Competências em informática requeridas de enfermeiros na prática profissional brasileira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1884/32537 |
Resumo: | Resumo: Com o objetivo de identificar as competências em informática requeridas para enfermeiros brasileiros, foi realizada uma pesquisa não experimental, longitudinal, do tipo survey, descritiva e exploratória, de abordagem quantitativa. Foram conduzidas três rodadas da técnica Delphi online, no período de março de 2013 a março de 2013. O grupo de painelistas foi composto por enfermeiros brasileiros com produção científica na área de Informática em Enfermagem, cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisas do CNPq. A lista de 318 competências de Chang et al. (2011), uma atualização da lista original elaborada por Staggers, Gassert e Curran (2002) serviu como base para a elaboração do formulário eletrônico enviado por email para o grupo de painelistas. As competências foram analisadas quanto a sua relevância para a realidade brasileira, e classificadas quanto ao nível de prática do enfermeiro com informática: iniciante, experiente, especialista e inovador. Os dados foram analisados com auxílio de estatística descritiva e cálculo das frequências relativas das respostas dos painelistas para cada competência, a cada rodada, com o objetivo de atingir o consenso de 70%. Na primeira rodada, dos 72 painelistas em potencial identificados no Diretório de Grupos de Pesquisas do CNPq, 60 responderam positivamente ao convite para participação, porém 31 completaram integralmente o formulário. Na primeira rodada nenhuma competência atingiu consenso. Na segunda rodada, 29 (93,5%) painelistas completaram o preenchimento do formulário eletrônico e, como resultado, 31 (10%) competências atingiram o consenso de 70%, sendo que dessas, 29 confirmaram o nível da prática em informática em enfermagem do estudo de Cheng et al. (2011). Na terceira rodada, 25 (80,6%) painelistas completaram o preenchimento do formulário eletrônico. Embora todas as competências avaliadas tenham sido consideradas relevantes para a realidade brasileira, destas, 257 (85%) atingiram o consenso de 70% em relação ao nível de prática em Informática em Enfermagem, sendo que 31 competências não atingiram o consenso de 70% na terceira rodada em relação ao nível de prática ao que a competência se refere. Discute-se a composição do painel por profissionais com expertise para a validação das competências na Informática em Enfermagem, e o fato de que embora a produção científica na área já aponte a necessidade de inclusão de conhecimentos, habilidades e atitudes relacionadas a Informática nos projetos pedagógicos de cursos de graduação e pós graduação em Enfermagem, essa realidade se restringe a alguns programas situados nos locais de maior desenvolvimento tecnológico do país. Nesse sentido, a principal contribuição desta pesquisa é a identificação de competências em Informática em Enfermagem para a prática profissional do enfermeiro em diversos cenários da sua atuação, para a realidade brasileira. Sugere-se que a participação de enfermeiros em discussões sobre a aplicabilidade dessas competências em informática na prática brasileira é fundamental para dar contextualização a sua incorporação nas políticas públicas de saúde, educação e enfermagem. Adicionalmente, novas oportunidades de inserção no mundo do trabalho se revelam, valorizando esse conhecimento específico para as práticas em saúde, para o alcance dos objetivos institucionais, para a realização de cuidados seguros, e para a consolidação do Sistema de Saúde brasileiro. |
id |
UFPR_a8a2658169c6a4cd18f64a023c16dc27 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/32537 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Kobus, Luciana Schleder GonçalvesPeres, Aida MarisStaggers, NancyUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2013-10-17T12:28:40Z2013-10-17T12:28:40Z2013-10-17http://hdl.handle.net/1884/32537Resumo: Com o objetivo de identificar as competências em informática requeridas para enfermeiros brasileiros, foi realizada uma pesquisa não experimental, longitudinal, do tipo survey, descritiva e exploratória, de abordagem quantitativa. Foram conduzidas três rodadas da técnica Delphi online, no período de março de 2013 a março de 2013. O grupo de painelistas foi composto por enfermeiros brasileiros com produção científica na área de Informática em Enfermagem, cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisas do CNPq. A lista de 318 competências de Chang et al. (2011), uma atualização da lista original elaborada por Staggers, Gassert e Curran (2002) serviu como base para a elaboração do formulário eletrônico enviado por email para o grupo de painelistas. As competências foram analisadas quanto a sua relevância para a realidade brasileira, e classificadas quanto ao nível de prática do enfermeiro com informática: iniciante, experiente, especialista e inovador. Os dados foram analisados com auxílio de estatística descritiva e cálculo das frequências relativas das respostas dos painelistas para cada competência, a cada rodada, com o objetivo de atingir o consenso de 70%. Na primeira rodada, dos 72 painelistas em potencial identificados no Diretório de Grupos de Pesquisas do CNPq, 60 responderam positivamente ao convite para participação, porém 31 completaram integralmente o formulário. Na primeira rodada nenhuma competência atingiu consenso. Na segunda rodada, 29 (93,5%) painelistas completaram o preenchimento do formulário eletrônico e, como resultado, 31 (10%) competências atingiram o consenso de 70%, sendo que dessas, 29 confirmaram o nível da prática em informática em enfermagem do estudo de Cheng et al. (2011). Na terceira rodada, 25 (80,6%) painelistas completaram o preenchimento do formulário eletrônico. Embora todas as competências avaliadas tenham sido consideradas relevantes para a realidade brasileira, destas, 257 (85%) atingiram o consenso de 70% em relação ao nível de prática em Informática em Enfermagem, sendo que 31 competências não atingiram o consenso de 70% na terceira rodada em relação ao nível de prática ao que a competência se refere. Discute-se a composição do painel por profissionais com expertise para a validação das competências na Informática em Enfermagem, e o fato de que embora a produção científica na área já aponte a necessidade de inclusão de conhecimentos, habilidades e atitudes relacionadas a Informática nos projetos pedagógicos de cursos de graduação e pós graduação em Enfermagem, essa realidade se restringe a alguns programas situados nos locais de maior desenvolvimento tecnológico do país. Nesse sentido, a principal contribuição desta pesquisa é a identificação de competências em Informática em Enfermagem para a prática profissional do enfermeiro em diversos cenários da sua atuação, para a realidade brasileira. Sugere-se que a participação de enfermeiros em discussões sobre a aplicabilidade dessas competências em informática na prática brasileira é fundamental para dar contextualização a sua incorporação nas políticas públicas de saúde, educação e enfermagem. Adicionalmente, novas oportunidades de inserção no mundo do trabalho se revelam, valorizando esse conhecimento específico para as práticas em saúde, para o alcance dos objetivos institucionais, para a realização de cuidados seguros, e para a consolidação do Sistema de Saúde brasileiro.application/pdfTesesCompetências em informática requeridas de enfermeiros na prática profissional brasileirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - LUCIANA SCHLEDER GONCALVES.pdfapplication/pdf4628445https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/32537/1/R%20-%20T%20-%20LUCIANA%20SCHLEDER%20GONCALVES.pdfc4dd22f0f0a9cb47aaf68f023f901ffdMD51open accessTEXTR - T - LUCIANA SCHLEDER GONCALVES.pdf.txtR - T - LUCIANA SCHLEDER GONCALVES.pdf.txtExtracted Texttext/plain278752https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/32537/2/R%20-%20T%20-%20LUCIANA%20SCHLEDER%20GONCALVES.pdf.txt5a609c04d2fa8ee2f33e4f163e68dd07MD52open accessTHUMBNAILR - T - LUCIANA SCHLEDER GONCALVES.pdf.jpgR - T - LUCIANA SCHLEDER GONCALVES.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1145https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/32537/3/R%20-%20T%20-%20LUCIANA%20SCHLEDER%20GONCALVES.pdf.jpgb6b83dc0d09db10fdd18972297b1142bMD53open access1884/325372016-04-08 03:12:25.031open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/32537Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082016-04-08T06:12:25Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Competências em informática requeridas de enfermeiros na prática profissional brasileira |
title |
Competências em informática requeridas de enfermeiros na prática profissional brasileira |
spellingShingle |
Competências em informática requeridas de enfermeiros na prática profissional brasileira Kobus, Luciana Schleder Gonçalves Teses |
title_short |
Competências em informática requeridas de enfermeiros na prática profissional brasileira |
title_full |
Competências em informática requeridas de enfermeiros na prática profissional brasileira |
title_fullStr |
Competências em informática requeridas de enfermeiros na prática profissional brasileira |
title_full_unstemmed |
Competências em informática requeridas de enfermeiros na prática profissional brasileira |
title_sort |
Competências em informática requeridas de enfermeiros na prática profissional brasileira |
author |
Kobus, Luciana Schleder Gonçalves |
author_facet |
Kobus, Luciana Schleder Gonçalves |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Peres, Aida Maris Staggers, Nancy Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kobus, Luciana Schleder Gonçalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teses |
topic |
Teses |
description |
Resumo: Com o objetivo de identificar as competências em informática requeridas para enfermeiros brasileiros, foi realizada uma pesquisa não experimental, longitudinal, do tipo survey, descritiva e exploratória, de abordagem quantitativa. Foram conduzidas três rodadas da técnica Delphi online, no período de março de 2013 a março de 2013. O grupo de painelistas foi composto por enfermeiros brasileiros com produção científica na área de Informática em Enfermagem, cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisas do CNPq. A lista de 318 competências de Chang et al. (2011), uma atualização da lista original elaborada por Staggers, Gassert e Curran (2002) serviu como base para a elaboração do formulário eletrônico enviado por email para o grupo de painelistas. As competências foram analisadas quanto a sua relevância para a realidade brasileira, e classificadas quanto ao nível de prática do enfermeiro com informática: iniciante, experiente, especialista e inovador. Os dados foram analisados com auxílio de estatística descritiva e cálculo das frequências relativas das respostas dos painelistas para cada competência, a cada rodada, com o objetivo de atingir o consenso de 70%. Na primeira rodada, dos 72 painelistas em potencial identificados no Diretório de Grupos de Pesquisas do CNPq, 60 responderam positivamente ao convite para participação, porém 31 completaram integralmente o formulário. Na primeira rodada nenhuma competência atingiu consenso. Na segunda rodada, 29 (93,5%) painelistas completaram o preenchimento do formulário eletrônico e, como resultado, 31 (10%) competências atingiram o consenso de 70%, sendo que dessas, 29 confirmaram o nível da prática em informática em enfermagem do estudo de Cheng et al. (2011). Na terceira rodada, 25 (80,6%) painelistas completaram o preenchimento do formulário eletrônico. Embora todas as competências avaliadas tenham sido consideradas relevantes para a realidade brasileira, destas, 257 (85%) atingiram o consenso de 70% em relação ao nível de prática em Informática em Enfermagem, sendo que 31 competências não atingiram o consenso de 70% na terceira rodada em relação ao nível de prática ao que a competência se refere. Discute-se a composição do painel por profissionais com expertise para a validação das competências na Informática em Enfermagem, e o fato de que embora a produção científica na área já aponte a necessidade de inclusão de conhecimentos, habilidades e atitudes relacionadas a Informática nos projetos pedagógicos de cursos de graduação e pós graduação em Enfermagem, essa realidade se restringe a alguns programas situados nos locais de maior desenvolvimento tecnológico do país. Nesse sentido, a principal contribuição desta pesquisa é a identificação de competências em Informática em Enfermagem para a prática profissional do enfermeiro em diversos cenários da sua atuação, para a realidade brasileira. Sugere-se que a participação de enfermeiros em discussões sobre a aplicabilidade dessas competências em informática na prática brasileira é fundamental para dar contextualização a sua incorporação nas políticas públicas de saúde, educação e enfermagem. Adicionalmente, novas oportunidades de inserção no mundo do trabalho se revelam, valorizando esse conhecimento específico para as práticas em saúde, para o alcance dos objetivos institucionais, para a realização de cuidados seguros, e para a consolidação do Sistema de Saúde brasileiro. |
publishDate |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-10-17T12:28:40Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2013-10-17T12:28:40Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-10-17 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1884/32537 |
url |
http://hdl.handle.net/1884/32537 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/32537/1/R%20-%20T%20-%20LUCIANA%20SCHLEDER%20GONCALVES.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/32537/2/R%20-%20T%20-%20LUCIANA%20SCHLEDER%20GONCALVES.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/32537/3/R%20-%20T%20-%20LUCIANA%20SCHLEDER%20GONCALVES.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c4dd22f0f0a9cb47aaf68f023f901ffd 5a609c04d2fa8ee2f33e4f163e68dd07 b6b83dc0d09db10fdd18972297b1142b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898709165932544 |