Acústica e educação em música : estudo qualitativo para sala de ensaio e prática de instrumento e canto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/24114 |
Resumo: | Orientador: Prof. Dr. Aloísio Leoni Schmid |
id |
UFPR_a8c875ff1ff38e8c4d5a7f43885d5dc7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/24114 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia CivilSchmid, Aloísio Leoni, 1968-Rocha, Leticia de Sá2024-06-04T18:24:31Z2024-06-04T18:24:31Z2010https://hdl.handle.net/1884/24114Orientador: Prof. Dr. Aloísio Leoni SchmidDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Construção Civil. Defesa: Curitiba, 23/04/2010Bibliografia: fls. 96-102Area de concentração : Ambiente ConstruídoResumo: As propriedades acústicas, significantes para uma boa sala de ensaio, estão fortemente relacionadas, à percepção dos músicos e à percepção da reverberação. Nesse sentido, a discussão sobre critérios acústicos preferenciais para sala de ensaio e prática de instrumento e canto procurou, nesta pesquisa, se iniciar pelos fundamentos de propagação do som em ambientes fechados, um breve histórico da pesquisa em acústica de salas de concertos e, também, sobre a qualidade musical afetada pela acústica. Dentre esses assuntos, o tempo de reverberação foi tratado com maior profundidade. O presente trabalho procurou investigar, por meio de uma revisão da literatura e também através da opinião de professores e alunos, os critérios acústicos preferenciais de sala de ensaio e prática de instrumento. Para isso, discutiuse sobre o pressuposto de que não se conhece um consenso na literatura ou entre os professores de instrumento e canto sobre critérios preferenciais para sala de ensino de música que promovam o máximo esenvolvimento do aluno como intérprete. Um estudo exploratório foi realizado por meio de investigação da literatura especializada e também por meio de um questionário aplicado a professores e alunos de instrumento e canto da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP). Os fatores críticos de acústica, que eventualmente não permitem uma aprendizagem de sucesso, foram identificados, analisados e tabulados, para que se pudesse obter uma análise qualitativa da opinião desses respondentes. Por meio deste instrumento de pesquisa, foi possível estabelecer tendências que indicaram direções bastante simples na obtenção da acústica mais favorável para salas de música. A revisão bibliográfica, o questionário aplicado e a análise dos resultados vêm a corroborar para a confirmação do pressuposto.Abstract: The significant acoustic properties for a good rehearsal hall are strongly related to the performer's perception and to reverberation. In that sense, the debate about the preferred acoustic criteria to performance and rehearsal rooms for voice and instrument begins with the basics of indoor sound propagation, a brief research history on concert halls acoustics, as well as the quality of the music affected by the acoustics. The reverberation time was treated with the most emphasis. This paper aims to offer an investigation, through the literature available, as well as providing the opinion of teachers and students about the preferred acoustic criteria to performance and rehearsal rooms for instrument, debating the premise that there is no consensus between the literature and voice and instrument teachers about the preferred acoustic criteria to performance and rehearsal rooms which provide the most development of the student as a performer. An exploratory study has been carried out through an investigation of the specialized literature as well as through a questionário applied to teachers and students of voice and instrument from the Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP). The critical acoustic factors that occasionally hinder a successful learning process have been identified, analyzed and tabulated so that an opinion qualitative analysis of the respondents could be obtained. Through this research tool, it was possible to establish trends that indicate rather simple directions in the acquisition of a more desirable acoustics for music rooms. The literature available, the applied questionnaires and the result analysis corroborate to the assertion of the premise.152f. : il., grafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalEdifícios escolaresEngenharia acusticaMúsica - Acústica e físicaEngenharia CivilAcústica e educação em música : estudo qualitativo para sala de ensaio e prática de instrumento e cantoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDiss_Leticia.pdfapplication/pdf2524981https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24114/1/Diss_Leticia.pdffd0843cf24e10a23bd1ac4768d42a1acMD51open accessTEXTDiss_Leticia.pdf.txtExtracted Texttext/plain259730https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24114/2/Diss_Leticia.pdf.txtb8bd162932cd5960a8237f5f9add0b24MD52open accessTHUMBNAILDiss_Leticia.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1236https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24114/3/Diss_Leticia.pdf.jpg9f6885e44a275879a52d006bd213aa47MD53open access1884/241142024-06-04 15:24:31.939open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/24114Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-06-04T18:24:31Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Acústica e educação em música : estudo qualitativo para sala de ensaio e prática de instrumento e canto |
title |
Acústica e educação em música : estudo qualitativo para sala de ensaio e prática de instrumento e canto |
spellingShingle |
Acústica e educação em música : estudo qualitativo para sala de ensaio e prática de instrumento e canto Rocha, Leticia de Sá Edifícios escolares Engenharia acustica Música - Acústica e física Engenharia Civil |
title_short |
Acústica e educação em música : estudo qualitativo para sala de ensaio e prática de instrumento e canto |
title_full |
Acústica e educação em música : estudo qualitativo para sala de ensaio e prática de instrumento e canto |
title_fullStr |
Acústica e educação em música : estudo qualitativo para sala de ensaio e prática de instrumento e canto |
title_full_unstemmed |
Acústica e educação em música : estudo qualitativo para sala de ensaio e prática de instrumento e canto |
title_sort |
Acústica e educação em música : estudo qualitativo para sala de ensaio e prática de instrumento e canto |
author |
Rocha, Leticia de Sá |
author_facet |
Rocha, Leticia de Sá |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Schmid, Aloísio Leoni, 1968- |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Leticia de Sá |
contributor_str_mv |
Schmid, Aloísio Leoni, 1968- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Edifícios escolares Engenharia acustica Música - Acústica e física Engenharia Civil |
topic |
Edifícios escolares Engenharia acustica Música - Acústica e física Engenharia Civil |
description |
Orientador: Prof. Dr. Aloísio Leoni Schmid |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-06-04T18:24:31Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-06-04T18:24:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/24114 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/24114 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
152f. : il., grafs., tabs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24114/1/Diss_Leticia.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24114/2/Diss_Leticia.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24114/3/Diss_Leticia.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fd0843cf24e10a23bd1ac4768d42a1ac b8bd162932cd5960a8237f5f9add0b24 9f6885e44a275879a52d006bd213aa47 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898695412809728 |