Um sistema de programação do transporte principal de multiprodutos florestais visando a minimização de custos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1997 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/25135 |
Resumo: | Orientador: Celso Carnieri |
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Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Agrárias. Programa de Pós-Graduação em Engenharia FlorestalCarnieri, Celso, 1947-Arce, Julio Eduardo2022-11-09T20:27:51Z2022-11-09T20:27:51Z1997https://hdl.handle.net/1884/25135Orientador: Celso CarnieriDissertação (mestrado) - Universidade do Parana, Setor de Ciencias AgrariasÁrea de concentração: Manejo florestalResumo: No presente trabalho foi desenvolvido um Sistema de Programação de Transporte (SPT) principal de multiprodutos florestais cujo objetivo principal foi a minimização dos custos de transporte pagos atualmente pelas empresas florestais. As entidades do SPT são os pontos de produção, os clientes e os caminhões. As localizações dos pontos de produção se caracterizam por serem mutáveis no tempo; as frentes de corte vão se deslocando para outros lugares dentro do mesmo projeto ou talhão, ocasionando variações nas distâncias a serem percorridas com os produtos florestais que nelas são produzidos. A maneira encontrada para simplificar estas mudanças nas distâncias foi a utilização de quadrantes determinados algum critério. O quadrante pode ser definido como urna área perfeitamente localizada nos mapas e no terreno, homogênea no que se refere às condições de acesso, tráfego, caminhos, etc., de tal maneira que possa ser assumido que todos os pontos contidos no interior dele estão localizados à mesma distância (ou tempo de viagem) de qualquer um dos demais quadrantes. Desta maneira não precisa ser atualizada toda a matriz de distâncias e custos a cada vez que um ponto de produção se translada fisicamente no terreno, O SPT compõe-se de dois módulos, correspondendo a cada um deles uma rotina ou algoritmo específico. O primeiro módulo tem por finalidade a minimização global da soma dos custos de transporte principal correspondentes às viagens carregadas com madeira de todos os caminhões da frota terceirizada. Para a minimização é utilizada a técnica da Pesquisa Operacional conhecida como Método de Transporte, que é um caso especial do Método Simplex, e cuja solução constitui o Algoritmo do Modelo de Transporte (AMT). Este AMT, após executado separadamente para cada um dos produtos florestais, indica as quantidades ótimas de cada tipo de produto florestal que devem ser transportadas desde cada ponto de produção até cada cliente de maneira a minimizar a soma dos custos totais de transporte principal, O segundo módulo tem por finalidade a programação no tempo de todas as viagens de cada um dos caminhões da frota terceirizada. O Algoritmo de Designação dos Caminhões (ADC) utiliza a Programação Dinâmica e é executado separadamente para cada um dos caminhões da frota. Cada viagem de um caminhão constitui um estágio; os clientes passíveis de serem atendidos pelo caminhão em cada viagem constituem os estados; e as viagens propriamente ditas representam as decisões. O ADC utiliza corno critério de otimização a minimização da soma dos tempos das viagens vazias e de espera em filas nos pontos de produção e/ou nos clientes. Devido ao fato de que o ADC é executado sucessivamente para um caminhão atrás do outro, a ordem em que os caminhões são designados é fundamental para os resultados globais do ADC. Para este ordenamento são previstas várias opções, sendo esta a única fase do SPT em que são empregadas regras heurísticas: 1) ordenar aleatoriamente; 2) ordenar pelos proprietários dos caminhões de maneira a não beneficiar nenhum deles com respeito aos outros, observando uma proporcionalidade com o número de caminhões que cada proprietário possui; 3) ordenar arbitrariamente os caminhões em função dos antecedentes de responsabilidade, pontualidade, e outros critérios que somente os planejadores do transporte principal das empresas florestais conhecem. Os benefícios do SPT para as empresas florestais podem ser divididos em dois grupos: 1) o AMT minimiza globalmente a soma dos custos totais pagos pelo transporte; e 2) o ADC, ao reduzir a ociosidade de cada um dos caminhões da frota, aumenta sua rentabilidade e constitui-se em uma importante ferramenta para urna renegociação dos preços pagos pelo transporte florestal, que oscilam, atualmente, entre R$ 3,14 e 8,42 /tAbstract: At present work, a Transportation Scheduling System (TSS) of forest multi-products was developed. The main objective of the TSS was the minimization of the transportation costs actually paid by the forest enterprises. The TSS entities are the production points, the customers and the trucks. The mutability in the time is a characteristic of the production points localization; the cutting sites were translated periodically to other places in the same stand, affecting all the distances that may be utilized to transport the forest products produced in the stand. A manner encountered to simplifying this distances changes were the utilization of quadrants determined with some criteria. The quadrant can be defined as an area that can be perfectly localized in maps and at terrain, homogeneous in its assessment conditions, traffic, roads, etc., so that it can be assumed that all the inner points of a quadrant are at the same distance (or travel time) of any other quadrant. This way the distance- and cost-matrix may not be actualized every time a production point changes his location at the terrain. The TSS is composed of two modules, each one with a specific routine or algorithm. The first module has as finality the global minimization of the sum of the transportation costs corresponding to the loaded trips of all contracted trucks of the fleet. For the minimization an Operations Research technique called Transportation Method was utilized. This method is a special case of the Simplex Method and its solution is encountered in the Transportation Method Algorithm (TMA). This TMA, after executed separately for each forest product, indicated the optimum quantities of each product that may be transported from each production point to each customer, so that the sum of the total transportation costs attains a minimum. The second module has as finality the entire trip scheduling for each contracted truck of the fleet. The Trucks Designation Algorithm (TDA) uses Dynamic Programming and is executed separately for each truck of the fleet. Each trip of a truck constitutes a stage; the customers that can be served by the truck in each trip constitute the states in a specified stage; and the trips represent the decisions. The TD A uses as optimization criterion the minimization of the sum of unloaded trips times and queuing times at the production points or/and at the customers. Due to the fact that the TDA is successively executed for each truck after the other, the order, which the trucks are designed, is fundamental for the global results of the TDA. For this ordering, some options were considered, and this is the only step where the TSS uses heuristic rules: 1) randomly ordering; 2) ordering by the truck owners so that no owner results benefited with respect to any other truck owner, considering the number of trucks that each truck owner posses; 3) arbitrary ordering considering the previous responsibility, punctuality, and other criteria that are only known by the transportation managers of the forest enterprises. The benefits of the TSS can be divided into two groups: 1) the TMA minimizes globally the sum of the total costs paid for the forest products transportation; and 2) the TDA, reducing the idleness of each truck and incrementing consequently its efficiency, offer an important negotiation tool to force a decreasing process in the prices paid for the forest transport, which today oscillate between R$ 3,14 and 8,42 /t.98 f. : tabs. ; 30 cm.application/pdfMadeira - TransporteMadeira - Transporte - Aspectos econômicosTesesUm sistema de programação do transporte principal de multiprodutos florestais visando a minimização de custosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - ARCE, JULIO EDUARDO.pdfapplication/pdf2459062https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25135/1/D%20-%20ARCE%2c%20JULIO%20EDUARDO.pdf36d23fbc3f3d09af57f22ea3ebb4d5aeMD51open accessTEXTD - ARCE, JULIO EDUARDO.pdf.txtExtracted Texttext/plain175154https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25135/2/D%20-%20ARCE%2c%20JULIO%20EDUARDO.pdf.txt9f38f4ed0ced73a53c2b770bd772aa90MD52open accessTHUMBNAILD - ARCE, JULIO EDUARDO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1178https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25135/3/D%20-%20ARCE%2c%20JULIO%20EDUARDO.pdf.jpg0f0d8aab43b8309f28352753c733badbMD53open access1884/251352022-11-09 17:27:51.696open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/25135Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-11-09T20:27:51Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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