O papel moderador do clima escolar no engajamento acadêmico e vitimização entre pares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/63804 |
Resumo: | Orientador: Profº Dr. Josafá Moreira da Cunha |
id |
UFPR_a530e1dbb89e9219dcc7f72597a48437 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/63804 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Macedo, Ana Moreira Borges de, 1992-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoCunha, Josafá Moreira da, 19782019-10-29T15:16:17Z2019-10-29T15:16:17Z2018https://hdl.handle.net/1884/63804Orientador: Profº Dr. Josafá Moreira da CunhaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 26/09/2018Inclui referênciasResumo: Dentro da temática do clima escolar, diversos estudos encontraram evidências sobre os benefícios do Clima Escolar Autoritativo, que fornece um modelo para mensurar o clima na escola, a partir de duas dimensões denominadas estrutura disciplinar e suporte. Estas representam respectivamente a percepção dos limites e regras, bem como se estas são bem definidas e justas e o quanto os alunos percebem o ambiente escolar como acolhedor e respeitoso. O Clima Escolar Autoritativo é visto como um fator protetivo e que pode auxiliar no desenvolvimento saudável dos estudantes, por exemplo, diminuindo a agressão e vitimização entre pares. A divulgação e pesquisa do clima escolar autoritativo, contudo, ainda são restritas no contexto brasileiro. Além disso, o Clima Escolar Autoritativo pode também favorecer o engajamento acadêmico, o qual, por sua vez é apontado como fator crítico para o sucesso educacional dos alunos, e conceitualizado como sendo um constructo contendo três dimensões: cognitiva, comportamental e emocional, respectivamente relacionadas ao esforço dispensado para a aprendizagem, conduta positiva e relações positivas com a escola considerando o sentimento de ser importante nesse contexto. Portanto, a pesquisa teve como objetivo principal compreender a influência do Clima Escolar Autoritativo sobre comportamentos de agressão e vitimização entre pares e engajamento acadêmico. Hipotetizou-se que as dimensões do Clima Escolar Autoritativo estariam negativamente relacionadas com a agressão e vitimização, e positivamente relacionadas ao engajamento acadêmico. Participaram da pesquisa 706 estudantes de seis escolas estaduais, com idade entre 9 e 21 anos. As medidas foram obtidas através de um questionário de autorrelato aplicado com os alunos sobre dados sociodemográficos; vitimização entre pares; Suporte e Estrutura Disciplinar; engajamento acadêmico. A partir dos resultados e análises, verificou-se que o Suporte é preditor negativo de agressão, assim como a Estrutura Disciplinar. Já em relação ao engajamento acadêmico, as dimensões do clima escolar autoritativo foram preditores significativos e positivos. Dessa forma, ressalta-se a importância de investir-se nos ambientes educacionais a fim de que proporcionem um Clima Escolar Autoritativo, visto que este pode ser um fator protetivo. Palavras-chave: Clima Escolar Autoritativo; Vitimização entre Pares; Engajamento Acadêmico.Abstract: Several studies on school climate pointed out favorable effects of the authoritative school climate. This is a theory that provides a model for measuring the positive climate in the school, with two dimensions called the disciplinary structure and support. These two dimensions respectively represent the perception of the limits and whether school rules are well defined and fair, and how much the students perceive the school environment as welcoming and respectful. The authoritative school climate is seen as a protective factor that can aid in the healthy development of students, for example by reducing peer aggression and victimization. The research and dissemination on this topic is still limited in Brasil context. In addition, the authoritative school climate can also contribute to academic engagement, that is pointed as a critical factor for the educational success of students, and conceptualized as a construct containing three dimensions - cognitive, behavioral and emotional, respectively, related to the effort expended for learning, positive behavior and positive relationships with the school considering the feeling of being important in this context. Therefore, the main objective of this research was to understand the influence of the Authoritative School Climate on behaviors of aggression and victimization among peers and academic engagement. The hypothesis was that the dimensions of the Authoritative School Climate would be negatively related to aggression and victimization, and positively related to academic engagement. The study was attended by 706 students from six public schools, aged 9 to 21. The measures were obtained through a self-report questionnaire applied with the students in sociodemographic data; victimization; Support and Disciplinary Structure; academic engagement. From the results obtained with the analyzes, it was verified that the Support is a negative predictor of aggression, as well as the Disciplinary Structure. In relation to academic engagement, the dimensions of the school climate were significant and positive predictors. It is important to invest in educational environments in order to provide an authoritative school climate, as this can be a protective factor. Keywords: Authoritative School Climate; Victimization among Peers; Academic Engagement.[75] p. : il.application/pdfAmbiente escolarDisciplina escolarCondutaEducaçãoO papel moderador do clima escolar no engajamento acadêmico e vitimização entre paresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - ANA MOREIRA BORGES DE MACEDO.pdfapplication/pdf829499https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/63804/1/R%20-%20D%20-%20ANA%20MOREIRA%20BORGES%20DE%20MACEDO.pdf804c77d4b23af4fed00cf8f266280fa1MD51open access1884/638042019-10-29 12:16:17.888open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/63804Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-10-29T15:16:17Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O papel moderador do clima escolar no engajamento acadêmico e vitimização entre pares |
title |
O papel moderador do clima escolar no engajamento acadêmico e vitimização entre pares |
spellingShingle |
O papel moderador do clima escolar no engajamento acadêmico e vitimização entre pares Macedo, Ana Moreira Borges de, 1992- Ambiente escolar Disciplina escolar Conduta Educação |
title_short |
O papel moderador do clima escolar no engajamento acadêmico e vitimização entre pares |
title_full |
O papel moderador do clima escolar no engajamento acadêmico e vitimização entre pares |
title_fullStr |
O papel moderador do clima escolar no engajamento acadêmico e vitimização entre pares |
title_full_unstemmed |
O papel moderador do clima escolar no engajamento acadêmico e vitimização entre pares |
title_sort |
O papel moderador do clima escolar no engajamento acadêmico e vitimização entre pares |
author |
Macedo, Ana Moreira Borges de, 1992- |
author_facet |
Macedo, Ana Moreira Borges de, 1992- |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Macedo, Ana Moreira Borges de, 1992- |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cunha, Josafá Moreira da, 1978 |
contributor_str_mv |
Cunha, Josafá Moreira da, 1978 |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ambiente escolar Disciplina escolar Conduta Educação |
topic |
Ambiente escolar Disciplina escolar Conduta Educação |
description |
Orientador: Profº Dr. Josafá Moreira da Cunha |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-10-29T15:16:17Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-10-29T15:16:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/63804 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/63804 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
[75] p. : il. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/63804/1/R%20-%20D%20-%20ANA%20MOREIRA%20BORGES%20DE%20MACEDO.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
804c77d4b23af4fed00cf8f266280fa1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860587244748800 |