Efeito das práticas educativas parentais sobre o comportamento infrator de adolescentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Maria Cristina Neiva de
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/78493
Resumo: Orientadora: Professora Doutora Paula Inez Cunha Gomide
id UFPR_a770ae9b4333969de5a9a56b0289706e
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/78493
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em PsicologiaGomide, Paula Inez CunhaCarvalho, Maria Cristina Neiva de2022-11-03T13:55:00Z2022-11-03T13:55:00Z2003https://hdl.handle.net/1884/78493Orientadora: Professora Doutora Paula Inez Cunha GomideDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em PsicologiaInclui referências: p. 99-111Área de concentração: Psicologia da Infância e da AdolescênciaResumo: O aumento de comportamentos anti-sociais emitidos por adolescentes tem sido objetivo frequente de pesquisas em Psicologia e quando este comportamento confronta-se com a lei, configura-se um campo de estudo interdisciplinar pela estreita relacao com o Direito. A literatura consultada demonstra que as praticas educativas parentais sao propiciadoras e mantenedoras do comportamento antisocial de criancas e adolescentes. Este estudo pretendeu identificar as praticas educativas positivas (monitoria positiva e comportamento moral) e negativas (negligencia, monitoria negativa, disciplina relaxada, punicao inconsistente e abuso fisico) no processo educacional de adolescentes em conflito com a lei. A distribuicao de frequencia destas praticas resultou no estabelecimento do indice de Estilo Parental de Risco para as familias da amostra, a qual foi composta de 41 adolescentes autores de atos infracionais em cumprimento de medida socioeducativa e de protecao, e seus respectivos pais. Os dados foram coletados atraves do Inventario de Estilo Parental de Risco (Gomide, 2003) e de duas questoes abertas que foram formuladas. Tanto para a analise de indice de Estilo Parental de Risco, quanto para o estudo das praticas educativas utilizou-se o teste estatistico de Wilcoxon e a analise de correlacao de Spearman. Os resultados indicaram a media negativa do indice de Estilo Parental de Risco e evidente predominio das praticas educativas negativas que parecem neutralizar o efeito das positivas. Foi realizada analise de discurso das perguntas abertas, a qual indicou que os sujeitos da amostra atribuem predominantemente a causalidade do ato infracional a "mas companhias" mas reconhecem que o auxilio mais adequado ao jovem infrator fundamenta-se em modificacoes nas praticas educativas. O conjunto dos resultados sugere a semelhanca na percepcao entre filho, pai e mae sobre as praticas educativas utilizadas em sua familia e que estas sao de risco, porem ao formularem livremente suas crencas sobre as possiveis causas da infracao, atribuiram a causalidade predominantemente a fatores externos. No entanto, os participantes da pesquisa demonstraram acreditar que mudancas nas relacoes entre os filhos e os pais poderiam auxiliar o adolescente na situacao vivida atualmente de estar em conflito com a lei.Abstract: The increase of anti-social behaviors by adolescents has frequently been object of Psychology research and whenever such behaviors confront law, a whole new field of interdisciplinary study opens up due to the close relationship of the subject with Law. Literature reviewed demonstrates that parental educational practices encourage and maintain anti-social behavior in children and adolescents. This study aimed at identifying both positive educational practices (positive monitoring and moral behavior) and negative (negligence, negative monitoring, relaxed discipline, inconsistent punishment and physical abuse) in the educational process of adolescents who act offensively. Frequency distribution of such practices led to setting forth a rate of Risky Parental Style for the sample families, made up of 41 adolescents who had given offense and were serving a special sentence as a social-educational and protective measure, along with their respective parents. Data were collected through the Inventory of Risky Parental Style .(Gomide, 2003) and two other open questions addressed. Both for the analysis of the Risky Parental Style and for the study of educational practices, the Wilcoxon statistical test and the correlation analysis of Spearman were used. Results indicated negative mean rate of the Risky Parental Style and an evident prevalence of negative educational practices that seem to neutralize the effect of the positive ones. A speech analysis of the open questions was carried out, which indicated that individuals of the sample predominantly related the cause of the offense to the "bad company" but acknowledge that the best assistance to the offensive youngster is based on changes in the educational practices. The set of results suggests a similarity of perception between child, father and mother about the educational practices adopted in the family and the realization that they involve risk; however when freely formulating their beliefs about the possible cause of the offence, they assigned the liability predominantly to external factors. Yet, the participants of the survey seemed to believe that changes in the relationship between parents and children could help the latter in facing the current situation of law infringement.xii., 132 f. : il. color., grafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalDeliquentesAdolescentesPais e filhos - EducaçãoFamíliaCrianças-problemaDelinquência juvenilMenores (Direito)TesesPsicologiaEfeito das práticas educativas parentais sobre o comportamento infrator de adolescentesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - MARIA CRISTINA NEIVA DE CARVALHO.pdfapplication/pdf31246482https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/78493/1/D%20-%20MARIA%20CRISTINA%20NEIVA%20DE%20CARVALHO.pdf4e40ba4a344628cf136a65a2d7afb87cMD51open access1884/784932022-11-03 10:55:00.611open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/78493Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-11-03T13:55Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Efeito das práticas educativas parentais sobre o comportamento infrator de adolescentes
title Efeito das práticas educativas parentais sobre o comportamento infrator de adolescentes
spellingShingle Efeito das práticas educativas parentais sobre o comportamento infrator de adolescentes
Carvalho, Maria Cristina Neiva de
Deliquentes
Adolescentes
Pais e filhos - Educação
Família
Crianças-problema
Delinquência juvenil
Menores (Direito)
Teses
Psicologia
title_short Efeito das práticas educativas parentais sobre o comportamento infrator de adolescentes
title_full Efeito das práticas educativas parentais sobre o comportamento infrator de adolescentes
title_fullStr Efeito das práticas educativas parentais sobre o comportamento infrator de adolescentes
title_full_unstemmed Efeito das práticas educativas parentais sobre o comportamento infrator de adolescentes
title_sort Efeito das práticas educativas parentais sobre o comportamento infrator de adolescentes
author Carvalho, Maria Cristina Neiva de
author_facet Carvalho, Maria Cristina Neiva de
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gomide, Paula Inez Cunha
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Maria Cristina Neiva de
contributor_str_mv Gomide, Paula Inez Cunha
dc.subject.por.fl_str_mv Deliquentes
Adolescentes
Pais e filhos - Educação
Família
Crianças-problema
Delinquência juvenil
Menores (Direito)
Teses
Psicologia
topic Deliquentes
Adolescentes
Pais e filhos - Educação
Família
Crianças-problema
Delinquência juvenil
Menores (Direito)
Teses
Psicologia
description Orientadora: Professora Doutora Paula Inez Cunha Gomide
publishDate 2003
dc.date.issued.fl_str_mv 2003
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-11-03T13:55:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-11-03T13:55:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/78493
url https://hdl.handle.net/1884/78493
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv xii., 132 f. : il. color., grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/78493/1/D%20-%20MARIA%20CRISTINA%20NEIVA%20DE%20CARVALHO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4e40ba4a344628cf136a65a2d7afb87c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860731596963840