Educação performativa no cotidiano escolar de tempo ampliado : em cena estudantes do 4º ano - fundamental I de Curitiba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Cristiane Marques de, 1986-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/71570
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Michelle Bocchi Gonçalves
id UFPR_a235767f37315c44ebcaed2a512ca6ed
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/71570
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Sousa, Cristiane Marques de, 1986-Gonçalves, Michelle Bocchi, 1980-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2021-08-05T13:03:04Z2021-08-05T13:03:04Z2021https://hdl.handle.net/1884/71570Orientadora: Profa. Dra. Michelle Bocchi GonçalvesDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 12/03/2021Inclui referências: p. 141-144Resumo: A presente pesquisa, vinculada ao grupo de pesquisa ELiTe (UFPR/CNPq) - Laboratório de Estudos em Educação Performativa, Linguagem e Teatralidades tem como objetivo geral compreender, a partir do que dizem os estudantes de 4º ano, os sentidos de suas experiências na escola integral de tempo ampliado, vivenciadas em/com seus corpos, desvelando as potencialidades e fragilidades deste cotidiano escolar. Para tanto, os objetivos específicos buscaram investigar o conceito de Educação Performativa como aporte teórico e metodológico de análise numa perspectiva de pesquisa etnográfica, refletir sobre a conjuntura do corpo e suas interações na escola integral de tempo ampliado, bem como propor a produção de materialidades com os estudantes, evidenciando as performances do cotidiano e fomentando uma análise crítica das vivências e rituais nesse contexto escolar. O aporte teórico-metodológico da pesquisa está fundamentado na Educação Performativa, dialogando com autores contemporâneos como Jorge Larossa, Sarmento e Le Breton para endossar as discussões acerca da experiência, infância e sociologia do corpo. Esta pesquisa, que circundou a pergunta: o que pode o corpo da criança em uma escola integral de tempo ampliado? ressaltou no seu percurso metodológico etnográfico os olhares para o corpo nos espaços deste ambiente educativo, através dos desenhos performáticos produzidos pelos estudantes e registros fotográficos da rotina diária deste cotidiano escolar durante o primeiro trimestre de 2020. Em uma perspectiva etnográfica e interpretativa das materialidades, quatro macrocampos de análise foram criados: o corpo pode estudar, o corpo pode brincar, o corpo pode sentir e o corpo pode interagir. Compreendendo nas especificidades e aprofundamento de cada macrocampo um entrelace cíclico, os resultados apresentados não buscaram um lugar de chegada ou uma única interpretação, mas sim, reflexões vivas, transitantes e interativas no intuito de desvelar o cotidiano escolar pesquisado. Palavras-chave: Educação performativa. Corpo. Infância. Educação integral. Tempo ampliado.Abstract: The present study, associated to the research group ELiTe (UFPR / CNPq) - Study laboratory in Performative Education, Language and Theatricalities has as main goal understand from what 4th grade students say, the directions of their experiences at full-time school of extended time, experimented in/with their bodies, revealing the potentialities and weaknesses of this school life. Therefore, the specif ic goals checked the concept of Performative Education as a theoretical and methodological contribution of analysis in an ethnographic research perspective, to reflect on the body conjuncture and their interactions in the full-time extended school , just as to propose the production of materialities with the students, emphasiging the daily performances and promoting a critical analysis of the experiences and rituals in this school context. The theoretical and methodological contribution of the research is based on Performative Education, dialoguing with contemporary authors such as Jorge Larossa, Sarmento and Le Breton to endorse the particularities about the experience, childhood and body sociology. This research, which surrounded the question: what can the child's body in a full-time extended school? Reinforced in his ethnographic methodological speech, the eyes at the body in the spaces of this educational environment, through the performance drawings produced by the students and photographic records of the daily routine of this school life during the first quarter of 2020. In an ethnographic and interpretative perspective of the materialities, four macro-fields of analysis were created: the body can study, the body can play, the body can feel and the body can interact. Understanding the specificities and depth of each macro-fields as a cyclic intertwine, the results presented did not seek a place of arrival or a single interpretation, but rather living, transient and interactive reflections in order to reveal the researched school routine. Keywords: Performative Education. Body. Childhood. Integral Education. Extended time.1 arquivo (144 p.) : il. (algumas color.).application/pdfEducação integral - Conhecimentos e aprendizagemAprendizagem - AvaliaçãoEnsino fundamental - Curitiba (PR)Artes e criançasEducaçãoEducação performativa no cotidiano escolar de tempo ampliado : em cena estudantes do 4º ano - fundamental I de Curitibainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - CRISTIANE MARQUES DE SOUSA.pdfapplication/pdf5106866https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/71570/1/R%20-%20D%20-%20CRISTIANE%20MARQUES%20DE%20SOUSA.pdfed1034f62edad2c53c8836de72a9c6e1MD51open access1884/715702021-08-05 10:03:04.837open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/71570Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-08-05T13:03:04Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação performativa no cotidiano escolar de tempo ampliado : em cena estudantes do 4º ano - fundamental I de Curitiba
title Educação performativa no cotidiano escolar de tempo ampliado : em cena estudantes do 4º ano - fundamental I de Curitiba
spellingShingle Educação performativa no cotidiano escolar de tempo ampliado : em cena estudantes do 4º ano - fundamental I de Curitiba
Sousa, Cristiane Marques de, 1986-
Educação integral - Conhecimentos e aprendizagem
Aprendizagem - Avaliação
Ensino fundamental - Curitiba (PR)
Artes e crianças
Educação
title_short Educação performativa no cotidiano escolar de tempo ampliado : em cena estudantes do 4º ano - fundamental I de Curitiba
title_full Educação performativa no cotidiano escolar de tempo ampliado : em cena estudantes do 4º ano - fundamental I de Curitiba
title_fullStr Educação performativa no cotidiano escolar de tempo ampliado : em cena estudantes do 4º ano - fundamental I de Curitiba
title_full_unstemmed Educação performativa no cotidiano escolar de tempo ampliado : em cena estudantes do 4º ano - fundamental I de Curitiba
title_sort Educação performativa no cotidiano escolar de tempo ampliado : em cena estudantes do 4º ano - fundamental I de Curitiba
author Sousa, Cristiane Marques de, 1986-
author_facet Sousa, Cristiane Marques de, 1986-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Gonçalves, Michelle Bocchi, 1980-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Cristiane Marques de, 1986-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação integral - Conhecimentos e aprendizagem
Aprendizagem - Avaliação
Ensino fundamental - Curitiba (PR)
Artes e crianças
Educação
topic Educação integral - Conhecimentos e aprendizagem
Aprendizagem - Avaliação
Ensino fundamental - Curitiba (PR)
Artes e crianças
Educação
description Orientadora: Profa. Dra. Michelle Bocchi Gonçalves
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-08-05T13:03:04Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-08-05T13:03:04Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/71570
url https://hdl.handle.net/1884/71570
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 arquivo (144 p.) : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/71570/1/R%20-%20D%20-%20CRISTIANE%20MARQUES%20DE%20SOUSA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ed1034f62edad2c53c8836de72a9c6e1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860324028055552