Modelagem matemática e as propostas da BNCC : contribuições para o ensino de sequências no ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/69977 |
Resumo: | Orientador: Prof(a). Dr(a) Adriana Luiza Prado |
id |
UFPR_ac292f1339d18c72769a90f332c15d1c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/69977 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede NacionalPrado, Adriana Luiza do, 1968-Cunha, Jhefrendy Morais da2024-06-17T18:31:49Z2024-06-17T18:31:49Z2020https://hdl.handle.net/1884/69977Orientador: Prof(a). Dr(a) Adriana Luiza PradoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT. Defesa : Curitiba, 21/10/2020Inclui referências: p. 91-94Resumo: No cenário da educação brasileira, as novas orientações propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Básico indicam a necessidade de assegurar o desenvolvimento de competências nos alunos. Em vista disso, entendese que as etapas incorporadas em atividades de Modelagem Matemática como estratégia metodológica podem, no âmbito das aprendizagens, justificar a sua utilização em sala de aula. Por isso, neste trabalho se propõem analisar algumas dissertações que empregam o uso de Modelagem Matemática no ensino de progressões aritméticas (PA) e progressões geométricas (PG), e verificar se a maneira como as atividades foram encaminhadas colaboram para o desenvolvimento dos objetivos previstos na BNCC. Sendo assim, buscaram-se, nos textos de Bassanezi, Biembengut, Burak, entre outros, argumentos que justificassem a utilização da Modelagem Matemática como ferramenta alinhada com a BNCC. Além disso, elencamos os processos, as expectativas e os desafios do ensino com Modelagem Matemática, a fim de incentivar os professores a conhecerem e até mesmo a incorporarem em sua prática docente. Esta dissertação, portanto, se caracteriza como uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo; além de subsidiar as discussões anteriores, fomentou um olhar sobre como o ensino de PA e PG, ao longo de dez anos, é tratado no cerne da Modelagem Matemática. O mapeamento ainda identificou, entre outros, que existem dificuldades relacionadas à compreensão e aplicação da estratégia nas aulas de matemática, sendo comum associá-la a resolução de problemas. Pretendendo contribuir com o tema, foram propostas duas atividades, uma voltada à aquisição da casa própria e outra relacionada ao crescimento de cianobactérias e lemnas em ambientes aquáticos. Com isso, se espera provocar a reflexão sobre temas relevantes ao cotidiano e relacioná-los ao ensino de matemática, utilizando como meio estratégias que refletem as novas tendências educacionais.Abstract: In Brazilian educational system, new orientations presented by the Base Nacional Comum Curricular (BNCC) for Basic Education indicate how important it is to ensure the development of student's skills. Therefore, we understand the stages included in Mathematical Modeling activities as methodological approaches may, in the learning field, justify its application in classes. Thus, this work aims to analyze some dissertations which apply Mathematical Modeling on teaching Arithmetic Progression and Geometric Progression, and to check whether the way activities have been conducted collaborate to the development of the main goals proposed on BNCC. Therefore, based on Bassanezi, Biembengut, Burak, among others, we present points that justify the use of Mathematical Modeling as a teaching tool aligned with BNCC. Furthermore, we relate the process, expectations and challenges of Mathematical Modeling in order to encourage its knowledge and use by teachers in their classes. The present dissertation, therefore, is characterized as a bibliographic and qualitative research; besides assisting the previous discussion, it fosters a view over how PA and PG teaching, over ten years, has been approached at the core of Mathematical Modeling. The mapping identifies, among others, the existence of some difficulties associated with comprehension and application of strategies in Math classes, often related to solving problems. In order to contribute to the subject, two activities were proposed, one of them regards home ownership and another one related to the growth of cianobacterias and lemnas in aquatic environments. Hence, we expect to promote reflections about the significant subjects on a daily basis and relate them to Math teaching by using strategies which reflect new educational trends.1 recurso online : PDF.application/pdfMatemática - Estudo e ensino (Ensino médio)Series aritmeticasSeries geometricasModelagem matemática - Teoria e aplicaçõesBase Nacional Comum CurricularMatemáticaModelagem matemática e as propostas da BNCC : contribuições para o ensino de sequências no ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - JHEFRENDY MORAIS DA CUNHA.pdfapplication/pdf1867206https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/69977/1/R%20-%20D%20-%20JHEFRENDY%20MORAIS%20DA%20CUNHA.pdf7ac0f593a5a8406742b548bab00d1371MD51open access1884/699772024-06-17 15:31:49.352open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/69977Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-06-17T18:31:49Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Modelagem matemática e as propostas da BNCC : contribuições para o ensino de sequências no ensino médio |
title |
Modelagem matemática e as propostas da BNCC : contribuições para o ensino de sequências no ensino médio |
spellingShingle |
Modelagem matemática e as propostas da BNCC : contribuições para o ensino de sequências no ensino médio Cunha, Jhefrendy Morais da Matemática - Estudo e ensino (Ensino médio) Series aritmeticas Series geometricas Modelagem matemática - Teoria e aplicações Base Nacional Comum Curricular Matemática |
title_short |
Modelagem matemática e as propostas da BNCC : contribuições para o ensino de sequências no ensino médio |
title_full |
Modelagem matemática e as propostas da BNCC : contribuições para o ensino de sequências no ensino médio |
title_fullStr |
Modelagem matemática e as propostas da BNCC : contribuições para o ensino de sequências no ensino médio |
title_full_unstemmed |
Modelagem matemática e as propostas da BNCC : contribuições para o ensino de sequências no ensino médio |
title_sort |
Modelagem matemática e as propostas da BNCC : contribuições para o ensino de sequências no ensino médio |
author |
Cunha, Jhefrendy Morais da |
author_facet |
Cunha, Jhefrendy Morais da |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Prado, Adriana Luiza do, 1968- |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cunha, Jhefrendy Morais da |
contributor_str_mv |
Prado, Adriana Luiza do, 1968- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática - Estudo e ensino (Ensino médio) Series aritmeticas Series geometricas Modelagem matemática - Teoria e aplicações Base Nacional Comum Curricular Matemática |
topic |
Matemática - Estudo e ensino (Ensino médio) Series aritmeticas Series geometricas Modelagem matemática - Teoria e aplicações Base Nacional Comum Curricular Matemática |
description |
Orientador: Prof(a). Dr(a) Adriana Luiza Prado |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-06-17T18:31:49Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-06-17T18:31:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/69977 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/69977 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 recurso online : PDF. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/69977/1/R%20-%20D%20-%20JHEFRENDY%20MORAIS%20DA%20CUNHA.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7ac0f593a5a8406742b548bab00d1371 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898745707757568 |