O leitor e a cidade : caminhos e descaminhos da leitura e da literatura entre pessoas com baixa exposição à escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Jose Carlos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/29041
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Marta Morais da Costa
id UFPR_abcb0b3babf468c4d38e42dfcb0dcf96
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/29041
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Fernandes, Jose CarlosUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em LetrasCosta, Marta Morais da, 1945-2019-12-04T15:16:59Z2019-12-04T15:16:59Z2012https://hdl.handle.net/1884/29041Orientadora: Profa. Dra. Marta Morais da CostaAutor não autorizou a divulgação do arquivo digitalTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa: Curitiba,17/08/2012Bibliografia: fls. 309-344Resumo: A tese de doutoramento "O leitor e a cidade", desenvolvida no campo dos Estudos Literários", investiga as práticas de leitura de 12 pessoas com baixa exposição ao letramento escolar e as relações de cada uma delas com a urbe e com a própria memória escolar, relação que, em hipótese, resulta na ressignificação do território, aproximando-o do conceito de "lugar". Os 12 moram e trabalham em Curitiba e região metropolitana e são, em sua maioria, pertencentes ao que se convencionou chamar, nos anos 2000, de "nova classe média" (classe C). O objetivo da pesquisa é levantar dados e reunir fontes sobre o que aqui se convencionou chamar de "leitores de exceção", posto que, de acordo com as estatísticas, são poucos os leitores contumazes entre aqueles que frequentaram o sistema de ensino por menos de 12 anos. Usou-se para o desenvolvimento deste trabalho as seguintes instâncias de pesquisa: a observação participante, a entrevista em profundidade e laboratórios junto a grupos de potenciais leitores em seus territórios específicos - a dizer: ocupações irregulares, educandários, bairros populares. Observou-se, igualmente, iniciativas em prol do livro e da leitura desenvolvidas em escolas e fora dela, como condomínios, favelas e espaços comerciais, de modo a tornar mais precisas as implicações entre ler e participar das rotinas da cidade. Deram embasamento teórico à pesquisa autores que estudam a recepção, teóricos da leitura, sociólogos que estudaram identidade e vida urbana, assim como levantamentos que informam sobre as relações de consumo, educação e práticas culturais. Entre as conclusões figura a de que são pouco conhecidas as práticas de leitura dos leitores com baixa escolaridade, embora façam parte de uma tradição de público tanto no Brasil quanto em Portugal, com registros já no século XIX. E de que essas práticas podem ajudar na formulação de programas de leitura capazes de atingir a grande massa de brasileiros que se evade da educação formal, mas que deseja dar continuidade a sua vida de leitor e de leitor participante das dinâmicas da cidade.Abstract: The doctorate thesis "The reader and the city", developed in the field of the Literary Studies, investigates the reading practices of 12 people with little exposition to academic literacy and their relations with the urban environment and with their own academic memory, a relationship that hypothetically, results in the resignification of territory, nearing it to the concept of "place". The 12 people live and work either in Curitiba or in its metropolitan area and are, in their majority, part of what has been called since the 2000s the "new middle class" (Class C). The goal of the research is to gather data and sources about what here is called "exception readers", given that, according to statistics, there are usually few obstinate readers amongst those that attended the education system for less than 12 years. The following instances were used to develop this work: participant observation, the in-depth interview and laboratories with groups of potential readers in their specific territories - i.e.: irregular occupations, schools for teenagers in conflict with the law, low-income neighborhoods. Pro-book and reading initiatives developed both inside and outside schools, in places such as condominiums, favelas and commercial areas, were equally observed so that the implications between reading and participating on the city's daily routines would be more accurate. Authors that study reception, reading theorists, sociologists that study urban life and identity, as well as data regarding consumer relations, education and cultural practices gave theoretical foundation to the research. Among the conclusions stands out the fact that the reading practices of readers with little schooling are not well known, although they are part of an audience tradition in Brazil as well as in Portugal, with records dating from the 19th century. And these practices can help the formulation of reading programs able to reach large masses of Brazilians who evade formal education, though there is still desire to continue a life as a reader and to be a participating reader of the city's dynamics.443f.application/pdfDisponível em formato digitalTeses - LetrasLeituraLetramentoIdentidadeVida urbanaLetrasO leitor e a cidade : caminhos e descaminhos da leitura e da literatura entre pessoas com baixa exposição à escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - JOSE CARLOS FERNANDES.pdfapplication/pdf2952034https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29041/1/R%20-%20T%20-%20JOSE%20CARLOS%20FERNANDES.pdfc57d33be38f84bd31b9f7b2a40f10322MD51open accessTEXTR - T - JOSE CARLOS FERNANDES.pdf.txtExtracted Texttext/plain1069697https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29041/2/R%20-%20T%20-%20JOSE%20CARLOS%20FERNANDES.pdf.txt199a787f62e572932e32bfab9e312145MD52open accessTHUMBNAILR - T - JOSE CARLOS FERNANDES.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1221https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29041/3/R%20-%20T%20-%20JOSE%20CARLOS%20FERNANDES.pdf.jpgf8efd8867c1b15553de516ad1c11c864MD53open access1884/290412019-12-04 12:16:59.887open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/29041Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-12-04T15:16:59Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O leitor e a cidade : caminhos e descaminhos da leitura e da literatura entre pessoas com baixa exposição à escola
title O leitor e a cidade : caminhos e descaminhos da leitura e da literatura entre pessoas com baixa exposição à escola
spellingShingle O leitor e a cidade : caminhos e descaminhos da leitura e da literatura entre pessoas com baixa exposição à escola
Fernandes, Jose Carlos
Teses - Letras
Leitura
Letramento
Identidade
Vida urbana
Letras
title_short O leitor e a cidade : caminhos e descaminhos da leitura e da literatura entre pessoas com baixa exposição à escola
title_full O leitor e a cidade : caminhos e descaminhos da leitura e da literatura entre pessoas com baixa exposição à escola
title_fullStr O leitor e a cidade : caminhos e descaminhos da leitura e da literatura entre pessoas com baixa exposição à escola
title_full_unstemmed O leitor e a cidade : caminhos e descaminhos da leitura e da literatura entre pessoas com baixa exposição à escola
title_sort O leitor e a cidade : caminhos e descaminhos da leitura e da literatura entre pessoas com baixa exposição à escola
author Fernandes, Jose Carlos
author_facet Fernandes, Jose Carlos
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Jose Carlos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Costa, Marta Morais da, 1945-
contributor_str_mv Costa, Marta Morais da, 1945-
dc.subject.por.fl_str_mv Teses - Letras
Leitura
Letramento
Identidade
Vida urbana
Letras
topic Teses - Letras
Leitura
Letramento
Identidade
Vida urbana
Letras
description Orientadora: Profa. Dra. Marta Morais da Costa
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-12-04T15:16:59Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-12-04T15:16:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/29041
url https://hdl.handle.net/1884/29041
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 443f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29041/1/R%20-%20T%20-%20JOSE%20CARLOS%20FERNANDES.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29041/2/R%20-%20T%20-%20JOSE%20CARLOS%20FERNANDES.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29041/3/R%20-%20T%20-%20JOSE%20CARLOS%20FERNANDES.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c57d33be38f84bd31b9f7b2a40f10322
199a787f62e572932e32bfab9e312145
f8efd8867c1b15553de516ad1c11c864
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860664073912320