Uma Encarnação do conceito de virtude : a dança como fator civilizador do indivíduo aristocrático italiano do quattrocento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tomass, Izis Dellatre Bonfim, 1992-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/63413
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Paulo Vieira Neto
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spelling Tomass, Izis Dellatre Bonfim, 1992-Wosniak, Cristiane do RocioUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em FilosofiaVieira Neto, Paulo, 1964-2020-09-01T23:05:50Z2020-09-01T23:05:50Z2019https://hdl.handle.net/1884/63413Orientador: Prof. Dr. Paulo Vieira NetoCoorientadora: Profa. Dra. Cristiane do Rocio WosniakDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Defesa : Curitiba, 14/01/2019Inclui referências: p. 288-292Resumo: Ao se estudar o processo civilizatório que ocorreu no início do Renascimento europeu ocidental, é mister entender o cenário do século XV italiano, no qual cortes e governos já adotavam para si uma agenda civilizatória, operante na formação e negociação de identidade da aristocracia. Em tal agenda, como não poderia deixar de ser, a incorporação dessa civilização nos corpos atuantes por entre esses espaços aristocratas era fundamental. Não à toa, fora precisamente neste contexto que surgiram os considerados, até a presente data, primeiros tratados da dança ocidental. Nestes tratados, cujas traduções para o português brasileiro figuram como apêndice nesta dissertação, os mestres da dança italiana, Domenico da Piacenza e Guglielmo de Ebreo, formulam fundamentos teóricos para o dançar, amparados tanto por elementos filosóficos, quanto pela etiqueta social da época, a qual entendia que, quanto mais virtuosos fossem os modos de um indivíduo, mais civilizado ele seria. Como resultado, temos uma atividade social que já se exercia pelas cortes nos séculos anteriores, mas que, agora, tanto é explicitamente cooptada para auxiliar na incorporação da civilização nos corpos, quanto, ao mesmo tempo, passa a incorporar tais elementos sociais em seus princípios e regras práticas. Esta dissertação pretende, portanto, perscrutar os caminhos pelos quais esse duplo procedimento ocorrera, além de analisar as suas consequências práticas para a conjuntura italiana do período. Palavras-chave: Quattrocento. Dança. Virtude. Civilização. Domenico da Piacenza. Guglielmo de Ebreo.Abstract: In order to study the civilizing process that took place at the beginning of the Western European Renaissance, it is necessary to understand the scenario of the fifteenth century in Italy, in which courts and governments already adopted for themselves a civilizing agenda, active in the formation and negotiation of the aristocracy's identity. In such agenda, the incorporation of this civilization into the existing bodies among these aristocratic spaces was fundamental. No wonder it was precisely in this context that the so-called early treatises of Western dance emerged. In these treatises, whose translations into Brazilian Portuguese are appended to this dissertation, the masters of Italian dance, Domenico da Piacenza and Guglielmo de Ebreo, formulate theoretical foundations for dance, supported by both philosophical elements and the social etiquette of the period, which understood that the more virtuous an individual's manner was, the more civilized he would be. As a result, we have a social activity that was already practiced by the courts in previous centuries, but which is now explicitly co-opted to assist in the incorporation of civilization into the bodies, and at the same time it incorporates such social elements into its principles and practical rules. This dissertation therefore seeks to examine the ways in which this double procedure had taken place and to analyze its practical consequences for the Italian conjuncture of the period. Keywords: Quattrocento. Dance. Virtue. Civilization. Domenico da Piacenza. Guglielmo de Ebreo.292 p. : il.application/pdfVirtude - Crítica, interpretação, etc. - Reflexão (Filosofia)Civilização - HistóriaDança - HistóriaItália - CivilizaçãoItalia - Historia antigaFilosofiaUma Encarnação do conceito de virtude : a dança como fator civilizador do indivíduo aristocrático italiano do quattrocentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - IZIS DELLATRE BONFIM TOMASS.pdfapplication/pdf10652586https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/63413/1/R%20-%20D%20-%20IZIS%20DELLATRE%20BONFIM%20TOMASS.pdfa705289077b7fb78f42fb4404d14a582MD51open access1884/634132020-09-01 20:05:50.529open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/63413Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-09-01T23:05:50Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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