Competências em informática requeridas de enfermeiros na prática profissional brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kobus, Luciana Schleder Gonçalves
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1884/32537
Resumo: Resumo: Com o objetivo de identificar as competências em informática requeridas para enfermeiros brasileiros, foi realizada uma pesquisa não experimental, longitudinal, do tipo survey, descritiva e exploratória, de abordagem quantitativa. Foram conduzidas três rodadas da técnica Delphi online, no período de março de 2013 a março de 2013. O grupo de painelistas foi composto por enfermeiros brasileiros com produção científica na área de Informática em Enfermagem, cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisas do CNPq. A lista de 318 competências de Chang et al. (2011), uma atualização da lista original elaborada por Staggers, Gassert e Curran (2002) serviu como base para a elaboração do formulário eletrônico enviado por email para o grupo de painelistas. As competências foram analisadas quanto a sua relevância para a realidade brasileira, e classificadas quanto ao nível de prática do enfermeiro com informática: iniciante, experiente, especialista e inovador. Os dados foram analisados com auxílio de estatística descritiva e cálculo das frequências relativas das respostas dos painelistas para cada competência, a cada rodada, com o objetivo de atingir o consenso de 70%. Na primeira rodada, dos 72 painelistas em potencial identificados no Diretório de Grupos de Pesquisas do CNPq, 60 responderam positivamente ao convite para participação, porém 31 completaram integralmente o formulário. Na primeira rodada nenhuma competência atingiu consenso. Na segunda rodada, 29 (93,5%) painelistas completaram o preenchimento do formulário eletrônico e, como resultado, 31 (10%) competências atingiram o consenso de 70%, sendo que dessas, 29 confirmaram o nível da prática em informática em enfermagem do estudo de Cheng et al. (2011). Na terceira rodada, 25 (80,6%) painelistas completaram o preenchimento do formulário eletrônico. Embora todas as competências avaliadas tenham sido consideradas relevantes para a realidade brasileira, destas, 257 (85%) atingiram o consenso de 70% em relação ao nível de prática em Informática em Enfermagem, sendo que 31 competências não atingiram o consenso de 70% na terceira rodada em relação ao nível de prática ao que a competência se refere. Discute-se a composição do painel por profissionais com expertise para a validação das competências na Informática em Enfermagem, e o fato de que embora a produção científica na área já aponte a necessidade de inclusão de conhecimentos, habilidades e atitudes relacionadas a Informática nos projetos pedagógicos de cursos de graduação e pós graduação em Enfermagem, essa realidade se restringe a alguns programas situados nos locais de maior desenvolvimento tecnológico do país. Nesse sentido, a principal contribuição desta pesquisa é a identificação de competências em Informática em Enfermagem para a prática profissional do enfermeiro em diversos cenários da sua atuação, para a realidade brasileira. Sugere-se que a participação de enfermeiros em discussões sobre a aplicabilidade dessas competências em informática na prática brasileira é fundamental para dar contextualização a sua incorporação nas políticas públicas de saúde, educação e enfermagem. Adicionalmente, novas oportunidades de inserção no mundo do trabalho se revelam, valorizando esse conhecimento específico para as práticas em saúde, para o alcance dos objetivos institucionais, para a realização de cuidados seguros, e para a consolidação do Sistema de Saúde brasileiro.
id UFPR_a8a2658169c6a4cd18f64a023c16dc27
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/32537
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Kobus, Luciana Schleder GonçalvesPeres, Aida MarisStaggers, NancyUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2013-10-17T12:28:40Z2013-10-17T12:28:40Z2013-10-17http://hdl.handle.net/1884/32537Resumo: Com o objetivo de identificar as competências em informática requeridas para enfermeiros brasileiros, foi realizada uma pesquisa não experimental, longitudinal, do tipo survey, descritiva e exploratória, de abordagem quantitativa. Foram conduzidas três rodadas da técnica Delphi online, no período de março de 2013 a março de 2013. O grupo de painelistas foi composto por enfermeiros brasileiros com produção científica na área de Informática em Enfermagem, cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisas do CNPq. A lista de 318 competências de Chang et al. (2011), uma atualização da lista original elaborada por Staggers, Gassert e Curran (2002) serviu como base para a elaboração do formulário eletrônico enviado por email para o grupo de painelistas. As competências foram analisadas quanto a sua relevância para a realidade brasileira, e classificadas quanto ao nível de prática do enfermeiro com informática: iniciante, experiente, especialista e inovador. Os dados foram analisados com auxílio de estatística descritiva e cálculo das frequências relativas das respostas dos painelistas para cada competência, a cada rodada, com o objetivo de atingir o consenso de 70%. Na primeira rodada, dos 72 painelistas em potencial identificados no Diretório de Grupos de Pesquisas do CNPq, 60 responderam positivamente ao convite para participação, porém 31 completaram integralmente o formulário. Na primeira rodada nenhuma competência atingiu consenso. Na segunda rodada, 29 (93,5%) painelistas completaram o preenchimento do formulário eletrônico e, como resultado, 31 (10%) competências atingiram o consenso de 70%, sendo que dessas, 29 confirmaram o nível da prática em informática em enfermagem do estudo de Cheng et al. (2011). Na terceira rodada, 25 (80,6%) painelistas completaram o preenchimento do formulário eletrônico. Embora todas as competências avaliadas tenham sido consideradas relevantes para a realidade brasileira, destas, 257 (85%) atingiram o consenso de 70% em relação ao nível de prática em Informática em Enfermagem, sendo que 31 competências não atingiram o consenso de 70% na terceira rodada em relação ao nível de prática ao que a competência se refere. Discute-se a composição do painel por profissionais com expertise para a validação das competências na Informática em Enfermagem, e o fato de que embora a produção científica na área já aponte a necessidade de inclusão de conhecimentos, habilidades e atitudes relacionadas a Informática nos projetos pedagógicos de cursos de graduação e pós graduação em Enfermagem, essa realidade se restringe a alguns programas situados nos locais de maior desenvolvimento tecnológico do país. Nesse sentido, a principal contribuição desta pesquisa é a identificação de competências em Informática em Enfermagem para a prática profissional do enfermeiro em diversos cenários da sua atuação, para a realidade brasileira. Sugere-se que a participação de enfermeiros em discussões sobre a aplicabilidade dessas competências em informática na prática brasileira é fundamental para dar contextualização a sua incorporação nas políticas públicas de saúde, educação e enfermagem. Adicionalmente, novas oportunidades de inserção no mundo do trabalho se revelam, valorizando esse conhecimento específico para as práticas em saúde, para o alcance dos objetivos institucionais, para a realização de cuidados seguros, e para a consolidação do Sistema de Saúde brasileiro.application/pdfTesesCompetências em informática requeridas de enfermeiros na prática profissional brasileirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - LUCIANA SCHLEDER GONCALVES.pdfapplication/pdf4628445https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/32537/1/R%20-%20T%20-%20LUCIANA%20SCHLEDER%20GONCALVES.pdfc4dd22f0f0a9cb47aaf68f023f901ffdMD51open accessTEXTR - T - LUCIANA SCHLEDER GONCALVES.pdf.txtR - T - LUCIANA SCHLEDER GONCALVES.pdf.txtExtracted Texttext/plain278752https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/32537/2/R%20-%20T%20-%20LUCIANA%20SCHLEDER%20GONCALVES.pdf.txt5a609c04d2fa8ee2f33e4f163e68dd07MD52open accessTHUMBNAILR - T - LUCIANA SCHLEDER GONCALVES.pdf.jpgR - T - LUCIANA SCHLEDER GONCALVES.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1145https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/32537/3/R%20-%20T%20-%20LUCIANA%20SCHLEDER%20GONCALVES.pdf.jpgb6b83dc0d09db10fdd18972297b1142bMD53open access1884/325372016-04-08 03:12:25.031open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/32537Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082016-04-08T06:12:25Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Competências em informática requeridas de enfermeiros na prática profissional brasileira
title Competências em informática requeridas de enfermeiros na prática profissional brasileira
spellingShingle Competências em informática requeridas de enfermeiros na prática profissional brasileira
Kobus, Luciana Schleder Gonçalves
Teses
title_short Competências em informática requeridas de enfermeiros na prática profissional brasileira
title_full Competências em informática requeridas de enfermeiros na prática profissional brasileira
title_fullStr Competências em informática requeridas de enfermeiros na prática profissional brasileira
title_full_unstemmed Competências em informática requeridas de enfermeiros na prática profissional brasileira
title_sort Competências em informática requeridas de enfermeiros na prática profissional brasileira
author Kobus, Luciana Schleder Gonçalves
author_facet Kobus, Luciana Schleder Gonçalves
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Peres, Aida Maris
Staggers, Nancy
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
dc.contributor.author.fl_str_mv Kobus, Luciana Schleder Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Teses
topic Teses
description Resumo: Com o objetivo de identificar as competências em informática requeridas para enfermeiros brasileiros, foi realizada uma pesquisa não experimental, longitudinal, do tipo survey, descritiva e exploratória, de abordagem quantitativa. Foram conduzidas três rodadas da técnica Delphi online, no período de março de 2013 a março de 2013. O grupo de painelistas foi composto por enfermeiros brasileiros com produção científica na área de Informática em Enfermagem, cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisas do CNPq. A lista de 318 competências de Chang et al. (2011), uma atualização da lista original elaborada por Staggers, Gassert e Curran (2002) serviu como base para a elaboração do formulário eletrônico enviado por email para o grupo de painelistas. As competências foram analisadas quanto a sua relevância para a realidade brasileira, e classificadas quanto ao nível de prática do enfermeiro com informática: iniciante, experiente, especialista e inovador. Os dados foram analisados com auxílio de estatística descritiva e cálculo das frequências relativas das respostas dos painelistas para cada competência, a cada rodada, com o objetivo de atingir o consenso de 70%. Na primeira rodada, dos 72 painelistas em potencial identificados no Diretório de Grupos de Pesquisas do CNPq, 60 responderam positivamente ao convite para participação, porém 31 completaram integralmente o formulário. Na primeira rodada nenhuma competência atingiu consenso. Na segunda rodada, 29 (93,5%) painelistas completaram o preenchimento do formulário eletrônico e, como resultado, 31 (10%) competências atingiram o consenso de 70%, sendo que dessas, 29 confirmaram o nível da prática em informática em enfermagem do estudo de Cheng et al. (2011). Na terceira rodada, 25 (80,6%) painelistas completaram o preenchimento do formulário eletrônico. Embora todas as competências avaliadas tenham sido consideradas relevantes para a realidade brasileira, destas, 257 (85%) atingiram o consenso de 70% em relação ao nível de prática em Informática em Enfermagem, sendo que 31 competências não atingiram o consenso de 70% na terceira rodada em relação ao nível de prática ao que a competência se refere. Discute-se a composição do painel por profissionais com expertise para a validação das competências na Informática em Enfermagem, e o fato de que embora a produção científica na área já aponte a necessidade de inclusão de conhecimentos, habilidades e atitudes relacionadas a Informática nos projetos pedagógicos de cursos de graduação e pós graduação em Enfermagem, essa realidade se restringe a alguns programas situados nos locais de maior desenvolvimento tecnológico do país. Nesse sentido, a principal contribuição desta pesquisa é a identificação de competências em Informática em Enfermagem para a prática profissional do enfermeiro em diversos cenários da sua atuação, para a realidade brasileira. Sugere-se que a participação de enfermeiros em discussões sobre a aplicabilidade dessas competências em informática na prática brasileira é fundamental para dar contextualização a sua incorporação nas políticas públicas de saúde, educação e enfermagem. Adicionalmente, novas oportunidades de inserção no mundo do trabalho se revelam, valorizando esse conhecimento específico para as práticas em saúde, para o alcance dos objetivos institucionais, para a realização de cuidados seguros, e para a consolidação do Sistema de Saúde brasileiro.
publishDate 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-10-17T12:28:40Z
dc.date.available.fl_str_mv 2013-10-17T12:28:40Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-10-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1884/32537
url http://hdl.handle.net/1884/32537
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/32537/1/R%20-%20T%20-%20LUCIANA%20SCHLEDER%20GONCALVES.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/32537/2/R%20-%20T%20-%20LUCIANA%20SCHLEDER%20GONCALVES.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/32537/3/R%20-%20T%20-%20LUCIANA%20SCHLEDER%20GONCALVES.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c4dd22f0f0a9cb47aaf68f023f901ffd
5a609c04d2fa8ee2f33e4f163e68dd07
b6b83dc0d09db10fdd18972297b1142b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898709165932544