O estudo das imagens presentes nos livros didáticos de Língua Portuguesa pelo prisma do letramento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Paula da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/76188
Resumo: Orientadora: Prof.a Dra. Adriana Vaz
id UFPR_a2803cadee53b4c1dbe3bfc14a4d83c8
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/76188
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de EnsinoVaz, Adriana, 1975-Silva, Ana Paula da2023-12-18T18:16:06Z2023-12-18T18:16:06Z2022https://hdl.handle.net/1884/76188Orientadora: Prof.a Dra. Adriana VazDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino. Defesa : Curitiba, 16/02/2022Inclui referênciasResumo: A pesquisa propõe reflexões acerca das imagens e suas funções nos livros didáticos de língua portuguesa analisadas pelo prisma do letramento e de abordagens teóricas de leitura de imagem. A partir das questões: Quais funções das imagens estão associadas ao processo de letramento de estudantes do Ciclo I do Ensino Fundamental tendo como fonte os livros didáticos de língua portuguesa da Coleção Akpalô que integra o PNLD 2019? As imagens dos LD atendem a quais das etapas de leitura de imagem propostas por Panofsky (1986)?, foi desenvolvida uma pesquisa mista, que combinou as abordagens quantitativa e qualitativa, do tipo documental, com o objetivo de analisar as imagens dos LD de língua portuguesa do Ciclo I do Ensino Fundamental refletindo sobre seus sentidos e significados para o processo de letramento. Nesse sentido, os objetivos específicos foram: Investigar as imagens dos LD refletindo sobre suas funções; Analisar as imagens dos LD e sua relação com o processo de letramento; Identificar as abordagens teóricas de leitura de imagem que compõem os LD; Realizar as análises das imagens utilizadas e exploradas em contextos de letramento selecionadas a fim de averiguar possíveis recorrências formais, temáticas e contextuais, seguindo a abordagem de Panofsky (1986). Para tanto, fundamentou-se em Burke (2017), Choppin (2004), Garcia (2o13), Housen (2011), Ramil (2018), Rojo (2009), Soares (2003), entre outros. Os procedimentos metodológicos tiveram as etapas: Leitura da resenha da coleção e do Manual do Professor com foco nas concepções de imagem e letramento; Elaboração dos critérios de análise das imagens; Análise das imagens e de suas funções verificando se estavam inseridas e/ou eram exploradas em contextos de letramento; Análise das imagens selecionadas identificando abordagens de leitura de imagem a fim de averiguar possíveis recorrências formais, temáticas e contextuais seguindo a abordagem de Panofsky (1986). Os resultados apontam que, quanto à função, a maioria das imagens são ilustrativas, seguidas pelas funções instrumental, estética e icônica, respectivamente. Quanto ao processo de letramento, das 771 imagens analisadas, 13% estão inseridas em contextos de propostas de letramento, no entanto, apenas 6% são utilizadas e exploradas, o que demonstra a necessidade de repensar a imagem desde sua elaboração, seleção, encaminhamentos, princípios e critérios de avaliação das obras pelo PNLD, passando pela escolha dos LD pelos educadores até as práticas desenvolvidas, de modo que as imagens sejam exploradas em toda a sua potencialidade. A partir da proposta de Panofsky as imagens dos LD foram analisadas pela abordagem iconográfica, devido à ênfase em seus aspectos formais e tipos de gêneros textuais, contudo, como não aprofundam aspectos históricos e culturais, elas não permitem uma análise iconológica. As análises desenvolvidas confirmaram a importância de investigações sobre os LD e seus elementos constitutivos, como é o caso da imagem e sua importante presença na sociedade e no processo de letramento, sendo que o trabalho com a imagem pode ser fundamentado e enriquecido pelos olhares e concepções das abordagens teóricas de leitura de imagem, constituindo e dando identidade à cultura escolar onde se delineia e efetiva estética escolar e cotidiana.Abstract: The research proposes reflections on images and their functions in language textbooks of Portuguese analyzed through the prism of literacy and theoretical approaches to image reading. Based on the questions: What functions of images are associated with the literacy process of students in Cycle I of Elementary School, based on the Akpalo Collection of language textbooks of Portuguese which integrates the PNLD 2019? Which of the image reading stages proposed by Panofsky (1986) do the images on language textbooks meet?, a mixed research, which combined quantitative and qualitative approaches, of the documentary type, was developed with the objective of: analyzing the images of language textbooks of Portuguese from Cycle I of Elementary School reflecting on their senses and meanings for the literacy process. Therefore, the specific objectives were: Investigate the images of textbooks reflecting on their functions; Analyze the images of textbooks and their relationship with the literacy process; Identify the theoretical approaches to image reading which constitutes the textbooks; Carry out analyzes of the images used and explored in selected literacy contexts in order to investigate possible formal, thematic and contextual recurrences, following the approach by Panofsky (1986). For that, it was based on Burke (2017), Choppin (2004), Garcia (2013), Housen (2011), Ramil (2018), Rojo (2009), Soares (2003), among others. In order to do so, the study was based on Burke (2017), Choppin (2004), Garcia (2013), Housen (2011), Ramil (2018), Rojo (2009), Soares (2003), among others. The following steps were set in the methodological procedures: Reading the review of the collection and the Teacher's Manual with focus on conceptions of image and literacy; Elaboration of image analysis criteria; Analysis of the images and their functions, verifying if they were inserted and/or explored in literacy contexts; Analysis of selected images identifying approaches to image reading in order to investigate possible formal, thematic and contextual recurrences based on Panofsky's approach (1986). The results indicate that, regarding the function, most of the images are illustrative, followed by instrumental, aesthetic and iconic functions, respectively. As for the literacy process, of the 771 images analyzed, 13% are inserted in contexts of literacy proposals, however, only 6% are used and explored, which demonstrates the need to rethink the image from its elaboration, selection, referrals, principles and criteria for evaluating works by the PNLD, going through the selection of textbooks by educators to the practices developed, so that the images are explored in all their potential. Based on Panofsky's proposal, the textbooks' images were analyzed using the iconographic approach, due to the emphasis on their formal aspects and types of textual genres, however, as they do not deepen historical and cultural aspects, they do not allow an iconological analysis. The analyzes carried out confirmed the importance of investigations on textbooks and their constitutive elements, such as the image and its important presence in society and in the literacy process, and also, the work with image can be based and enriched by views and conceptions of theoretical approaches to image reading, constituting and giving identity to the school culture in which school and everyday aesthetics are delineated and implemented.1 recurso online : PDF.application/pdfLingua portuguesa - Livros didaticosLivros didáticosIlustrações de livrosLetramentoEducaçãoO estudo das imagens presentes nos livros didáticos de Língua Portuguesa pelo prisma do letramentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - ANA PAULA DA SILVA.pdfapplication/pdf77709287https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/76188/1/R%20-%20D%20-%20ANA%20PAULA%20DA%20SILVA.pdf9eca1f6a401f0cd14a81e3ce6d0586a7MD51open access1884/761882023-12-18 15:16:07.278open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/76188Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-12-18T18:16:07Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O estudo das imagens presentes nos livros didáticos de Língua Portuguesa pelo prisma do letramento
title O estudo das imagens presentes nos livros didáticos de Língua Portuguesa pelo prisma do letramento
spellingShingle O estudo das imagens presentes nos livros didáticos de Língua Portuguesa pelo prisma do letramento
Silva, Ana Paula da
Lingua portuguesa - Livros didaticos
Livros didáticos
Ilustrações de livros
Letramento
Educação
title_short O estudo das imagens presentes nos livros didáticos de Língua Portuguesa pelo prisma do letramento
title_full O estudo das imagens presentes nos livros didáticos de Língua Portuguesa pelo prisma do letramento
title_fullStr O estudo das imagens presentes nos livros didáticos de Língua Portuguesa pelo prisma do letramento
title_full_unstemmed O estudo das imagens presentes nos livros didáticos de Língua Portuguesa pelo prisma do letramento
title_sort O estudo das imagens presentes nos livros didáticos de Língua Portuguesa pelo prisma do letramento
author Silva, Ana Paula da
author_facet Silva, Ana Paula da
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vaz, Adriana, 1975-
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ana Paula da
contributor_str_mv Vaz, Adriana, 1975-
dc.subject.por.fl_str_mv Lingua portuguesa - Livros didaticos
Livros didáticos
Ilustrações de livros
Letramento
Educação
topic Lingua portuguesa - Livros didaticos
Livros didáticos
Ilustrações de livros
Letramento
Educação
description Orientadora: Prof.a Dra. Adriana Vaz
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-18T18:16:06Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-12-18T18:16:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/76188
url https://hdl.handle.net/1884/76188
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/76188/1/R%20-%20D%20-%20ANA%20PAULA%20DA%20SILVA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9eca1f6a401f0cd14a81e3ce6d0586a7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860584765915136