O provimento do diretor nas escolas públicas brasileiras e suas implicações na gestão escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Julianna Laudicelli de Oliveira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/37309
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Ângelo Ricardo de Souza
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spelling Cruz, Julianna Laudicelli de OliveiraUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoSouza, Ângelo Ricardo de, 1968-2020-10-07T23:43:05Z2020-10-07T23:43:05Z2015https://hdl.handle.net/1884/37309Orientador: Prof. Dr. Ângelo Ricardo de SouzaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 30/09/2014Inclui referênciasResumo: Frente às discussões sobre a autonomia da escola pública brasileira, que teve seu ápice na década de 1980 em decorrência do processo de redemocratização do país, faz-se necessário refletir a gestão escolar na perspectiva de sua democratização. Neste sentido, esta pesquisa problematiza as formas de provimento do diretor escolar nas escolas públicas brasileiras de Ensino Fundamental. A Constituição Federal de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº9394/96 indicam a gestão democrática no ensino público, porém cada sistema de ensino adota diferentes meios para sua efetivação, dentre eles, a forma como é escolhido o diretor escolar. Diante disso, apresenta-se a proposição de retomar a constituição teórica da gestão escolar no Brasil, a fim de identificar os modelos de provimento adotados nos diferentes sistemas de ensino e as possíveis implicações de cada modelo para a gestão escolar. Para tanto, a pesquisa realizou um levantamento bibliográfico, e também um levantamento de caráter empírico que teve como fonte de análise os dados da Prova Brasil 2011, aplicado bienalmente pelo INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Utilizando os dados referentes aos diretores de escola, bem como dos professores, foram realizadas também entrevistas com os responsáveis pelos sistemas de ensino e os diretores de escola nas diferentes regiões do Brasil, em cinco capitais pré-selecionadas conforme modalidade de provimento, a fim de identificar as potencialidades e fragilidades presentes em cada modelo distinto. Os dados apontam para um aumento significativo nos últimos anos de formas mais democráticas para a escolha do diretor escolar, e uma forte presença de avaliação prévia de competências técnicas que antecedem o momento de escolha pela competência política. Palavras-chave: Gestão escolar; Políticas Educacionais; Diretor Escolar.Abstract: Frente às discussões sobre a autonomia da escola pública brasileira, que teve seu ápice na década de 1980 em decorrência do processo de redemocratização do país, faz-se necessário refletir a gestão escolar na perspectiva de sua democratização. Neste sentido, esta pesquisa problematiza as formas de provimento do diretor escolar nas escolas públicas brasileiras de Ensino Fundamental. A Constituição Federal de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº9394/96 indicam a gestão democrática no ensino público, porém cada sistema de ensino adota diferentes meios para sua efetivação, dentre eles, a forma como é escolhido o diretor escolar. Diante disso, apresenta-se a proposição de retomar a constituição teórica da gestão escolar no Brasil, a fim de identificar os modelos de provimento adotados nos diferentes sistemas de ensino e as possíveis implicações de cada modelo para a gestão escolar. Para tanto, a pesquisa realizou um levantamento bibliográfico, e também um levantamento de caráter empírico que teve como fonte de análise os dados da Prova Brasil 2011, aplicado bienalmente pelo INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. 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Palavras-chave: Gestão escolar; Políticas Educacionais; Diretor Escolar.125 f. : grafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalEducaçãoEducaçãoPolitica e educaçãoEscolas - AdministraçãoDiretores escolaresO provimento do diretor nas escolas públicas brasileiras e suas implicações na gestão escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - JULIANNA LAUDICELLI DE OLIVEIRA CRUZ.pdfapplication/pdf1832199https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/37309/1/R%20-%20D%20-%20JULIANNA%20LAUDICELLI%20DE%20OLIVEIRA%20CRUZ.pdf23d600a340250fea933bbe936993b8a0MD51open accessTEXTR - D - JULIANNA LAUDICELLI DE OLIVEIRA CRUZ.pdf.txtExtracted Texttext/plain277938https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/37309/2/R%20-%20D%20-%20JULIANNA%20LAUDICELLI%20DE%20OLIVEIRA%20CRUZ.pdf.txtd2d3d21b9089cfe1e5906e167c9b19d9MD52open accessTHUMBNAILR - D - JULIANNA LAUDICELLI DE OLIVEIRA CRUZ.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1123https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/37309/3/R%20-%20D%20-%20JULIANNA%20LAUDICELLI%20DE%20OLIVEIRA%20CRUZ.pdf.jpgb5821ae1c9ff30d79beb56fb0d811f68MD53open access1884/373092020-10-07 20:43:05.191open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/37309Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-10-07T23:43:05Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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