Rousseau e a arte de busca da consciência plena movimentos sobre a filosofia da ação e educação : críticas e razões sobre a prática do viver e da formação humana
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/6591 |
Resumo: | Orientador: Geraldo Balduíno Horn |
id |
UFPR_9ec9ded87db2755ae64c4169f8f3023d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/6591 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Sant'Ana, Rene SimonatoUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoHorn, Geraldo Balduíno, 1961-2022-10-24T17:31:02Z2022-10-24T17:31:02Z2006https://hdl.handle.net/1884/6591Orientador: Geraldo Balduíno HornDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2006Inclui bibliografia e anexosÁrea de concentração: Educação, cultura e tecnologiaResumo: Este estudo propõe que uma das dimensões da Educação seja a Filosofia e que o ensino no processo educativo mantenha um vínculo com a aprendizagem pensada em uma totalidade única, a interdisciplinaridade. Segue, para tanto, um caminho através da linguagem, a qual é mensurada como a criação e a possibilidade de formação da realidade humana. E elege o pensador Jean-Jacques Rousseau e a retórica para poder desenvolver e configurar a magnitude das interconexões existentes entre o pensamento, a instituição das ideias, a articulação do conhecimento, as verdades e a edificação dessa realidade humana. Procura desenvolver um discurso eficaz à consciência dos homens para repensarem a sociedade humana: no desenvolvimento dos seus indivíduos constituintes, na educação enquanto meio dessa formação, na filosofia como agente reflexivo da ação e na participação consequente do mundo. Para tanto, o percurso realizado se articula, passo-a-passo, como método, nas paridades existentes entre o discurso retórico, que é inspirado, principalmente, nos exemplos de Cícero (exórdio, invenção, exposição, amplifica-o e peroração); os movimentos da vida humana (nascimento, cognosciência, livre-arbítrio, experiências de vida e a busca da consciência plena); os fatos da existência de um mundo (a luz, os fenômenos, o logos, a natureza, a ação); e os valores humanos (amizade, honestidade, justiça, respeito e solidariedade). Essa similitude se organiza na disposição dos cinco capítulos e também internamente, como uma interconexão que forma uma totalidade harmoniosa, como, com igual sinonímia, o homem pode se articular com sua própria espécie (internamente) e com o mundo (nas disposições e nos acidentes do mundo).Abstract: This study proposes that one of the dimensions of the Education is the Philosophy and that the teaching in the educational process maintains a link with the learning thought in its only totality, the interdisciplinary. It proceeds, in such a way through the language, which is measured as the creation and the possibility of formation of the human reality. This is dimensioned like the creation and the possibility of the human reality formation. It chooses the thinker Jean-Jacques Rousseau and the rhetoric to develop and configure the magnitude of the existing interconnections between the thought, the institution of ideas, the articulation of knowledge, the truths and construction of this human reality. Search to develop an efficient speech to men's conscience to rethink the human society: in their constituent individuals' development, in the education while half of this formation, in the philosophy as reflexive agent of the action and in the consequent participation of the World. Therefore, the accomplished course articulates, step by step, as a method, in the existent similarities among the rhetorical speech, that it is inspired, mainly, in Ciceroís examples (exordium, invention, exhibition, amplification and peroration); the movements of the human life (birth, cognizance, free will, life experiences and the search of the full conscience); the facts of the existence of a World (the light, the phenomena, the logos, the nature, the action); and the human values (friendship, honesty, justice, respect and solidarity). That similarity is organized in the disposition of the five chapters and also internally, as an interconnection that forms a harmonious totality, as, with equal synonymy, the Man can pronounce with his own species (internally) and with the World (in dispositions and in accidents of the World).x, 299 f. : il.application/pdfDisponível em formato digitalRousseau, Jean-Jacques, 1712-1778Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educaçãoEducação - Estudo e ensino - FilosofiaEducação - FilosofiaRedação acadêmicaEducaçaoRousseau e a arte de busca da consciência plena movimentos sobre a filosofia da ação e educação : críticas e razões sobre a prática do viver e da formação humanainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALROUSSEAU E A ARTE DE BUSCA DA CONSCIÊNCIA PLENA.pdfapplication/pdf1870240https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/6591/1/ROUSSEAU%20E%20A%20ARTE%20DE%20BUSCA%20DA%20CONSCI%c3%8aNCIA%20PLENA.pdff6a88f003dd975f16f255c00d083dfd7MD51open accessTEXTROUSSEAU E A ARTE DE BUSCA DA CONSCIÊNCIA PLENA.pdf.txtExtracted Texttext/plain760650https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/6591/2/ROUSSEAU%20E%20A%20ARTE%20DE%20BUSCA%20DA%20CONSCI%c3%8aNCIA%20PLENA.pdf.txtba087e782d919f40f40f9373c40d5c1aMD52open accessTHUMBNAILROUSSEAU E A ARTE DE BUSCA DA CONSCIÊNCIA PLENA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1236https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/6591/3/ROUSSEAU%20E%20A%20ARTE%20DE%20BUSCA%20DA%20CONSCI%c3%8aNCIA%20PLENA.pdf.jpg5a7634c06fca44d7abba29d4fcb9df79MD53open access1884/65912022-10-24 14:31:03.02open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/6591Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-10-24T17:31:03Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Rousseau e a arte de busca da consciência plena movimentos sobre a filosofia da ação e educação : críticas e razões sobre a prática do viver e da formação humana |
title |
Rousseau e a arte de busca da consciência plena movimentos sobre a filosofia da ação e educação : críticas e razões sobre a prática do viver e da formação humana |
spellingShingle |
Rousseau e a arte de busca da consciência plena movimentos sobre a filosofia da ação e educação : críticas e razões sobre a prática do viver e da formação humana Sant'Ana, Rene Simonato Rousseau, Jean-Jacques, 1712-1778 Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação Educação - Estudo e ensino - Filosofia Educação - Filosofia Redação acadêmica Educaçao |
title_short |
Rousseau e a arte de busca da consciência plena movimentos sobre a filosofia da ação e educação : críticas e razões sobre a prática do viver e da formação humana |
title_full |
Rousseau e a arte de busca da consciência plena movimentos sobre a filosofia da ação e educação : críticas e razões sobre a prática do viver e da formação humana |
title_fullStr |
Rousseau e a arte de busca da consciência plena movimentos sobre a filosofia da ação e educação : críticas e razões sobre a prática do viver e da formação humana |
title_full_unstemmed |
Rousseau e a arte de busca da consciência plena movimentos sobre a filosofia da ação e educação : críticas e razões sobre a prática do viver e da formação humana |
title_sort |
Rousseau e a arte de busca da consciência plena movimentos sobre a filosofia da ação e educação : críticas e razões sobre a prática do viver e da formação humana |
author |
Sant'Ana, Rene Simonato |
author_facet |
Sant'Ana, Rene Simonato |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sant'Ana, Rene Simonato |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Horn, Geraldo Balduíno, 1961- |
contributor_str_mv |
Horn, Geraldo Balduíno, 1961- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Rousseau, Jean-Jacques, 1712-1778 Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação Educação - Estudo e ensino - Filosofia Educação - Filosofia Redação acadêmica Educaçao |
topic |
Rousseau, Jean-Jacques, 1712-1778 Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação Educação - Estudo e ensino - Filosofia Educação - Filosofia Redação acadêmica Educaçao |
description |
Orientador: Geraldo Balduíno Horn |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-10-24T17:31:02Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-10-24T17:31:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/6591 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/6591 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
x, 299 f. : il. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/6591/1/ROUSSEAU%20E%20A%20ARTE%20DE%20BUSCA%20DA%20CONSCI%c3%8aNCIA%20PLENA.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/6591/2/ROUSSEAU%20E%20A%20ARTE%20DE%20BUSCA%20DA%20CONSCI%c3%8aNCIA%20PLENA.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/6591/3/ROUSSEAU%20E%20A%20ARTE%20DE%20BUSCA%20DA%20CONSCI%c3%8aNCIA%20PLENA.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f6a88f003dd975f16f255c00d083dfd7 ba087e782d919f40f40f9373c40d5c1a 5a7634c06fca44d7abba29d4fcb9df79 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898844562259968 |