Entre lápis e pincéis : o ensino de desenho e pintura na Escola de Belas Artes e Indústrias do Paraná (1886-1917)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cadori, Sabrina Rosa
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1884/41134
Resumo: Orientadora: Profª Drª Dulce Regina Baggio Osinski
id UFPR_a8a226e0d72ed6ac78fbef95fe44f14d
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/41134
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Cadori, Sabrina RosaUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoOsinski, Dulce Regina Baggio, 1962-2016-02-12T18:52:20Z2016-02-12T18:52:20Z2015http://hdl.handle.net/1884/41134Orientadora: Profª Drª Dulce Regina Baggio OsinskiDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 28/09/2015Inclui referências : f. 266-276Resumo: Esta pesquisa, intitulada Entre lápis e pincéis: o ensino de desenho e pintura na Escola de Belas Artes e Indústrias do Paraná (1886-1917) objetiva analisar o ensino de desenho e pintura no contexto curitibano a partir da criação da Aula de Desenho e Pintura, em 1886, por Antônio Mariano de Lima. Notadamente investiga os métodos de ensino utilizados nessa instituição durante o período em que se tornou Escola de Belas Artes e Indústrias do Paraná, nomenclatura mais difundida nas pesquisas, encerrando o recorte temporal quando a mesma sofre transformações institucionais significativas, tornando-se uma escola dirigida exclusivamente ao público feminino e recebendo o nome de Escola Profissional Feminina, em 1917. Esse estudo engloba a criação da escola, o período de permanência de seu fundador na direção da escola, que possui maior volume de fontes, culminando com início da atuação e permanência de sua ex-aluna e esposa Maria da Conceição Aguiar de Lima como diretora. Posteriormente, essa Instituição ainda recebeu outras nomenclaturas para atender às mudanças filosóficas, curriculares e políticas. Para a realização deste estudo foram necessárias pesquisas sobre a Curitiba do século XIX, conhecimento sobre as instituições do Rio de Janeiro que serviram de modelo para escola, as vertentes vigentes no Brasil, bem como, a análise de trabalhos de alunos e o reconhecimento neles de alguns métodos de ensino, identificando a contribuição dada para a história das artes plásticas e do ensino de arte na cidade, suas mudanças e permanências a partir de fotografias deste período que possibilitaram também a identificação da metodologia de artes e ofícios para a juventude. Para tanto, a operação historiográfica se debruçou sobre o cruzamento dos documentos apurados, entre eles: documentos oficiais, relatórios, periódicos, manuscritos, fotografias e obras de arte (pinturas, esculturas e gravuras) bem como na análise amparada por um estudo bibliográfico no âmbito das questões de cultura escolar a partir dos conceitos de Julia e Bittencourt e as reflexões de Goodson sobre currículo, pautando o diálogo com autores do ensino de arte, ensino de desenho e pintura, e da linha de história e historiografia da educação e autores que discutem a imagem enquanto representação como Joly e a compreensão de Souza sobre fotografia como objetos de estudo, entre outros. Ao longo da pesquisa pôde-se concluir que os métodos utilizados estavam em consonância com os procedimentos em voga no país, principalmente com as discussões europeias relacionadas ao ensino de desenho, que valorizavam as relações dessa linguagem como meio de preparação para o trabalho. Importa destacar também que a formação do currículo e o desmembramento do mesmo para o ensino da arte visavam a ampliação do universo cultural dos indivíduos, dentro de um ideário civilizatório de educação do povo por meio da arte. Palavras-chave: Ensino. Desenho e Pintura. Escola de Belas Artes e Indústrias. Paraná.Abstract: This research, whose title is "Between pencil and paper: teaching drawing and painting at the Paraná School of Arts and Industries (1886-1917) is intended to analyse the activity of teaching design and painting in Curitiba from 1886 on, when Antônio Mariano Lima inaugurated the Class of Design and Painting. It investigates particularly the methods of teaching adopted by that institution during the period when the Class of Design and Painting became Paraná School of Arts and Industries. This new name prevails in the literature about the institution, determining the temporal period when it undergoes important institutional transformations and turns to be named Professional School for Women, in 1917. The present research encompasses the foundation of the school, the period when its founder inaugurated it and covers even the period when his ex-alumna and wife Maria da Conceição Aguiar de Lima takes his place at the management of the school. Later on, the institution should receive other names, in order to follow its own philosophical, didactical and political transformations. In order to conclude the present research it was required the study of the history of Curitiba during the XIX century, and also of the institutions at Rio de Janeiro which served as models for the School, of the different strands of thinking prevailing in Brazil, as much as the analysis of the works produced by students by identifying some methods of teaching used in these works. The aim of these studies and analysis is to identify the contribution of the School for the History of Visual Arts and for the teaching of arts in Curitiba, the changes and continuities it underwent. This analysis is based, on its turn, on the analysis of the photographies of that period, which made it possible also to identify the methodology of arts and crafts applied in teaching young students. In order to reach its results, the historiography was applied on the cross of official documents, as reports, journals, manuscripts, photographies and works of art (paintings, sculptures and illustrations) and also on a bibliographical study on school culture, by appealing to the concepts of Julia and Bittencourt, as much as to the thought of Goodson on curriculum, by dialoging with scholars who wrote about teaching arts, design and painting, and the line of History and Historiography of Education, and also with scholars who discuss image as representation, like Joly, and the convictions of Souza about photography as an object of study, among others. The research allowed the conclusion that the methods employed were in line with the procedures in vogue in country, especially the discussions related to design which had place in Europe and underlined the role of this language as a mean for preparing for the job Market. It is also important to emphasize that the managing of curricular grid, as much as its division in parts in view of the learning of arts aimed at extending the cultural horizon of individuals in the context of a civilizing ideal of education of people by means of Art. Keywords: Teaching. Design and Painting. School of Arts and Industries. Paraná.276 f. : . il., algumas color., retrs.application/pdfDisponível em formato digitalEducaçãoEducação - HistoriografiaEscola de Belas Artes - Curitiba (PR) - HistóriaArtes - Estudo e ensinoEntre lápis e pincéis : o ensino de desenho e pintura na Escola de Belas Artes e Indústrias do Paraná (1886-1917)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessTEXTR - D - SABRINA ROSA CADORI.pdf.txtExtracted Texttext/plain504238https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41134/1/R%20-%20D%20-%20SABRINA%20ROSA%20CADORI.pdf.txt544ed82c6da4a752418925beb841f4faMD51open accessORIGINALR - D - SABRINA ROSA CADORI.pdfapplication/pdf22226081https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41134/2/R%20-%20D%20-%20SABRINA%20ROSA%20CADORI.pdfbaf6dde859b9e4ca0326ce656396251dMD52open accessTHUMBNAILR - D - SABRINA ROSA CADORI.pdf.jpgR - D - SABRINA ROSA CADORI.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1439https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41134/3/R%20-%20D%20-%20SABRINA%20ROSA%20CADORI.pdf.jpgb84d10899a49f61daaa3392685f7a06bMD53open access1884/411342016-04-08 04:10:57.817open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/41134Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082016-04-08T07:10:57Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre lápis e pincéis : o ensino de desenho e pintura na Escola de Belas Artes e Indústrias do Paraná (1886-1917)
title Entre lápis e pincéis : o ensino de desenho e pintura na Escola de Belas Artes e Indústrias do Paraná (1886-1917)
spellingShingle Entre lápis e pincéis : o ensino de desenho e pintura na Escola de Belas Artes e Indústrias do Paraná (1886-1917)
Cadori, Sabrina Rosa
Educação
Educação - Historiografia
Escola de Belas Artes - Curitiba (PR) - História
Artes - Estudo e ensino
title_short Entre lápis e pincéis : o ensino de desenho e pintura na Escola de Belas Artes e Indústrias do Paraná (1886-1917)
title_full Entre lápis e pincéis : o ensino de desenho e pintura na Escola de Belas Artes e Indústrias do Paraná (1886-1917)
title_fullStr Entre lápis e pincéis : o ensino de desenho e pintura na Escola de Belas Artes e Indústrias do Paraná (1886-1917)
title_full_unstemmed Entre lápis e pincéis : o ensino de desenho e pintura na Escola de Belas Artes e Indústrias do Paraná (1886-1917)
title_sort Entre lápis e pincéis : o ensino de desenho e pintura na Escola de Belas Artes e Indústrias do Paraná (1886-1917)
author Cadori, Sabrina Rosa
author_facet Cadori, Sabrina Rosa
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Cadori, Sabrina Rosa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Osinski, Dulce Regina Baggio, 1962-
contributor_str_mv Osinski, Dulce Regina Baggio, 1962-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação - Historiografia
Escola de Belas Artes - Curitiba (PR) - História
Artes - Estudo e ensino
topic Educação
Educação - Historiografia
Escola de Belas Artes - Curitiba (PR) - História
Artes - Estudo e ensino
description Orientadora: Profª Drª Dulce Regina Baggio Osinski
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-02-12T18:52:20Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-02-12T18:52:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1884/41134
url http://hdl.handle.net/1884/41134
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 276 f. : . il., algumas color., retrs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41134/1/R%20-%20D%20-%20SABRINA%20ROSA%20CADORI.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41134/2/R%20-%20D%20-%20SABRINA%20ROSA%20CADORI.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41134/3/R%20-%20D%20-%20SABRINA%20ROSA%20CADORI.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 544ed82c6da4a752418925beb841f4fa
baf6dde859b9e4ca0326ce656396251d
b84d10899a49f61daaa3392685f7a06b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860354782789632