Ensino de história da América no Brasil e na Argentina (1995-2010) : um estudo comparativo sobre a ótica da política de integração regional e da identidade latino-america

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santiago, Léia Adriana da Silva
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/27425
Resumo: Orientadora : Profª Drª Serlei Maria Fischer Ranzi
id UFPR_a4fc2567ed7039b5fe40ff7eb5dc5d6f
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/27425
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Santiago, Léia Adriana da SilvaRanzi, Serlei Maria Fischer, 1955-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-08-04T18:54:51Z2020-08-04T18:54:51Z2012https://hdl.handle.net/1884/27425Orientadora : Profª Drª Serlei Maria Fischer RanziTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em História. Defesa: Curitiba, 29/02/2012Bibliografia: fls. 230-240Resumo: Esta pesquisa tem como objeto de reflexão os conteúdos referentes à América Latina, no ensino de História, com o propósito de analisar as semelhanças e diferenças, as mudanças e permanências, as inclusões e exclusões, existentes nos currículos oficiais e na prática dos professores, bem como perceber se os conteúdos veiculados, sobre a América Latina, nas escolas da cidade de Florianópolis/Brasil e Córdoba/Argentina, têm contribuído ou não para a ressignificação de um ensino de história que estimule a perspectiva de integração regional e a de formação da identidade latino-americana. Ela foi estruturada em três capítulos e as considerações finais e teve como base teórica as categorias e os conceitos de comparação, representação, apropriação, identidade, integração, currículo, tática e estratégia, orientando-se na análise das fontes escritas, como os documentos do MERCOSUL Educacional, os Parâmetros Curriculares Nacionais, do Brasil, e os Contenidos Básicos Comunes, da Argentina. Foram realizadas ainda, em 2011, entrevistas com professores da Rede Estadual e Federal de Ensino de Florianópolis, Brasil e da Rede Provincial e Nacional de Ensino de Córdoba, Argentina, a fim de perceber, numa análise comparativa, os sentidos que são dados, pelos professores, para as ações, que são postuladas pelos currículos e pelas propostas do MERCOSUL Educacional, e para o que efetivamente produzem no contexto da sala de aula. Esta pesquisa se conclui com a constatação de que o que é veiculado como conteúdos sobre a América Latina ainda necessita ser melhor conhecido e divulgado entre os países latino-americanos, para que, efetivamente, seja potencializada a contínua formação da identidade latino-americana e estimulada a perspectiva de integração regional.Abstract: This research has the objective to reflect the contents regarding Latin America in the teaching of History, with the purpose of analyzing the similarities and differences, changes and continuities, inclusions and exclusions existing in the official curriculums and work of teachers, as well as to realize whether or not the contents transmitted on Latin America in the schools of the cities of Florianópolis/Brasil and Córdoba/Argentina have contributed for the ressignificance of a teaching of History that stimulates the perspective of regional integration and formation of the Latin American identity. It was structured in three chapters and final considerations, and had as the theoretical background the categories and concepts of comparison, representation, appropriation, identity, integration, curriculum, tactics and strategy, having been orientated by the analyses of written sources, such as the documents of Education from MERCOSUL, the National Curriculum Parameters from Brazil, and the Contenidos Básicos Comunes from Argentina. In order to accomplish this research written sources were selected, such as the documents of Education from MERCOSUL, the National Curriculum Parameters from Brazil, and the Contenidos Básicos Comunes from Argentina. In addition, interviews were conducted in 2011 with teachers of the State and Federal net teaching of Florianópolis/Brazil, and local and national net teaching of Córdoba/Argentina, in order to perceive through a comparative analysis the senses expressed by the teachers for the actions postulated in the curriculums and proposals of the MERCOSUL Education, and what has been effectively taught in the classrooms. This research is concluded with the verification that what has been transmitted as contents about Latin America still needs to be better known and disclosed among Latin American countries for the continuous formation of the Latin American identity and a perspective of regional integration.316 f. : tabs.application/pdfDisponível em formato digitalTesesEducação - BrasilEducação - ArgentinaIntegração latino-americanaAmerica Latina - História - Estudo e ensinoHistóriaEnsino de história da América no Brasil e na Argentina (1995-2010) : um estudo comparativo sobre a ótica da política de integração regional e da identidade latino-americainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - SANTIAGO, LEIA ADRIANA DA SILVA.pdfapplication/pdf2909296https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27425/1/R%20-%20T%20-%20SANTIAGO%2c%20LEIA%20ADRIANA%20DA%20SILVA.pdf351f43a15235c7cedeaf2189ed55111aMD51open accessTEXTR - T - SANTIAGO, LEIA ADRIANA DA SILVA.pdf.txtExtracted Texttext/plain632235https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27425/2/R%20-%20T%20-%20SANTIAGO%2c%20LEIA%20ADRIANA%20DA%20SILVA.pdf.txt28fb1e15845cf53a9bb8867aa301880eMD52open accessTHUMBNAILR - T - SANTIAGO, LEIA ADRIANA DA SILVA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1176https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27425/3/R%20-%20T%20-%20SANTIAGO%2c%20LEIA%20ADRIANA%20DA%20SILVA.pdf.jpg7ecf0984b3d171282c85f81b4afb2551MD53open access1884/274252020-08-04 15:54:51.627open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/27425Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-08-04T18:54:51Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ensino de história da América no Brasil e na Argentina (1995-2010) : um estudo comparativo sobre a ótica da política de integração regional e da identidade latino-america
title Ensino de história da América no Brasil e na Argentina (1995-2010) : um estudo comparativo sobre a ótica da política de integração regional e da identidade latino-america
spellingShingle Ensino de história da América no Brasil e na Argentina (1995-2010) : um estudo comparativo sobre a ótica da política de integração regional e da identidade latino-america
Santiago, Léia Adriana da Silva
Teses
Educação - Brasil
Educação - Argentina
Integração latino-americana
America Latina - História - Estudo e ensino
História
title_short Ensino de história da América no Brasil e na Argentina (1995-2010) : um estudo comparativo sobre a ótica da política de integração regional e da identidade latino-america
title_full Ensino de história da América no Brasil e na Argentina (1995-2010) : um estudo comparativo sobre a ótica da política de integração regional e da identidade latino-america
title_fullStr Ensino de história da América no Brasil e na Argentina (1995-2010) : um estudo comparativo sobre a ótica da política de integração regional e da identidade latino-america
title_full_unstemmed Ensino de história da América no Brasil e na Argentina (1995-2010) : um estudo comparativo sobre a ótica da política de integração regional e da identidade latino-america
title_sort Ensino de história da América no Brasil e na Argentina (1995-2010) : um estudo comparativo sobre a ótica da política de integração regional e da identidade latino-america
author Santiago, Léia Adriana da Silva
author_facet Santiago, Léia Adriana da Silva
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Ranzi, Serlei Maria Fischer, 1955-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Santiago, Léia Adriana da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Teses
Educação - Brasil
Educação - Argentina
Integração latino-americana
America Latina - História - Estudo e ensino
História
topic Teses
Educação - Brasil
Educação - Argentina
Integração latino-americana
America Latina - História - Estudo e ensino
História
description Orientadora : Profª Drª Serlei Maria Fischer Ranzi
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-08-04T18:54:51Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-08-04T18:54:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/27425
url https://hdl.handle.net/1884/27425
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 316 f. : tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27425/1/R%20-%20T%20-%20SANTIAGO%2c%20LEIA%20ADRIANA%20DA%20SILVA.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27425/2/R%20-%20T%20-%20SANTIAGO%2c%20LEIA%20ADRIANA%20DA%20SILVA.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27425/3/R%20-%20T%20-%20SANTIAGO%2c%20LEIA%20ADRIANA%20DA%20SILVA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 351f43a15235c7cedeaf2189ed55111a
28fb1e15845cf53a9bb8867aa301880e
7ecf0984b3d171282c85f81b4afb2551
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898752828637184