Modelo de tradução para acessibilidade de imagens estáticas de objetos de aprendizagem através de impressão tridimensional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sanches, Emilia Christie Picelli
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/55667
Resumo: Orientadora: Profª Drª Cláudia Mara Scudelari de Macedo
id UFPR_a715bd2750995a47b827e083fe1f13f8
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/55667
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Sanches, Emilia Christie PicelliMacedo, Claudia Mara Scudelari deBueno, JulianaUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Design2019-06-17T18:29:40Z2019-06-17T18:29:40Z2018https://hdl.handle.net/1884/55667Orientadora: Profª Drª Cláudia Mara Scudelari de MacedoCoorientadora: Profª. Drª. Juliana BuenoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Design. Defesa : Curitiba, 2018Inclui referências: p. 145-150Resumo: Na área da Educação, há uma necessidade de pesquisas que proporcionem que recursos didáticos se tornem acessíveis para as pessoas cegas. Neste sentido, o estudo de objetos de aprendizagem voltados a este público é fundamental. Para tanto, para serem acessíveis de fato, estes objetos de aprendizagem devem apresentar seu conteúdo de acordo com princípios e recomendações de acessibilidade. Uma imagem tátil se caracteriza como um objeto de aprendizagem e uma forma de transformá-la em acessível ao público cego é por meio da percepção tátil. Sendo assim, esta pesquisa tem por objetivo propor um modelo de tradução de imagens estáticas bidimensionais, existentes em objetos de aprendizagem, em imagens táteis tridimensionais, para utilização da impressão 3D como recurso produtivo, para que se tornem acessíveis aos cegos. Para que o objetivo fosse alcançado, o método proposto é caracterizado como sendo de natureza aplicada, objetivo descritivo e abordagem qualitativa, e foi dividido em 4 fases de execução: modelo de tradução, tradução tátil e impressão 3D, testes com usuários cegos, e cruzamento e análise dos dados. Como resultado, visou-se contribuir com o campo da acessibilidade educacional, apresentando requisitos de produção das imagens táteis através da impressão 3D. Palavras-chave: acessibilidade. objetos de aprendizagem. imagens táteis. impressão 3D.Abstract: On the Education field, there is a need of research that allow didactic resources to become accessible to blind people. In this scope, the study of learning objects towards this public is fundamental. Therefore, to be actually accessible, these learning objects should present themselves accordingly to the principles and recommendations of accessibility. A tactile image is caracterized as a learning object and a way of trasform it to be accessible to the blind public is through the tactile perception. Therefore, this research aims to propose a translation model of these two-dimensional static images, from learning objects, into three-dimensional tactile images, utilizing 3D printing as a manufacturing tool, to be accessible for the blind. To reach this objective, the proposed method is characterized as being of applied nature, descriptive purpose and qualitative approach. It was divided into 4 execution phases: translating model, tactile translation and 3D printing, tests with blind users, and data crossing and analysis. Thus, it is intended to contribute with the accessibility in education, presenting requirements to produce tactile images through 3D printing. Keywords: accessibility. learning objects. tactile images. 3D printing.193 p. : il. (algumas color.).application/pdfXDesign - Aspectos ambientaisAcessibilidadeModelo de tradução para acessibilidade de imagens estáticas de objetos de aprendizagem através de impressão tridimensionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - EMILIA CHRISTIE PICELLI SANCHES.pdfapplication/pdf12193138https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/55667/1/R%20-%20D%20-%20EMILIA%20CHRISTIE%20PICELLI%20SANCHES.pdfbb48d82fc3915da722026b40ca034255MD51open access1884/556672019-06-17 15:29:40.733open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/55667Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-06-17T18:29:40Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Modelo de tradução para acessibilidade de imagens estáticas de objetos de aprendizagem através de impressão tridimensional
title Modelo de tradução para acessibilidade de imagens estáticas de objetos de aprendizagem através de impressão tridimensional
spellingShingle Modelo de tradução para acessibilidade de imagens estáticas de objetos de aprendizagem através de impressão tridimensional
Sanches, Emilia Christie Picelli
X
Design - Aspectos ambientais
Acessibilidade
title_short Modelo de tradução para acessibilidade de imagens estáticas de objetos de aprendizagem através de impressão tridimensional
title_full Modelo de tradução para acessibilidade de imagens estáticas de objetos de aprendizagem através de impressão tridimensional
title_fullStr Modelo de tradução para acessibilidade de imagens estáticas de objetos de aprendizagem através de impressão tridimensional
title_full_unstemmed Modelo de tradução para acessibilidade de imagens estáticas de objetos de aprendizagem através de impressão tridimensional
title_sort Modelo de tradução para acessibilidade de imagens estáticas de objetos de aprendizagem através de impressão tridimensional
author Sanches, Emilia Christie Picelli
author_facet Sanches, Emilia Christie Picelli
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Macedo, Claudia Mara Scudelari de
Bueno, Juliana
Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Design
dc.contributor.author.fl_str_mv Sanches, Emilia Christie Picelli
dc.subject.por.fl_str_mv X
Design - Aspectos ambientais
Acessibilidade
topic X
Design - Aspectos ambientais
Acessibilidade
description Orientadora: Profª Drª Cláudia Mara Scudelari de Macedo
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-06-17T18:29:40Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-06-17T18:29:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/55667
url https://hdl.handle.net/1884/55667
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 193 p. : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/55667/1/R%20-%20D%20-%20EMILIA%20CHRISTIE%20PICELLI%20SANCHES.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv bb48d82fc3915da722026b40ca034255
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860823170154496