Formação do professor-leitor : os sentidos atribuídos às leituras e as suas histórias de leituras
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/89392 |
Resumo: | Orientadora: Profª Drª. Sonia M. C. Haracemiv |
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Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoHaracemiv, Sonia Maria Chaves, 1950-Retamero, Fabiana Paulino Alexandre2024-08-15T12:26:02Z2024-08-15T12:26:02Z2024https://hdl.handle.net/1884/89392Orientadora: Profª Drª. Sonia M. C. HaracemivTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 25/03/2024Inclui referênciasÁrea de concentração: EducaçãoResumo: O Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), na edição de 2018, indicou que o Brasil tem baixa proficiência em leitura se comparado com outros 78 países que participaram da avaliação. Segundo os resultados da avaliação, 50% dos estudantes brasileiros, com 15 anos de idade, não possuem proficiência em leitura para o exercício da cidadania. Esses índices baixos permanecem estagnados desde 2009. (INEP, 2019). Esses resultados refletem também nos índices que mostram o quanto os brasileiros leem. Embora muito se fale da importância da leitura, o discurso que valoriza o hábito de ler parece não convencer 48% dos brasileiros, que conforme Agência Brasil (2020) "não leram nenhum livro nos últimos cinco anos". Os resultados do PISA 2022 não foram mais animadores, pois segundo resultados divulgados pelo INEP (2024), "dos estudantes brasileiros, 50% tiveram baixo desempenho nesta disciplina (abaixo do nível 2). Apenas 2% dos brasileiros atingiram alto desempenho em leitura (nível 5 ou superior)." A leitura precede a escrita e a oralidade, assim sendo quem não lê, mal escreve e pode não falar com argumentos próprios. Assim, este projeto centra-se na formação do professor-leitor, sendo que a proposta de pesquisa visa analisar os sentidos atribuídos às leituras pelos docentes como elemento de formação a partir de suas histórias de leituras. A questão norteadora do trabalho é como formar o professor-leitor, de modo que a prática de leitura seja ampliada. Como aporte teórico utilizar-se-á as reflexões de Freire (2011) quanto a importância do ato de ler para atuar como cidadão consciente, de Góes (2010) que apresenta uma introdução a literatura para crianças e jovens, Goulemot (2001) que fala sobre sentidos da leitura, Kleiman (2011) que comenta que ler envolve conhecimentos linguísticos e de mundo, que são considerados uma atividade cognitiva e metacognitiva, entre outros. Ainda objetivando a elaboração de um referencial de análises para a obtenção de um conhecimento compreensivo da formação do professor-leitor terá a contribuição de Orlandi (2003, 2012, 2015), sobre a leitura numa perspectiva discursiva. A pesquisa se caracteriza pelo enfoque qualitativo, tendo como eixo epistemológico o materialismo dialético, e será do tipo pesquisa-ação, pois intenciona a participação de pesquisador e participantes em oficinas de leitura e estudo, que objetiva à transformação participativa, na qual os professores envolvidos e pesquisadora interagem na produção de novos conhecimentos. Este processo terá como participantes os professores que atuam no setor pedagógico de seis unidades escolares de Educação Básica, nos estados do Amazonas e Roraima, na rede de ensino privado. Os dados serão analisados a partir dos fundamentos metodológicos da Análise do Discurso (Orlandi, 2014). Essa pesquisa intencionou contribuir para a formação de professores com vista a torná-los leitores competentes, que apreciem a leitura e que compreendam, interpretem, relacionem e argumentem a partir de outras muitas leituras.Abstract: The International Student Assessment Program (Pisa), in the 2018 edition, indicated that Brazil has low reading proficiency compared to 78 other countries that participated in the assessment. According to the results of the evaluation, 50% of Brazilian students, aged 15, do not have reading proficiency to exercise citizenship. These low rates have remained stagnant since 2009. (INEP, 2019). These results are also reflected in the indexes that show how much Brazilians read. Although much is said about the importance of reading, the discourse that values the habit of reading does not seem to convince 48% of Brazilians, who, according to Agência Brasil (2020) "have not read any book in the last five years". The PISA 2022 results were no longer encouraging, as according to results released by INEP (2024), "of Brazilian students, 50% performed poorly in this subject (below level 2). Only 2% of Brazilians achieved high performance in reading (level 5 or higher)." Reading precedes writing and speaking, so those who don't read barely write and may not speak with their own arguments. Thus, this project focuses on teacher-reader training, and the research proposal aims to analyze the meanings attributed to readings by teachers as an element of training based on their reading stories. The guiding question of the work is how to train the teacher-reader, so that reading practice is expanded. As a theoretical contribution, we will use the reflections of Freire (2011) regarding the importance of the act of reading to act as a conscious citizen, of Góes (2010) who presents an introduction to literature for children and young people, Goulemot (2001) who speaks on the meanings of reading, Kleiman (2011) who comments that reading involves linguistic and world knowledge, which are considered a cognitive and metacognitive activity, among others. Still aiming to develop an analytical framework to obtain comprehensive knowledge of teacher-reader training, there will be the contribution of Orlandi (2003, 2012, 2015), on reading from a discursive perspective. The research is characterized by a qualitative approach, with dialectical materialism as its epistemological axis, and will be of the action research type, as it intends the participation of researcher and participants in reading and study workshops, which aims at participatory transformation, in which the teachers involved and researcher interact in the production of new knowledge. This process will have as participants teachers who work in the pedagogical sector of six Basic Education school units, in the states of Amazonas and Roraima, in the private education network. The data will be analyzed based on the methodological foundations of Discourse Analysis (Orlandi, 2014). This research intended to contribute to the training of teachers with a view to making them competent readers, who enjoy reading and who understand, interpret, relate and argue based on many other readings.1 recurso online : PDF.application/pdfLeitura - HistóriaProfessores - FormaçãoEducaçãoFormação do professor-leitor : os sentidos atribuídos às leituras e as suas histórias de leiturasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - FABIANA PAULINO ALEXANDRE RETAMERO.pdfapplication/pdf1983279https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/89392/1/R%20-%20T%20-%20FABIANA%20PAULINO%20ALEXANDRE%20RETAMERO.pdfac45028de008533e0a876fbd82a6081fMD51open access1884/893922024-08-15 09:26:02.53open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/89392Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-08-15T12:26:02Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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