Menos fogo no fogão e mais fogo no púlpito : a pedagogia social nas práticas religiosas de Aimee Semple McPherson (1890-1944)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Skrusinski, Joana Gondim Garcia
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/81292
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Carlos Eduardo Vieira
id UFPR_a66321603cf191b53525356c682ec0b5
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/81292
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoVieira, Carlos Eduardo, 1963-Skrusinski, Joana Gondim Garcia2023-06-07T19:07:53Z2023-06-07T19:07:53Z2022https://hdl.handle.net/1884/81292Orientador: Prof. Dr. Carlos Eduardo VieiraTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 29/11/2022Inclui referências: p. 345-360Resumo: O presente trabalho busca compreender como as práticas religiosas promovidas por mulheres protestantes contribuíram para promover e ampliar a participação feminina na esfera pública a partir da análise histórica da trajetória da religiosa Aimee Semple McPherson (1890-1944). Sustentando a tese de que as estratégias de evangelização colocadas em prática por essa personagem podem ser interpretadas como uma pedagogia social, fundamentada nas ideias de salvação, cura e evangelização. McPherson teve uma trajetória complexa e tortuosa que a levou, não apenas ao engajamento religioso, mas também à projeção da sua figura como uma mulher, líder religiosa e intelectual, atraindo um número significativo de adeptos para a sua denominação religiosa e, por consequência, ganhando visibilidade, respeitabilidade e reconhecimento. Reestruturando e ressignificando as experiências de líderes protestantes que a antecederam. McPherson ampliou as possibilidades da participação feminina tanto no plano religioso quanto no âmbito da esfera pública. Em síntese, McPherson enfrentou resistência à figura feminina em espaços historicamente dominados por homens e, em algumas vezes, confrontou essa resistência e, em outras, a contornou. As fontes desse estudo foram de tipologia variada dentre as quais se destacam: livros, revistas, jornais e iconografias, levantadas em sebos, bibliotecas nacionais e internacionais que estão descritas ao longo do trabalho. Compondo a análise teórica frente a todos os achados, um levantamento foi realizado de literatura especializada interseccionando as áreas de História da Educação, de História dos Intelectuais, da Mulher e da Religião. A relevância dessa pesquisa se deu a partir desses campos de forma a refletir sobre o conceito de gênero com Scott (1995); trajetória, capital e campo com Bourdieu (1998; 2005); práticas e representações com Chartier (2002); redes de sociabilidade com Sirinelli (2003) e do conceito intelectual com Vieira (2011). Ao longo do presente trabalho, o conceito de pedagogia social foi pensado como um método e uma forma de ação, que pode ser utilizado como uma ferramenta diferenciada de projeção nos espaços públicos. A pedagogia social é um método e uma prática capaz de inserir os agentes nos espaços da política, da cultura, da religião e/ou da educação, colaborando como mecanismo de acesso aos espaços públicos e de poder. Sendo assim, a mobilização desse tipo de pedagogia possibilitou que McPherson se moldasse como uma intelectual, de modo a expandir a liderança feminina em campos predominantemente masculinos.Abstract: This paper seeks to understand how the religious practices promoted by Protestant women contributed to increase and expand women participation in the public sphere based on the historical analysis of the trajectory of the religious Aimee Semple McPherson (1890-1944). Supporting the thesis that the evangelization strategies put into practice by this person can be interpreted as a social pedagogy, based on the ideas of salvation, healing, and evangelization. McPherson had a complex and tortuous trajectory that led her not only to religious engagement, but also to the projection of her figure as a woman, religious and intellectual leader, attracting a significant number of followers to her religious denomination and, consequently, gaining visibility, respectability and recognition. Restructuring and re-signifying the experiences of Protestant leaders who preceded her. McPherson expanded the possibilities of female participation both in the religious sphere and in the public sphere. In summary, McPherson faced resistance to the female figure in spaces historically dominated by men and, at times, confronted this resistance and, at others, circumvented it. The sources for this study were of several types, among which we highlight: books, magazines, newspapers, and iconographies, raised in second-hand bookstore, national and international libraries that are described throughout this work. Composing the theoretical analysis in face of all the findings, the present work had the need to conduct a survey in specialized literature intersecting the areas of History of Education, History of Intellectuals, Women and Religion. The relevance of this research occurred from these fields in order to reflect on the concept of gender with Scott (1995), trajectory, capital and field with Bourdieu (1998; 2005), practices and representations with Chartier (2002), networks of sociability with Sirinelli (2003) and the intellectual concept from Vieira (2011). Throughout this work, the concept of social pedagogy was thought of as a method and also an action, which can be used as a differentiated tool for projection in public space. Social pedagogy is a method and a practice capable of inserting agents in the spaces of politics, culture, religion, and/or education, collaborating as mechanisms of access to public spaces and to power. The mobilization of this type of pedagogy enabled McPherson to shape herself as an intellectual, in order to expand female leadership into fields predominantly male.Resumen: El presente trabajo busca comprender como las prácticas religiosas promovidas por mujeres protestantes contribuyeron a promover y ampliar la participación femenina en la esfera pública a partir del análisis histórico de la trayectoria de la religiosa Aimee Semple McPherson (1890-1944). Apoyando la tesis de que las estrategias de evangelización puestas en práctica por este personaje pueden ser interpretadas como una pedagogía social, fundamentada en las ideas de salvación, sanación y evangelización. McPherson tuvo una trayectoria compleja y tortuosa que la llevó no solo al compromiso religioso, sino también a la proyección de su figura como mujer, líder religiosa e intelectual, atrayendo a un número importante de seguidores a su denominación religiosa y, en consecuencia, ganando visibilidad, respetabilidad y reconocimiento. Reestructurar y reformular las experiencias de los líderes protestantes que la precedieron. McPherson amplió las posibilidades de participación femenina tanto en el ámbito religioso como en el público. En resumen, McPherson enfrentó resistencias a la figura femenina en espacios históricamente dominados por hombres y, en ocasiones, enfrentó esta resistencia y, en otras, la sorteó. Las fuentes de este estudio fueron de variado tipo, entre las que se destacan: libros, revistas, diarios e iconografías, levantadas en librerías de libros antiguos, bibliotecas nacionales e internacionales que se describen a lo largo del trabajo. Para componer el análisis teórico a la vista de todos los hallazgos, se realizó un levantamiento de la literatura especializada en la intersección de las áreas de Historia de la Educación, Historia de los Intelectuales, Mujer y Religión. La relevancia de esta investigación partió de estos campos para reflexionar sobre el concepto de género con Scott (1995); trayectoria, capital y campo con Bourdieu (1998; 2005); prácticas y representaciones con Chartier (2002); las redes de sociabilidad con Sirinelli (2003) y el concepto intelectual con Vieira (2011). A lo largo de este trabajo se pensó en el concepto de pedagogía social como un método y una forma de acción, que puede ser utilizada como una herramienta diferenciada de proyección en los espacios públicos. La pedagogía social es un método y una práctica capaz de insertar agentes en los espacios de la política, la cultura, la religión y/o la educación, colaborando como mecanismo de acceso a los espacios públicos y al poder. Así, la movilización de este tipo de pedagogía permitió a McPherson configurarse como intelectual, con el fin de expandir el liderazgo femenino en campos predominantemente masculinos.1 recurso online : PDF.application/pdfEducação - Estudo e ensinoIgreja e educaçãoIgrejas protestantesEducaçãoIgreja e problemas sociaisRelações humanas em criançasMenos fogo no fogão e mais fogo no púlpito : a pedagogia social nas práticas religiosas de Aimee Semple McPherson (1890-1944)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - JOANA GONDIM GARCIA SKRUSINSKI.pdfapplication/pdf29254684https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/81292/1/R%20-%20T%20-%20JOANA%20GONDIM%20GARCIA%20SKRUSINSKI.pdff83d469303cf83d5af3a02cd370a0504MD51open access1884/812922023-06-07 16:07:53.762open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/81292Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-06-07T19:07:53Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Menos fogo no fogão e mais fogo no púlpito : a pedagogia social nas práticas religiosas de Aimee Semple McPherson (1890-1944)
title Menos fogo no fogão e mais fogo no púlpito : a pedagogia social nas práticas religiosas de Aimee Semple McPherson (1890-1944)
spellingShingle Menos fogo no fogão e mais fogo no púlpito : a pedagogia social nas práticas religiosas de Aimee Semple McPherson (1890-1944)
Skrusinski, Joana Gondim Garcia
Educação - Estudo e ensino
Igreja e educação
Igrejas protestantes
Educação
Igreja e problemas sociais
Relações humanas em crianças
title_short Menos fogo no fogão e mais fogo no púlpito : a pedagogia social nas práticas religiosas de Aimee Semple McPherson (1890-1944)
title_full Menos fogo no fogão e mais fogo no púlpito : a pedagogia social nas práticas religiosas de Aimee Semple McPherson (1890-1944)
title_fullStr Menos fogo no fogão e mais fogo no púlpito : a pedagogia social nas práticas religiosas de Aimee Semple McPherson (1890-1944)
title_full_unstemmed Menos fogo no fogão e mais fogo no púlpito : a pedagogia social nas práticas religiosas de Aimee Semple McPherson (1890-1944)
title_sort Menos fogo no fogão e mais fogo no púlpito : a pedagogia social nas práticas religiosas de Aimee Semple McPherson (1890-1944)
author Skrusinski, Joana Gondim Garcia
author_facet Skrusinski, Joana Gondim Garcia
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vieira, Carlos Eduardo, 1963-
dc.contributor.author.fl_str_mv Skrusinski, Joana Gondim Garcia
contributor_str_mv Vieira, Carlos Eduardo, 1963-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação - Estudo e ensino
Igreja e educação
Igrejas protestantes
Educação
Igreja e problemas sociais
Relações humanas em crianças
topic Educação - Estudo e ensino
Igreja e educação
Igrejas protestantes
Educação
Igreja e problemas sociais
Relações humanas em crianças
description Orientador: Prof. Dr. Carlos Eduardo Vieira
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-06-07T19:07:53Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-06-07T19:07:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/81292
url https://hdl.handle.net/1884/81292
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/81292/1/R%20-%20T%20-%20JOANA%20GONDIM%20GARCIA%20SKRUSINSKI.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f83d469303cf83d5af3a02cd370a0504
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860778192535552