A invisibilidade do sujeito infrator à luz da escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kempe, Marjorie Pelik
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/53747
Resumo: Orientadora : Prof.ª Dra. Joseane de Fátima Machado da Silva
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spelling Kempe, Marjorie PelikSilva, Joseane de Fátima Machado daUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social2021-05-28T18:13:14Z2021-05-28T18:13:14Z2016https://hdl.handle.net/1884/53747Orientadora : Prof.ª Dra. Joseane de Fátima Machado da SilvaMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade SocialInclui referênciasResumo : Este artigo objetiva compreender a relação entre o ato infracional e a baixa escolaridade de adolescentes infratores, de ambos os sexos, na faixa etária de 12 a 18 anos, excepcionalmente até 21 anos, que são assistidos por uma equipe técnica de um CREAS, formada por pedagogo, assistente social, psicóloga e um educador social. Intenciona também, refletir sobre a relação existente entre o fracasso escolar e a prática de atos infracionais, discutindo o papel da escola diante do aumento da criminalidade entre adolescentes, elucidando sobre as atuais políticas públicas do governo que visam a diminuição do fracasso escolar, na tentativa de diminuir a criminalidade juvenil. Assim, a partir de uma pesquisa-ação que envolveu a observação participante e a pesquisa documental, que abarcou a análise das entrevistas que ocorrem durante os atendimentos com os adolescentes que cumprem medida socioeducativa, foi possível perceber os desafios e contradições que envolvem a inclusão escolar dos adolescentes, focalizando especialmente aqueles que estão em situação de conflito com a lei, cuja trajetória escolar tem sido a de abandono, evasão ou desinteresse pela escola. Expõe também, algumas tentativas de resposta institucional às dificuldades do processo de escolarização destes adolescentes, em diferentes momentos do cumprimento da medida socioeducativa. Nessa perspectiva, ao buscar compreender a sociedade contemporânea, como também o papel da escola como garantia de direitos, encontram-se possíveis respostas em relação aos fatores que levam estes adolescentes à evasão escolar, que muitas vezes é decorrente da pobreza e das desigualdades sociais e educacionais. Assim, foi possível visualizar que adolescentes infratores podem estar invisíveis como potencial de sujeitos capazes de construir saberes escolares que possibilitem a inserção social e a diminuição das desigualdades sociais.1 arquivo (23 p.).application/pdfDelinquentes juvenisFrequência escolarEducação e EstadoA invisibilidade do sujeito infrator à luz da escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - MARJORIE PELIK KEMPE.pdfapplication/pdf351057https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53747/1/R%20-%20E%20-%20MARJORIE%20PELIK%20KEMPE.pdff1193e78bf5808ece5d3f201b0707c3cMD51open access1884/537472021-05-28 15:13:14.604open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/53747Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-05-28T18:13:14Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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