/6591Orientador: Geraldo Balduíno HornDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2006Inclui bibliografia e anexosÁrea de concentração: Educação, cultura e tecnologiaResumo: Este estudo propõe que uma das dimensões da Educação seja a Filosofia e que o ensino no processo educativo mantenha um vínculo com a aprendizagem pensada em uma totalidade única, a interdisciplinaridade. Segue, para tanto, um caminho através da linguagem, a qual é mensurada como a criação e a possibilidade de formação da realidade humana. E elege o pensador Jean-Jacques Rousseau e a retórica para poder desenvolver e configurar a magnitude das interconexões existentes entre o pensamento, a instituição das ideias, a articulação do conhecimento, as verdades e a edificação dessa realidade humana. Procura desenvolver um discurso eficaz à consciência dos homens para repensarem a sociedade humana: no desenvolvimento dos seus indivíduos constituintes, na educação enquanto meio dessa formação, na filosofia como agente reflexivo da ação e na participação consequente do mundo. Para tanto, o percurso realizado se articula, passo-a-passo, como método, nas paridades existentes entre o discurso retórico, que é inspirado, principalmente, nos exemplos de Cícero (exórdio, invenção, exposição, amplifica-o e peroração); os movimentos da vida humana (nascimento, cognosciência, livre-arbítrio, experiências de vida e a busca da consciência plena); os fatos da existência de um mundo (a luz, os fenômenos, o logos, a natureza, a ação); e os valores humanos (amizade, honestidade, justiça, respeito e solidariedade). Essa similitude se organiza na disposição dos cinco capítulos e também internamente, como uma interconexão que forma uma totalidade harmoniosa, como, com igual sinonímia, o homem pode se articular com sua própria espécie (internamente) e com o mundo (nas disposições e nos acidentes do mundo).Abstract: This study proposes that one of the dimensions of the Education is the Philosophy and that the teaching in the educational process maintains a link with the learning thought in its only totality, the interdisciplinary. It proceeds, in such a way through the language, which is measured as the creation and the possibility of formation of the human reality. This is dimensioned like the creation and the possibility of the human reality formation. It chooses the thinker Jean-Jacques Rousseau and the rhetoric to develop and configure the magnitude of the existing interconnections between the thought, the institution of ideas, the articulation of knowledge, the truths and construction of this human reality. Search to develop an efficient speech to men's conscience to rethink the human society: in their constituent individuals' development, in the education while half of this formation, in the philosophy as reflexive agent of the action and in the consequent participation of the World. Therefore, the accomplished course articulates, step by step, as a method, in the existent similarities among the rhetorical speech, that it is inspired, mainly, in Ciceroís examples (exordium, invention, exhibition, amplification and peroration); the movements of the human life (birth, cognizance, free will, life experiences and the search of the full conscience); the facts of the existence of a World (the light, the phenomena, the logos, the nature, the action); and the human values (friendship, honesty, justice, respect and solidarity). That similarity is organized in the disposition of the five chapters and also internally, as an interconnection that forms a harmonious totality, as, with equal synonymy, the Man can pronounce with his own species (internally) and with the World (in dispositions and in accidents of the World).x, 299 f. : il.application/pdfDisponível em formato digitalRousseau, Jean-Jacques, 1712-1778Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educaçãoEducação - Estudo e ensino - FilosofiaEducação - FilosofiaRedação acadêmicaEducaçaoRousseau e a arte de busca da consciência plena movimentos sobre a filosofia da ação e educação : críticas e razões sobre a prática do viver e da formação humanainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALROUSSEAU E A ARTE DE BUSCA DA CONSCIÊNCIA PLENA.pdfapplication/pdf1870240https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/6591/1/ROUSSEAU%20E%20A%20ARTE%20DE%20BUSCA%20DA%20CONSCI%c3%8aNCIA%20PLENA.pdff6a88f003dd975f16f255c00d083dfd7MD51open accessTEXTROUSSEAU E A ARTE DE BUSCA DA CONSCIÊNCIA PLENA.pdf.txtExtracted Texttext/plain760650https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/6591/2/ROUSSEAU%20E%20A%20ARTE%20DE%20BUSCA%20DA%20CONSCI%c3%8aNCIA%20PLENA.pdf.txtba087e782d919f40f40f9373c40d5c1aMD52open accessTHUMBNAILROUSSEAU E A ARTE DE BUSCA DA CONSCIÊNCIA PLENA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1236https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/6591/3/ROUSSEAU%20E%20A%20ARTE%20DE%20BUSCA%20DA%20CONSCI%c3%8aNCIA%20PLENA.pdf.jpg5a7634c06fca44d7abba29d4fcb9df79MD53open access1884/65912022-10-24 14:31:03.02open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/6591Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-10-24T17:31:03Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Rousseau e a arte de busca da consciência plena movimentos sobre a filosofia da ação e educação : críticas e razões sobre a prática do viver e da formação humana
title Rousseau e a arte de busca da consciência plena movimentos sobre a filosofia da ação e educação : críticas e razões sobre a prática do viver e da formação humana
spellingShingle Rousseau e a arte de busca da consciência plena movimentos sobre a filosofia da ação e educação : críticas e razões sobre a prática do viver e da formação humana
Sant'Ana, Rene Simonato
Rousseau, Jean-Jacques, 1712-1778
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Educação - Estudo e ensino - Filosofia
Educação - Filosofia
Redação acadêmica
Educaçao
title_short Rousseau e a arte de busca da consciência plena movimentos sobre a filosofia da ação e educação : críticas e razões sobre a prática do viver e da formação humana
title_full Rousseau e a arte de busca da consciência plena movimentos sobre a filosofia da ação e educação : críticas e razões sobre a prática do viver e da formação humana
title_fullStr Rousseau e a arte de busca da consciência plena movimentos sobre a filosofia da ação e educação : críticas e razões sobre a prática do viver e da formação humana
title_full_unstemmed Rousseau e a arte de busca da consciência plena movimentos sobre a filosofia da ação e educação : críticas e razões sobre a prática do viver e da formação humana
title_sort Rousseau e a arte de busca da consciência plena movimentos sobre a filosofia da ação e educação : críticas e razões sobre a prática do viver e da formação humana
author Sant'Ana, Rene Simonato
author_facet Sant'Ana, Rene Simonato
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Sant'Ana, Rene Simonato
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Horn, Geraldo Balduíno, 1961-
contributor_str_mv Horn, Geraldo Balduíno, 1961-
dc.subject.por.fl_str_mv Rousseau, Jean-Jacques, 1712-1778
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Educação - Estudo e ensino - Filosofia
Educação - Filosofia
Redação acadêmica
Educaçao
topic Rousseau, Jean-Jacques, 1712-1778
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Educação - Estudo e ensino - Filosofia
Educação - Filosofia
Redação acadêmica
Educaçao
description Orientador: Geraldo Balduíno Horn
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-24T17:31:02Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-10-24T17:31:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/6591
url https://hdl.handle.net/1884/6591
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv x, 299 f. : il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/6591/1/ROUSSEAU%20E%20A%20ARTE%20DE%20BUSCA%20DA%20CONSCI%c3%8aNCIA%20PLENA.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/6591/2/ROUSSEAU%20E%20A%20ARTE%20DE%20BUSCA%20DA%20CONSCI%c3%8aNCIA%20PLENA.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/6591/3/ROUSSEAU%20E%20A%20ARTE%20DE%20BUSCA%20DA%20CONSCI%c3%8aNCIA%20PLENA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f6a88f003dd975f16f255c00d083dfd7
ba087e782d919f40f40f9373c40d5c1a
5a7634c06fca44d7abba29d4fcb9df79
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898844562259968