Desenvolvimento e avaliação de simuladores como recursos didáticos para o treinamento de habilidades clínico veterinárias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/49365 |
Resumo: | Orientadora : Profª Drª Simone Tostes de Oliveira Stedile |
id |
UFPR_a47de7e1a79451ebec12c06cfe186569 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/49365 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Capilé, Karynn VieiraMolento, Carla Forte MaiolinoUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Agrárias. Programa de Pós-Graduação em Ciências VeterináriasStedile, Simone Tostes de Oliveira2018-08-02T18:59:52Z2018-08-02T18:59:52Z2015https://hdl.handle.net/1884/49365Orientadora : Profª Drª Simone Tostes de Oliveira StedileCo-orientadora : Profª Drª Carla Forte Maiolino MolentoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Agrárias, Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias. Defesa: Curitiba, 24/03/2015Inclui referênciasÁrea de concentração : Ciências veterináriasResumo: O uso de métodos alternativos para o treinamento de procedimentos clínicos na Medicina Veterinária constitui uma possibilidade de superar dois grandes problemas atuais: um de ordem ética, que é a utilização de animais vivos como recursos didáticos, e outro de ordem técnica, que é a oportunidade limitada de os estudantes desenvolverem e exercitarem suas capacidades clínicas. Simultaneamente, o desenvolvimento de métodos alternativos possibilita a implementação do princípio ético dos 3Rs, substituição, redução e refinamento do uso de animais no ensino. Considerando-se as vantagens do uso de métodos alternativos, desenvolveu-se um simulador de paciente canino que permitiu aos estudantes o treinamento da técnica de palpação prostática. O uso de métodos alternativos para o treinamento clínico ainda é um assunto negligenciado em muitos cursos de Medicina Veterinária, o que motivou a segunda parte deste trabalho, a elaboração de um guia para a realização de uma oficina sobre métodos alternativos com o intuito de expandir o conhecimento ético e técnico dos participantes. A oficina resultou em um notável envolvimento dos participantes com o tema e na criação de quatro modelos alternativos para o treino de procedimentos clínicos. Palavras-chave: educação humanitária, substituição, aprendizado prático, métodos alternativos, ética.Abstract: The use of alternative methods for clinical training in veterinary medicine is an opportunity to overcome two major issues in contemporary practice: an ethical one, which is the use of live animals as teaching resources, and a technical one, which is the limited opportunity for students to develop and exercise their clinical skills. Simultaneously, the development of alternative methods enables the implementation of the ethical principle of the 3Rs, replacement, reduction and refinement of animal use in teaching. Considering the advantages of using alternative methods, we developed a canine patient simulator that allowed students to train the prostate palpation technique. The use of alternative methods for the clinical training is still a neglected subject in many veterinary medicine courses, which led us to the second part of this work, the development of a guide for conducting a workshop on alternative methods in order to expand ethical and technical knowledge of the participants. The workshop resulted in a notable participant involvement with the topic and the creation of four alternative models for training of clinical procedures. Keywords: humane education, replacement, practical learning, alternative methods, ethics.65f. : il. algumas color., retrs.application/pdfDisponível em formato digitalMedicina veterináriaAnimais - Proteção - Aspectos morais e éticosDesenvolvimento e avaliação de simuladores como recursos didáticos para o treinamento de habilidades clínico veterináriasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - KARYNN VIEIRA CAPILE.pdfapplication/pdf11810485https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/49365/1/R%20-%20D%20-%20KARYNN%20VIEIRA%20CAPILE.pdf8f120c9f40c2a0c0a5acf2ad304a5f9fMD51open access1884/493652018-08-02 15:59:52.467open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/49365Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082018-08-02T18:59:52Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Desenvolvimento e avaliação de simuladores como recursos didáticos para o treinamento de habilidades clínico veterinárias |
title |
Desenvolvimento e avaliação de simuladores como recursos didáticos para o treinamento de habilidades clínico veterinárias |
spellingShingle |
Desenvolvimento e avaliação de simuladores como recursos didáticos para o treinamento de habilidades clínico veterinárias Capilé, Karynn Vieira Medicina veterinária Animais - Proteção - Aspectos morais e éticos |
title_short |
Desenvolvimento e avaliação de simuladores como recursos didáticos para o treinamento de habilidades clínico veterinárias |
title_full |
Desenvolvimento e avaliação de simuladores como recursos didáticos para o treinamento de habilidades clínico veterinárias |
title_fullStr |
Desenvolvimento e avaliação de simuladores como recursos didáticos para o treinamento de habilidades clínico veterinárias |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento e avaliação de simuladores como recursos didáticos para o treinamento de habilidades clínico veterinárias |
title_sort |
Desenvolvimento e avaliação de simuladores como recursos didáticos para o treinamento de habilidades clínico veterinárias |
author |
Capilé, Karynn Vieira |
author_facet |
Capilé, Karynn Vieira |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Molento, Carla Forte Maiolino Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Agrárias. Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Capilé, Karynn Vieira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Stedile, Simone Tostes de Oliveira |
contributor_str_mv |
Stedile, Simone Tostes de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Medicina veterinária Animais - Proteção - Aspectos morais e éticos |
topic |
Medicina veterinária Animais - Proteção - Aspectos morais e éticos |
description |
Orientadora : Profª Drª Simone Tostes de Oliveira Stedile |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-08-02T18:59:52Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-08-02T18:59:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/49365 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/49365 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
65f. : il. algumas color., retrs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/49365/1/R%20-%20D%20-%20KARYNN%20VIEIRA%20CAPILE.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8f120c9f40c2a0c0a5acf2ad304a5f9f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898801363025920 |