A experiencia de consumo em Shopping Centers : um estudo sobre a surpresa
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Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Resumo: | Orientador: Paulo Henrique Muller Prado |
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Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em AdministraçãoPrado, Paulo Henrique Müller, 1967-Schlemer, Cris Betina2022-12-21T18:31:54Z2022-12-21T18:31:54Z2005https://hdl.handle.net/1884/3061Orientador: Paulo Henrique Muller PradoDissertaçao (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduaçao em Administraçao. Defesa: Curitiba, 2005Inclui bibliografia e anexosÁrea de concentraçao: Estratégia e organizaçoesResumo: Muito pouco se sabe ainda sobre o papel da surpresa no comportamento do consumidor. Os poucos estudos desenvolvidos que abordam esse tema analisam a surpresa e sua influência na satisfação, ou seja, têm seu foco no resultado da emoção e não no seu processo de formação.Visto isso, essa dissertação explora a surpresa, identificando seus antecedentes (experiências surpreendentes anteriores e expectativas) como também as suas conseqüências (respostas afetivas e satisfação), em uma experiência de consumo em shopping center. Essas relações são identificadas com base em uma metodologia de pesquisa diferenciada que usa técnicas projetivas, entrevistas em profundidade e análise de protocolo. Assim, os resultados obtidos evidenciam a relação indireta das experiências surpreendentes anteriores na formação da surpresa, bem como sua atuação direta na formação das expectativas referentes a shoppings centers. Quando não se tem expectativa de previsão a intensidade da surpresa é bem maior, influenciando diretamente a satisfação do consumidor. Contudo, quando o consumidor apresenta essa expectativa, a intensidade da surpresa diminui consideravelmente, atuando de maneira indireta na satisfação do consumidor, amplificando respostas afetivas. Palavras-chave: Surpresa, Respostas Afetivas, Emoções, Satisfação, Varejo, Shopping Center.Abstract: Until today a few studies have been made searching the relation between surprise and the consumer behavior. These analysis the surprise and its influence on satisfaction, or either, they had focus in the result of the emotion, but denied the constitution process. The goal of this study is to explorer the surprise, identifying its antecedents (previous surprising experiences and expectations) as also its consequences (affective responses and satisfaction), in an consumption experience in shopping center. To identify to these relations a differentiated methodology was used, composed of research metods that uses projetiv techniques, depth interviews and protocol analysis. Thus, the results achieved evidence the indirect relation of previous surprising experiences in the formation of the surprise, as well as its direct performance in the formation of the shopping centers expectations. When should expectation is not had, the intensity of the surprise is higher, influencing directly the consumer satisfaction. However, when the consumer presents this expectation, the intensity of the surprise diminishes, acting in indirect way in the consumer satisfaction, amplifying affective responses. Key words: surprise, affective responses, emotions, satisfaction, retail, shopping center.196f. : il., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalCentros comerciaisComportamento do consumidorSatisfação do consumidorTesesA experiencia de consumo em Shopping Centers : um estudo sobre a surpresainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - CRIS BETINA SCHLEMER.pdfapplication/pdf18131169https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/3061/1/R%20-%20D%20-%20CRIS%20BETINA%20SCHLEMER.pdf52bd1517f5bb573d07f1a6bed32e3676MD51open access1884/30612022-12-21 15:31:54.802open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/3061Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-12-21T18:31:54Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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