Avaliação em execução musical : estudo sobre critérios utilizados por regentes de grupos corais escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Margaret Amaral de
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/63886
Resumo: Orientadora: Prof.ª Dr.ª Tânia Maria Figueiredo Braga Garcia
id UFPR_ac8b251d5e4df5f783fc9cef2eb3fb05
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/63886
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Andrade, Margaret Amaral deHentschke, LianeUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoGarcia, Tania Maria Figueiredo Braga, 1950-2022-08-17T15:47:12Z2022-08-17T15:47:12Z2001https://hdl.handle.net/1884/63886Orientadora: Prof.ª Dr.ª Tânia Maria Figueiredo Braga GarciaCoorientadora: Prof.ª Dr.ª Liane HentschkeDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoInclui referências: p. 89-94Resumo: O propósito deste estudo foi a investigação dos critérios utilizados pelos regentes para avaliar a execução musical de coros escolares, buscando explicitar as relações existentes entre esses critérios, a finalidade do ensino do canto coral nas escolas e a formação dos professores de música, aqui denominados de regentes. O referencial teórico encontra-se na Teoria e no Modelo Espiral de Desenvolvimento Musical (SWANWICK e TILLMAN, 1986), tomados como critério de avaliação da performance musical, referencial este que têm sido utilizado em outras investigações desenvolvidas no Brasil especificamente sobre execução instrumental. Metodologicamente, trata-se de um estudo de tipo survey de corte transversal (COHEN e MANION, 1994). Na pesquisa de campo foram usados dois tipos de instrumento, o questionário de caráter aberto e a entrevista semi-estruturada, para coleta de dados considerando-se uma amostra de quinze regentes corais graduados, que atuam em escolas públicas e privadas da rede de ensino fundamental e médio, em Curitiba e na Região Metropolitana. A análise dos dados permitiu apresentar informações sobre quem são os regentes, sua formação profissional e o que pensam sobre avaliação em educação musical, elementos que foram incorporados às análises sobre os critérios utilizados por eles ao avaliar o produto musical de coros escolares. As conclusões indicam a presença, nesses critérios, de algumas das dimensões do desenvolvimento musical apontadas pela teoria de Swanwick, predominantemente as de Materiais e Expressão. A pesquisa permitiu constatar que os critérios de avaliação musical decorrentes da Teoria e Modelo Espiral de Desenvolvimento Musical de Swanwick são adequados para avaliar a execução de Canto Coral, mas indicou também que os processos avaliativos, no caso específico dos coros escolares, necessitam de ampliação pelo acréscimo de dois outros critérios relacionados à apresentação dos coros, presentes na avaliação realizada pelos regentes e sugeridos por outros autores na área: Estética Visual e Disciplina. Foi possível também verificar a necessidade de rever o currículo dos cursos de formação de professores de música, no que diz respeito às disciplinas pedagógicas, particularmente à avaliação.Abstract: The purpose of this study was the investigation of the criteria adopted by conductors to assess the musical performance of their choirs, looking to uncover the existent relations between the criteria, the purpose of choir classes in schools, and the education of music teachers, here called conductors. The technical reference is based on the Theory and Spiral Model for Musical Development (Swanwick and Tillman, 1986), as a standard for evaluation of the musical performance. This material has already been used as a basis for other investigations developed in Brazil specifically on instrumental performance. Methodologically, it consists of a transversal-cut survey-based study (COHEN and MANION, 1994). In the field research, two types of instrument were used for the collection of data - the open survey and the semi-structured interview, taken from a sample of fifteen graduated choir conductors that develop activities in private and public schools in the teaching network of Curitiba and metropolitan area. The analysis of the collected material led to conclusions about who are the conductors, their professional curriculum and what they think about evaluation in musical education, elements that were incorporated into the analysis about the criteria Used by them to assess the musical product of school choirs. The conclusions indicate the presence, in the criteria, of some of the dimensions of musical development appointed by Swanwick's theory, overall the ones on Material and Expression. The research led to the statement that the criteria for musical evaluation derived from Swanwick's Theory and Spiral Model for Musical Development are adequate to assess the performance of choral music, but it also indicated that the evaluative processes, in the specific cases of school choirs, needs further amplification through the incorporation of other criteria, related to the presentation of the choirs, found in the evaluation done by the conductors and suggested by other authors in this area: Visual Esthetic and Disciplin. It was also possible to verify the need to review the curriculum of the music teacher's education, about pedagogic disciplines, particularly evaluation.108 f. : il., grafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalCanto coralMúsica - Instrução e estudoRedação acadêmicaEducaçãoAvaliação em execução musical : estudo sobre critérios utilizados por regentes de grupos corais escolaresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - MARGARET AMARAL DE ANDRADE.pdfapplication/pdf3912919https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/63886/1/D%20-%20MARGARET%20AMARAL%20DE%20ANDRADE.pdf8400f660b7b194619c4369b52a16cfefMD51open access1884/638862022-08-17 12:47:12.976open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/63886Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-08-17T15:47:12Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Avaliação em execução musical : estudo sobre critérios utilizados por regentes de grupos corais escolares
title Avaliação em execução musical : estudo sobre critérios utilizados por regentes de grupos corais escolares
spellingShingle Avaliação em execução musical : estudo sobre critérios utilizados por regentes de grupos corais escolares
Andrade, Margaret Amaral de
Canto coral
Música - Instrução e estudo
Redação acadêmica
Educação
title_short Avaliação em execução musical : estudo sobre critérios utilizados por regentes de grupos corais escolares
title_full Avaliação em execução musical : estudo sobre critérios utilizados por regentes de grupos corais escolares
title_fullStr Avaliação em execução musical : estudo sobre critérios utilizados por regentes de grupos corais escolares
title_full_unstemmed Avaliação em execução musical : estudo sobre critérios utilizados por regentes de grupos corais escolares
title_sort Avaliação em execução musical : estudo sobre critérios utilizados por regentes de grupos corais escolares
author Andrade, Margaret Amaral de
author_facet Andrade, Margaret Amaral de
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Hentschke, Liane
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Margaret Amaral de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Garcia, Tania Maria Figueiredo Braga, 1950-
contributor_str_mv Garcia, Tania Maria Figueiredo Braga, 1950-
dc.subject.por.fl_str_mv Canto coral
Música - Instrução e estudo
Redação acadêmica
Educação
topic Canto coral
Música - Instrução e estudo
Redação acadêmica
Educação
description Orientadora: Prof.ª Dr.ª Tânia Maria Figueiredo Braga Garcia
publishDate 2001
dc.date.issued.fl_str_mv 2001
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-17T15:47:12Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-17T15:47:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/63886
url https://hdl.handle.net/1884/63886
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 108 f. : il., grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/63886/1/D%20-%20MARGARET%20AMARAL%20DE%20ANDRADE.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8400f660b7b194619c4369b52a16cfef
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898815325863936