Suavização do consumo no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leonardi, Lucas Henrique Braga, 1991-
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/79415
Resumo: Orientador: Adriana Sbicca
id UFPR_a7c77b375f2779f2713d9019cde76e99
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/79415
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Leonardi, Lucas Henrique Braga, 1991-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências EconômicasFernandes, Adriana Sbicca, 1969-2022-10-10T19:41:41Z2022-10-10T19:41:41Z2013https://hdl.handle.net/1884/79415Orientador: Adriana SbiccaMonografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências EconômicasResumo: O consumo agregado é uma das series macroeconômicas de maior relevância na economia e é um fator fundamental em qualquer análise de bem-estar da sociedade. Logo, a compreensão do seu processo de decisão é fundamental para diversas análises econômicas. As principais teorias que tentam explicar a decisão de consumo são a teoria da renda permanente de Milton Friedman, que trata da suavização do consumo, e a de John Maynard Keynes, que trata a decisão de consumo como sendo diretamente relacionada a renda corrente do indivíduo. Assim, diversos estudos tentaram apresentar evidências empíricas para cada uma das teorias descritas acima, contudo houve muitas divergências entre os resultados que encontraram. Desta forma, alguns estudos demonstraram que a renda corrente realmente afeta diretamente o consumo e, em outros estudos mais recentes, observa-se que o consumidor pode estar suavizando seu consumo. Em relação a dois estudos que utilizaram dados brasileiros, observou-se que as transformações na estrutura econômica no período de 2008 a 2013, corroboraram para uma nova tendência de suavização do consumo no Brasil. Contudo, · essa transformação pode estar relacionada com uma demanda reprimida ou uma mudança transitória do agregado crédito. Assim, como existem várias divergências em relação ao processo de decisão a respeito da variável consumo, este trabalho tem como objetivo analisar duas diferentes teorias do consumo e algumas análises econométricas mais recentes que testam as hipóteses de cada uma das teorias.32 f.application/pdfConsumo (Economia)Suavização do consumo no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALLUCAS-H-BRAGA-LEONARDI.pdfapplication/pdf2518657https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/79415/1/LUCAS-H-BRAGA-LEONARDI.pdfb7b4de7d792dd63af50f11d9b7b50342MD51open access1884/794152022-10-10 16:41:41.814open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/79415Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-10-10T19:41:41Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Suavização do consumo no Brasil
title Suavização do consumo no Brasil
spellingShingle Suavização do consumo no Brasil
Leonardi, Lucas Henrique Braga, 1991-
Consumo (Economia)
title_short Suavização do consumo no Brasil
title_full Suavização do consumo no Brasil
title_fullStr Suavização do consumo no Brasil
title_full_unstemmed Suavização do consumo no Brasil
title_sort Suavização do consumo no Brasil
author Leonardi, Lucas Henrique Braga, 1991-
author_facet Leonardi, Lucas Henrique Braga, 1991-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas
dc.contributor.author.fl_str_mv Leonardi, Lucas Henrique Braga, 1991-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fernandes, Adriana Sbicca, 1969-
contributor_str_mv Fernandes, Adriana Sbicca, 1969-
dc.subject.por.fl_str_mv Consumo (Economia)
topic Consumo (Economia)
description Orientador: Adriana Sbicca
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-10T19:41:41Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-10-10T19:41:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/79415
url https://hdl.handle.net/1884/79415
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 32 f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/79415/1/LUCAS-H-BRAGA-LEONARDI.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b7b4de7d792dd63af50f11d9b7b50342
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860842597122048