Teoria do agir comunicativo e novas perspectivas de ensino/aprendizagem : filosofia e emancipação no ensino médio técnico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/68020 |
Resumo: | Orientadora: Prof.a. Dra. Verônica Ferreira Bahr Calazans |
id |
UFPR_a86626bb49c9b161a1368bd21ceb44f3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/68020 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Anjos, Rodolfo Cabral dos, 1994-Calazans, Veronica Ferreira Bahr, 1979-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Filosofia2020-09-29T21:29:59Z2020-09-29T21:29:59Z2020https://hdl.handle.net/1884/68020Orientadora: Prof.a. Dra. Verônica Ferreira Bahr CalazansDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Defesa : Curitiba, 04/03/2020Inclui referências: p. 94-97Resumo: Esta dissertação é o resultado da pesquisa que desenvolvemos durante o curso Mestrado Profissional em Filosofia, na linha de pesquisa filosofia e ensino, para a obtenção do grau de mestre. O objetivo geral deste trabalho é analisar as potencialidades presentes na teoria habermasiana do agir comunicativo de promover um ensino emancipatório de filosofia. Este, diferentemente da proposta idealista kantiana, centrada nos imperativos categóricos e apriori do sujeito, propõe-se a posteriori, por via dialógica, levar a um consenso racionalmente motivado. Participaram desta pesquisa, em sua aplicação prática, 28 (vinte e oito) alunos entre 17 e 18 anos, que compunham uma turma de terceiro ano, do curso de educação profissional técnica de nível médio da UTFPR. Recorremos a questionários e entrevistas com grupos focais antes e depois da nossa intervenção prática, a fim de conseguirmos mensurar a nossa hipótese, a saber: o quanto a teoria habermasiana, seja enquanto referencial teórico presente no currículo, seja enquanto teoria que ilumina a prática docente, auxilia em uma maior autonomia ante uma percepção crítica da sociedade. Percebemos, com a ajuda de critérios pré-estabelecidos, que o apelo provocado por uma racionalidade comunicativa nos moldes habermasianos nos alunos amplia tanto quantitativamente, quanto e sobretudo qualitativamente a sua formação da vontade e consequentemente, dando-lhes mais autonomia de análise e posicionamento. Aqui pretende-se apontar para novas possibilidades de abordar a relação ensino/aprendizagem e emancipação, partindo de uma racionalidade comunicativa, e não encerrar um debate que ecoa no horizonte do ensino de filosofia no Brasil há tantos anos. Palavras-chave: Agir Comunicativo. Emancipação. Ensino de filosofia.Abstract: This dissertation is the result of the research that we have developed during the Professional Masters in philosophy, in the "philosophy and teaching" research line, in order to accomplish the master's degree. The main objective of this work in to analyze the potentialities which are in the habermasian theory of communicative action in promoting an emancipatory philosophy teaching. This one, differently from Kant's Idealism's proposal, centered on categorical imperatives and the subject's a priori, proposes itself a posteriori, through dialogical way, to take to a rationally motivated consensus. Twenty-eight (28) between 17 and 18 year old students, that were part of a third grade high school at the course of professional technical education of UTFPR, have participated at this research. We have made use of questionnaires and interviews with focalized groups before and after our practical intervention, in order to be able to measure our hypothesis, which is: how much the Habermasian theory, either as theoretical reference present in the curriculum, or as theory that illuminates the teaching practice, helps to achieve a bigger autonomy before a critical perception of the society. We have realized, with the aid of pre-established criteria, that the provoked call for a communicative rationality on the students along the lines of Habermas enlarges, both quantitatively and mainly qualitatively, its will-formation and, consequently, providing them more analysis and positioning autonomy. It's intended here to point to new possibilities of approaching the teaching/learning and emancipation relationship, starting from a communicative rationality, and not finishing a debate that echoes in the horizon of the philosophy teaching in Brazil for so many years. Keywords: Communicative action. Emancipation. Philosophy teaching.129 p. : il. (algumas color.).application/pdfHabermas, Jurgen, 1929 - Crítica e interpretaçãoFilosofiaTeoria do agir comunicativo e novas perspectivas de ensino/aprendizagem : filosofia e emancipação no ensino médio técnicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - RODOLFO CABRAL DOS ANJOS.pdfapplication/pdf1188954https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/68020/1/R%20-%20D%20-%20RODOLFO%20CABRAL%20DOS%20ANJOS.pdf02fe1ef3aa25337beed345cf864a92e9MD51open access1884/680202020-09-29 18:29:59.144open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/68020Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-09-29T21:29:59Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Teoria do agir comunicativo e novas perspectivas de ensino/aprendizagem : filosofia e emancipação no ensino médio técnico |
title |
Teoria do agir comunicativo e novas perspectivas de ensino/aprendizagem : filosofia e emancipação no ensino médio técnico |
spellingShingle |
Teoria do agir comunicativo e novas perspectivas de ensino/aprendizagem : filosofia e emancipação no ensino médio técnico Anjos, Rodolfo Cabral dos, 1994- Habermas, Jurgen, 1929 - Crítica e interpretação Filosofia |
title_short |
Teoria do agir comunicativo e novas perspectivas de ensino/aprendizagem : filosofia e emancipação no ensino médio técnico |
title_full |
Teoria do agir comunicativo e novas perspectivas de ensino/aprendizagem : filosofia e emancipação no ensino médio técnico |
title_fullStr |
Teoria do agir comunicativo e novas perspectivas de ensino/aprendizagem : filosofia e emancipação no ensino médio técnico |
title_full_unstemmed |
Teoria do agir comunicativo e novas perspectivas de ensino/aprendizagem : filosofia e emancipação no ensino médio técnico |
title_sort |
Teoria do agir comunicativo e novas perspectivas de ensino/aprendizagem : filosofia e emancipação no ensino médio técnico |
author |
Anjos, Rodolfo Cabral dos, 1994- |
author_facet |
Anjos, Rodolfo Cabral dos, 1994- |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Calazans, Veronica Ferreira Bahr, 1979- Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Filosofia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Anjos, Rodolfo Cabral dos, 1994- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Habermas, Jurgen, 1929 - Crítica e interpretação Filosofia |
topic |
Habermas, Jurgen, 1929 - Crítica e interpretação Filosofia |
description |
Orientadora: Prof.a. Dra. Verônica Ferreira Bahr Calazans |
publishDate |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-09-29T21:29:59Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-09-29T21:29:59Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/68020 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/68020 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
129 p. : il. (algumas color.). application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/68020/1/R%20-%20D%20-%20RODOLFO%20CABRAL%20DOS%20ANJOS.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
02fe1ef3aa25337beed345cf864a92e9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898808991416320 |