Desenvolvimento e avaliação de simuladores como recursos didáticos para o treinamento de habilidades clínico veterinárias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Capilé, Karynn Vieira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/49365
Resumo: Orientadora : Profª Drª Simone Tostes de Oliveira Stedile
id UFPR_a47de7e1a79451ebec12c06cfe186569
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/49365
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Capilé, Karynn VieiraMolento, Carla Forte MaiolinoUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Agrárias. Programa de Pós-Graduação em Ciências VeterináriasStedile, Simone Tostes de Oliveira2018-08-02T18:59:52Z2018-08-02T18:59:52Z2015https://hdl.handle.net/1884/49365Orientadora : Profª Drª Simone Tostes de Oliveira StedileCo-orientadora : Profª Drª Carla Forte Maiolino MolentoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Agrárias, Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias. Defesa: Curitiba, 24/03/2015Inclui referênciasÁrea de concentração : Ciências veterináriasResumo: O uso de métodos alternativos para o treinamento de procedimentos clínicos na Medicina Veterinária constitui uma possibilidade de superar dois grandes problemas atuais: um de ordem ética, que é a utilização de animais vivos como recursos didáticos, e outro de ordem técnica, que é a oportunidade limitada de os estudantes desenvolverem e exercitarem suas capacidades clínicas. Simultaneamente, o desenvolvimento de métodos alternativos possibilita a implementação do princípio ético dos 3Rs, substituição, redução e refinamento do uso de animais no ensino. Considerando-se as vantagens do uso de métodos alternativos, desenvolveu-se um simulador de paciente canino que permitiu aos estudantes o treinamento da técnica de palpação prostática. O uso de métodos alternativos para o treinamento clínico ainda é um assunto negligenciado em muitos cursos de Medicina Veterinária, o que motivou a segunda parte deste trabalho, a elaboração de um guia para a realização de uma oficina sobre métodos alternativos com o intuito de expandir o conhecimento ético e técnico dos participantes. A oficina resultou em um notável envolvimento dos participantes com o tema e na criação de quatro modelos alternativos para o treino de procedimentos clínicos. Palavras-chave: educação humanitária, substituição, aprendizado prático, métodos alternativos, ética.Abstract: The use of alternative methods for clinical training in veterinary medicine is an opportunity to overcome two major issues in contemporary practice: an ethical one, which is the use of live animals as teaching resources, and a technical one, which is the limited opportunity for students to develop and exercise their clinical skills. Simultaneously, the development of alternative methods enables the implementation of the ethical principle of the 3Rs, replacement, reduction and refinement of animal use in teaching. Considering the advantages of using alternative methods, we developed a canine patient simulator that allowed students to train the prostate palpation technique. The use of alternative methods for the clinical training is still a neglected subject in many veterinary medicine courses, which led us to the second part of this work, the development of a guide for conducting a workshop on alternative methods in order to expand ethical and technical knowledge of the participants. The workshop resulted in a notable participant involvement with the topic and the creation of four alternative models for training of clinical procedures. Keywords: humane education, replacement, practical learning, alternative methods, ethics.65f. : il. algumas color., retrs.application/pdfDisponível em formato digitalMedicina veterináriaAnimais - Proteção - Aspectos morais e éticosDesenvolvimento e avaliação de simuladores como recursos didáticos para o treinamento de habilidades clínico veterináriasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - KARYNN VIEIRA CAPILE.pdfapplication/pdf11810485https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/49365/1/R%20-%20D%20-%20KARYNN%20VIEIRA%20CAPILE.pdf8f120c9f40c2a0c0a5acf2ad304a5f9fMD51open access1884/493652018-08-02 15:59:52.467open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/49365Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082018-08-02T18:59:52Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desenvolvimento e avaliação de simuladores como recursos didáticos para o treinamento de habilidades clínico veterinárias
title Desenvolvimento e avaliação de simuladores como recursos didáticos para o treinamento de habilidades clínico veterinárias
spellingShingle Desenvolvimento e avaliação de simuladores como recursos didáticos para o treinamento de habilidades clínico veterinárias
Capilé, Karynn Vieira
Medicina veterinária
Animais - Proteção - Aspectos morais e éticos
title_short Desenvolvimento e avaliação de simuladores como recursos didáticos para o treinamento de habilidades clínico veterinárias
title_full Desenvolvimento e avaliação de simuladores como recursos didáticos para o treinamento de habilidades clínico veterinárias
title_fullStr Desenvolvimento e avaliação de simuladores como recursos didáticos para o treinamento de habilidades clínico veterinárias
title_full_unstemmed Desenvolvimento e avaliação de simuladores como recursos didáticos para o treinamento de habilidades clínico veterinárias
title_sort Desenvolvimento e avaliação de simuladores como recursos didáticos para o treinamento de habilidades clínico veterinárias
author Capilé, Karynn Vieira
author_facet Capilé, Karynn Vieira
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Molento, Carla Forte Maiolino
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Agrárias. Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias
dc.contributor.author.fl_str_mv Capilé, Karynn Vieira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Stedile, Simone Tostes de Oliveira
contributor_str_mv Stedile, Simone Tostes de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Medicina veterinária
Animais - Proteção - Aspectos morais e éticos
topic Medicina veterinária
Animais - Proteção - Aspectos morais e éticos
description Orientadora : Profª Drª Simone Tostes de Oliveira Stedile
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-08-02T18:59:52Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-08-02T18:59:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/49365
url https://hdl.handle.net/1884/49365
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 65f. : il. algumas color., retrs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/49365/1/R%20-%20D%20-%20KARYNN%20VIEIRA%20CAPILE.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8f120c9f40c2a0c0a5acf2ad304a5f9f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898801363025920