Uma análise da organização curricular de Língua Portuguesa na transição do 5º para o 6º ano do Ensino Fundamental do município de Colombo para o ensino estadual do Paraná

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brunoro, Viviane
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/55860
Resumo: Orientadora : Suzete P. Bornatto
id UFPR_a64dc0bc35268c01c7363db7ccf9812b
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/55860
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Brunoro, VivianeBornatto, Suzete de PaulaUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico.2020-01-24T19:59:44Z2020-01-24T19:59:44Z2018https://hdl.handle.net/1884/55860Orientadora : Suzete P. BornattoMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Organização do Trabalho PedagógicoInclui referênciasResumo : A presente pesquisa tem como objetivo geral fazer uma análise da organização curricular de língua portuguesa na transição do 5º para o 6º ano do ensino fundamental do município de Colombo para o ensino estadual do Paraná. Foram objetivos específicos da pesquisa identificar e analisar as principais dificuldades apontadas por professores na organização curricular de língua portuguesa na transição do 5º ano de três escolas da rede municipal de Colombo para o 6º ano de um colégio da rede estadual do Paraná. Procurei apontar as semelhanças e diferenças entre os currículos de língua portuguesa prescritos para o 5º e para o 6º ano; verificar de que forma os professores organizam ou participam da organização do currículo de língua portuguesa de 5º e 6º ano nos âmbitos municipal e estadual; investigar se os professores têm algum tipo de formação continuada específica em língua portuguesa, tanto no Município quanto no Estado; verificar como são realizados os planos de trabalho docentes de língua portuguesa de 5º e 6º ano; verificar junto aos docentes como e com que frequência utilizam livro didático nas três escolas municipais e na estadual; analisar alguns cadernos dos alunos para comparar com a proposta curricular; estabelecer um material de referência para docentes de ambas as séries, a fim de favorecer um planejamento compartilhado que propicie maior tranquilidade a alunos e professores, e melhores resultados de aprendizagem. Após toda a análise realizada, o resultado da pesquisa apresentou que nos currículos em si não existem grandes diferenças, mas sim a maneira que cada mantenedora organiza os conteúdos, a existência de um desconhecimento por parte dos professores quanto ao currículo que seus alunos terão ou tiveram no processo de aprendizagem da língua no período de transição, que a prática docente e a concepção existente, ainda são algo distinto, isto observado através dos cadernos. As dificuldades na transição estão além do currículo, outros fatores interferem, sendo este período um desafio na educação.Abstract : The present research has as general objective to make an analysis of the organization of the Portuguese language curriculums in the transition from the 5th to the 6th year of elementary education in the city of Colombo for the state education of Parana. Specific objectives of the research were to identify and analyze the main difficulties pointed out by teachers in the official Portuguese language organization in the transition from the 5th year of three schools in the city of Colombo to the 6th year of a college in the state network of Paraná. I will try to point out the similarities and differences between the Portugueselanguage curriculum prescribed for the 5th and 6th grades; to verify how the teachers organize or participate in the organization of the Portuguese language curriculum of 5th and 6th grade in the areas of the city or state; to investigate whether teachers have some type of specific continuing education in Portuguese, both in the city and in the State; to verify how the work plans of Portuguese teachers of fifth and sixth year are realized; check with teachers how and how often they use textbooks in the three city and state schools; analyze some students' notebooks to compare with the official proposal; establish reference research for teachers of both grades in order to provide shared planning that provides greater peace of mind for students and teachers and better learning outcomes. After all the analysis carried out, the research results showed that in the curriculum itself there are not big differences, but rather the way that each maintainer organizes the contents, the existence of a lack of knowledge on the part of the teachers as to the curriculum that their students will have or had in the process of learning the language in the transition period, that the teaching practice and the existing conception, are still something different, this observed through the notebooks. Difficulties in transition are beyond curriculum, other factors affect, this period being a challenge in education.55 p.application/pdfEnsino fundamentalLingua portuguesaUma análise da organização curricular de Língua Portuguesa na transição do 5º para o 6º ano do Ensino Fundamental do município de Colombo para o ensino estadual do Paranáinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - VIVIANE BRUNORO.pdfapplication/pdf5102338https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/55860/1/R%20-%20E%20-%20VIVIANE%20BRUNORO.pdf203f6816a06debe8899b780f6a972058MD51open access1884/558602020-01-24 16:59:44.486open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/55860Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-01-24T19:59:44Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma análise da organização curricular de Língua Portuguesa na transição do 5º para o 6º ano do Ensino Fundamental do município de Colombo para o ensino estadual do Paraná
title Uma análise da organização curricular de Língua Portuguesa na transição do 5º para o 6º ano do Ensino Fundamental do município de Colombo para o ensino estadual do Paraná
spellingShingle Uma análise da organização curricular de Língua Portuguesa na transição do 5º para o 6º ano do Ensino Fundamental do município de Colombo para o ensino estadual do Paraná
Brunoro, Viviane
Ensino fundamental
Lingua portuguesa
title_short Uma análise da organização curricular de Língua Portuguesa na transição do 5º para o 6º ano do Ensino Fundamental do município de Colombo para o ensino estadual do Paraná
title_full Uma análise da organização curricular de Língua Portuguesa na transição do 5º para o 6º ano do Ensino Fundamental do município de Colombo para o ensino estadual do Paraná
title_fullStr Uma análise da organização curricular de Língua Portuguesa na transição do 5º para o 6º ano do Ensino Fundamental do município de Colombo para o ensino estadual do Paraná
title_full_unstemmed Uma análise da organização curricular de Língua Portuguesa na transição do 5º para o 6º ano do Ensino Fundamental do município de Colombo para o ensino estadual do Paraná
title_sort Uma análise da organização curricular de Língua Portuguesa na transição do 5º para o 6º ano do Ensino Fundamental do município de Colombo para o ensino estadual do Paraná
author Brunoro, Viviane
author_facet Brunoro, Viviane
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Bornatto, Suzete de Paula
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico.
dc.contributor.author.fl_str_mv Brunoro, Viviane
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino fundamental
Lingua portuguesa
topic Ensino fundamental
Lingua portuguesa
description Orientadora : Suzete P. Bornatto
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-01-24T19:59:44Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-01-24T19:59:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/55860
url https://hdl.handle.net/1884/55860
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 55 p.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/55860/1/R%20-%20E%20-%20VIVIANE%20BRUNORO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 203f6816a06debe8899b780f6a972058
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860428908724224