Experiência autobiográfica no ensino médio com foco no sentido da vida a partir das contribuições de Soren Kierkegaard e Viktor Frankl

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza Junior, Nahor Lopes de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/87406
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Leandro Neves Cardim
id UFPR_a55b9adb9a365fff0d34ca68e000a786
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/87406
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em FilosofiaCardim, Leandro Neves, 1973-Souza Junior, Nahor Lopes de2024-04-10T20:03:54Z2024-04-10T20:03:54Z2023https://hdl.handle.net/1884/87406Orientador: Prof. Dr. Leandro Neves CardimDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Defesa : Curitiba, 20/11/2023Inclui referênciasResumo: O presente trabalho consiste em apresentar a aplicação prática de uma autobiografia dentro do conceito filosófico do sentido da vida, conceito este que tem origem na concepção clássica, passa pelo mundo medieval e adentra na modernidade e contemporaneidade, abordando também temas como depressão e suicídio. Para tanto, recorre-se aos autores Søren Kierkegaard e Viktor Frankl para pensar a temática, bem como ao conceito de autobiografia dentro da perspectiva filosófica. Kierkegaard não trabalha exatamente uma temática específica sobre o sentido, mas foca nas decisões do Indivíduo que é responsável pela sua existência. Frankl tem uma teoria sobre o sentido, oriunda principalmente da sua experiência no campo de concentração, onde o sentido é algo individual do ser humano e pode ser alcançado mesmo sob condições extremas. O trabalho prático focou na construção de uma autobiografia a partir de aulas lecionadas sobre o tema em 2021 na cidade de Camboriú, Santa Catarina, Brasil, onde os estudantes tiveram conteúdos sobre Existencialismo, Kierkegaard e Frankl, bem como conceitos chaves do assunto, e entregaram ao professor suas histórias de vida. Palavras como suicídio, solidão e felicidade foram amplamente escritas pelos adolescentes. Com isso, o trabalho dissertativo quer ampliar a questão do pensar a si mesmo, uma atitude filosófica, situação muitas vezes esquecida no cotidiano.Abstract: The present work consists of presenting the practical application of an autobiography within the philosophical concept of the meaning of life, a concept that originates in the classical conception, passes through the medieval world and enters modernity and contemporaneity, also approaching themes such as depression and suicide. For that, authors Søren Kierkegaard and Viktor Frankl are used to think about the theme, as well as the concept of autobiography within a philosophical perspective. Kierkegaard does not exactly work on a specific theme about meaning, but focuses on the decisions of the Individual who is responsible for its existence. Frankl has a theory about meaning, derived from his experience in the concentration camp, where meaning is something individual to human beings and can be achieved even under extreme conditions. The practical work focused on the construction of an autobiography from classes taught on the subject in 2021 in the city of Camboriú, Santa Catarina, Brazil, where students had content on Existentialism, Kierkegaard and Frankl, as well as key concepts of the subject, and delivered to the teacher their life stories. Words like suicide, loneliness and happiness were widely written by teenagers. With this, the dissertation work wants to expand the issue of thinking about oneself, a philosophical attitude, a situation often forgotten in everyday life.1 recurso online : PDF.application/pdfKierkegaard, Soren, 1813-1855Frankl, Viktor Emil, 1905-1997ExistencialismoFilosofiaExperiência autobiográfica no ensino médio com foco no sentido da vida a partir das contribuições de Soren Kierkegaard e Viktor Franklinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - NAHOR LOPES DE SOUZA JUNIOR.pdfapplication/pdf5134841https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/87406/1/R%20-%20D%20-%20NAHOR%20LOPES%20DE%20SOUZA%20JUNIOR.pdfb1654ff20ee55c4df3b99a219e414a65MD51open access1884/874062024-04-10 17:03:54.672open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/87406Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-04-10T20:03:54Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Experiência autobiográfica no ensino médio com foco no sentido da vida a partir das contribuições de Soren Kierkegaard e Viktor Frankl
title Experiência autobiográfica no ensino médio com foco no sentido da vida a partir das contribuições de Soren Kierkegaard e Viktor Frankl
spellingShingle Experiência autobiográfica no ensino médio com foco no sentido da vida a partir das contribuições de Soren Kierkegaard e Viktor Frankl
Souza Junior, Nahor Lopes de
Kierkegaard, Soren, 1813-1855
Frankl, Viktor Emil, 1905-1997
Existencialismo
Filosofia
title_short Experiência autobiográfica no ensino médio com foco no sentido da vida a partir das contribuições de Soren Kierkegaard e Viktor Frankl
title_full Experiência autobiográfica no ensino médio com foco no sentido da vida a partir das contribuições de Soren Kierkegaard e Viktor Frankl
title_fullStr Experiência autobiográfica no ensino médio com foco no sentido da vida a partir das contribuições de Soren Kierkegaard e Viktor Frankl
title_full_unstemmed Experiência autobiográfica no ensino médio com foco no sentido da vida a partir das contribuições de Soren Kierkegaard e Viktor Frankl
title_sort Experiência autobiográfica no ensino médio com foco no sentido da vida a partir das contribuições de Soren Kierkegaard e Viktor Frankl
author Souza Junior, Nahor Lopes de
author_facet Souza Junior, Nahor Lopes de
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Filosofia
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cardim, Leandro Neves, 1973-
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza Junior, Nahor Lopes de
contributor_str_mv Cardim, Leandro Neves, 1973-
dc.subject.por.fl_str_mv Kierkegaard, Soren, 1813-1855
Frankl, Viktor Emil, 1905-1997
Existencialismo
Filosofia
topic Kierkegaard, Soren, 1813-1855
Frankl, Viktor Emil, 1905-1997
Existencialismo
Filosofia
description Orientador: Prof. Dr. Leandro Neves Cardim
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-04-10T20:03:54Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-04-10T20:03:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/87406
url https://hdl.handle.net/1884/87406
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/87406/1/R%20-%20D%20-%20NAHOR%20LOPES%20DE%20SOUZA%20JUNIOR.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b1654ff20ee55c4df3b99a219e414a65
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860247754637312