Teoria do agir comunicativo e novas perspectivas de ensino/aprendizagem : filosofia e emancipação no ensino médio técnico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Anjos, Rodolfo Cabral dos, 1994-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/68020
Resumo: Orientadora: Prof.a. Dra. Verônica Ferreira Bahr Calazans
id UFPR_a86626bb49c9b161a1368bd21ceb44f3
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/68020
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Anjos, Rodolfo Cabral dos, 1994-Calazans, Veronica Ferreira Bahr, 1979-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Filosofia2020-09-29T21:29:59Z2020-09-29T21:29:59Z2020https://hdl.handle.net/1884/68020Orientadora: Prof.a. Dra. Verônica Ferreira Bahr CalazansDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Defesa : Curitiba, 04/03/2020Inclui referências: p. 94-97Resumo: Esta dissertação é o resultado da pesquisa que desenvolvemos durante o curso Mestrado Profissional em Filosofia, na linha de pesquisa filosofia e ensino, para a obtenção do grau de mestre. O objetivo geral deste trabalho é analisar as potencialidades presentes na teoria habermasiana do agir comunicativo de promover um ensino emancipatório de filosofia. Este, diferentemente da proposta idealista kantiana, centrada nos imperativos categóricos e apriori do sujeito, propõe-se a posteriori, por via dialógica, levar a um consenso racionalmente motivado. Participaram desta pesquisa, em sua aplicação prática, 28 (vinte e oito) alunos entre 17 e 18 anos, que compunham uma turma de terceiro ano, do curso de educação profissional técnica de nível médio da UTFPR. Recorremos a questionários e entrevistas com grupos focais antes e depois da nossa intervenção prática, a fim de conseguirmos mensurar a nossa hipótese, a saber: o quanto a teoria habermasiana, seja enquanto referencial teórico presente no currículo, seja enquanto teoria que ilumina a prática docente, auxilia em uma maior autonomia ante uma percepção crítica da sociedade. Percebemos, com a ajuda de critérios pré-estabelecidos, que o apelo provocado por uma racionalidade comunicativa nos moldes habermasianos nos alunos amplia tanto quantitativamente, quanto e sobretudo qualitativamente a sua formação da vontade e consequentemente, dando-lhes mais autonomia de análise e posicionamento. Aqui pretende-se apontar para novas possibilidades de abordar a relação ensino/aprendizagem e emancipação, partindo de uma racionalidade comunicativa, e não encerrar um debate que ecoa no horizonte do ensino de filosofia no Brasil há tantos anos. Palavras-chave: Agir Comunicativo. Emancipação. Ensino de filosofia.Abstract: This dissertation is the result of the research that we have developed during the Professional Masters in philosophy, in the "philosophy and teaching" research line, in order to accomplish the master's degree. The main objective of this work in to analyze the potentialities which are in the habermasian theory of communicative action in promoting an emancipatory philosophy teaching. This one, differently from Kant's Idealism's proposal, centered on categorical imperatives and the subject's a priori, proposes itself a posteriori, through dialogical way, to take to a rationally motivated consensus. Twenty-eight (28) between 17 and 18 year old students, that were part of a third grade high school at the course of professional technical education of UTFPR, have participated at this research. We have made use of questionnaires and interviews with focalized groups before and after our practical intervention, in order to be able to measure our hypothesis, which is: how much the Habermasian theory, either as theoretical reference present in the curriculum, or as theory that illuminates the teaching practice, helps to achieve a bigger autonomy before a critical perception of the society. We have realized, with the aid of pre-established criteria, that the provoked call for a communicative rationality on the students along the lines of Habermas enlarges, both quantitatively and mainly qualitatively, its will-formation and, consequently, providing them more analysis and positioning autonomy. It's intended here to point to new possibilities of approaching the teaching/learning and emancipation relationship, starting from a communicative rationality, and not finishing a debate that echoes in the horizon of the philosophy teaching in Brazil for so many years. Keywords: Communicative action. Emancipation. Philosophy teaching.129 p. : il. (algumas color.).application/pdfHabermas, Jurgen, 1929 - Crítica e interpretaçãoFilosofiaTeoria do agir comunicativo e novas perspectivas de ensino/aprendizagem : filosofia e emancipação no ensino médio técnicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - RODOLFO CABRAL DOS ANJOS.pdfapplication/pdf1188954https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/68020/1/R%20-%20D%20-%20RODOLFO%20CABRAL%20DOS%20ANJOS.pdf02fe1ef3aa25337beed345cf864a92e9MD51open access1884/680202020-09-29 18:29:59.144open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/68020Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-09-29T21:29:59Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Teoria do agir comunicativo e novas perspectivas de ensino/aprendizagem : filosofia e emancipação no ensino médio técnico
title Teoria do agir comunicativo e novas perspectivas de ensino/aprendizagem : filosofia e emancipação no ensino médio técnico
spellingShingle Teoria do agir comunicativo e novas perspectivas de ensino/aprendizagem : filosofia e emancipação no ensino médio técnico
Anjos, Rodolfo Cabral dos, 1994-
Habermas, Jurgen, 1929 - Crítica e interpretação
Filosofia
title_short Teoria do agir comunicativo e novas perspectivas de ensino/aprendizagem : filosofia e emancipação no ensino médio técnico
title_full Teoria do agir comunicativo e novas perspectivas de ensino/aprendizagem : filosofia e emancipação no ensino médio técnico
title_fullStr Teoria do agir comunicativo e novas perspectivas de ensino/aprendizagem : filosofia e emancipação no ensino médio técnico
title_full_unstemmed Teoria do agir comunicativo e novas perspectivas de ensino/aprendizagem : filosofia e emancipação no ensino médio técnico
title_sort Teoria do agir comunicativo e novas perspectivas de ensino/aprendizagem : filosofia e emancipação no ensino médio técnico
author Anjos, Rodolfo Cabral dos, 1994-
author_facet Anjos, Rodolfo Cabral dos, 1994-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Calazans, Veronica Ferreira Bahr, 1979-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Filosofia
dc.contributor.author.fl_str_mv Anjos, Rodolfo Cabral dos, 1994-
dc.subject.por.fl_str_mv Habermas, Jurgen, 1929 - Crítica e interpretação
Filosofia
topic Habermas, Jurgen, 1929 - Crítica e interpretação
Filosofia
description Orientadora: Prof.a. Dra. Verônica Ferreira Bahr Calazans
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-09-29T21:29:59Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-09-29T21:29:59Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/68020
url https://hdl.handle.net/1884/68020
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 129 p. : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/68020/1/R%20-%20D%20-%20RODOLFO%20CABRAL%20DOS%20ANJOS.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 02fe1ef3aa25337beed345cf864a92e9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898808991416320