A dimensão pedagógica do telejornal Aqui Agora
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1993 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/75603 |
Resumo: | Orientadora: Acacia Zeneida Kuenzer |
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Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoKuenzer, Acácia ZeneidaDalla Costa, Rosa Maria Cardoso2022-11-10T20:08:38Z2022-11-10T20:08:38Z1993https://hdl.handle.net/1884/75603Orientadora: Acacia Zeneida KuenzerDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de EducaçãoInclui anexos e glossárioResumo: A televisão – apesar de inserida no sistema capitalista de produção – cumpre um importante papel pedagógico num país de Terceiro Mundo como o Brasil, cujas principais instituições sociais, em especial a escola, não estão atendendo às necessidades da população. Esta pesquisa faz uma análise da dimensão pedagógica da televisão através do estudo de recepção do telejornal Aqui Agora junto aos trabalhadores de uma indústria metalúrgica de Curitiba, a Volvo do Brasil. A escolha deste telejornal foi feita a partir de uma enquete realizada na própria empresa, na qual os trabalhadores horistas disseram espontaneamente quais os dois programas que mais gostavam de assistir na televisão. Embora estivesse há apenas um ano no ar, o Aqui Agora foi o segundo programa apontado pelos entrevistados como o mais assistido, perdendo apenas para o Jornal Nacional, que já foi objeto de vários estudos na área de comunicação. Para fundamentar a análise proposta, fez-se uma revisão bibliográfica sobre o assunto – abordando conceitos necessários à sua compreensão como indústria cultural, hegemonia e trabalho como princípio educativo do homem. Em seguida, fez-se a contextualização do telejornal Aqui Agora, através de um breve histórico do telejornalismo brasileiro e da emissora que o criou, o SBT, bem como o detalhamento das suas principais características e das críticas que lhe tem sido feitas. Partiu-se então, para a entrevista com os trabalhadores, na qual se utilizou um questionário com perguntas abertas, visando detectar os principais pontos de influência e contribuição do programa no processo de educação dos entrevistados. Finalmente, foi feita a análise proposta/ relacionando os conceitos utilizados no primeiro capítulo às informações colhidas através dos questionários, e chegou-se à conclusão de que a televisão brasileira tem uma dimensão pedagógica junto aos trabalhadores e é para eles uma referência de informação. Uma referência, praticamente inquestionável e que tem maior credibilidade do que várias outras instituições, em especial a escola, que sequer foi citada como fonte de informação e conhecimento pelos entrevistados.Résumé: La télévision - malgré son insertion dans le système capitaliste - joue um rôle pédagogique important dans un pays du Tiers Monde comme le Brésil, dont les principales institutions sociales, surtout l’école, ne répondent pas aux besoins de la population. Cette recherche propose une analyse de la dimension pédagogique de la télévision à travers l’étude de la réception du journal télévisé Aqui Agora* auprès des ouvriers d ’une usine métallurgique de Curitiba, la Volvo du Brésil. Le choix de ce journal télévisé a été fait à partir d ’une enquête réalisée dans l’entreprise même où les ouvriers payés à l ’heure ont dit spontanément quelles étaient les deux émissions qu’ils préféraient regarder à la télévision. À l’époque de l ’enquête, bien qu’elle soit transmise depuis une année, 1’émissions les plus regardées, venant juste après le Jornal Nacional, qui a été déjà l'objet de plusieurs études dans le domaine de la communication. Afin de justifier l’analyse proposée, on fait une révision bibliographique sur le sujet, tout en abordant des concepts nécessaires à sa compréhension en tant qu’industrie culturelle, hégémonie et travail comme principe éducatif de l’homme. Ensuite, on a inséré l’émission Aqui Agora dans son contexte à travers une étude historique rapide du journal télévisé au Brésil et de l’antenne qui la créé, la SBT, ainsi qu’une analyse détaillée de ses principales caractéristiques et des critiques qui lui sont faites. On a commencé, donc, après ces études, les interviews avec les ouvriers, pour lesquelles on a utilisé un questionnaire à questions ouvertes, avec l’objectif de repérer les principaux points d ’influence et de contribution du programme dans le processus d ’éducation des interviewés. Enfin, on a procédé à l’analyse proposée, tout en met tant en rapport les concepts utilisés dans le premier chapitre et les informations cueillies à partir des questionnaires et on a conclu que la télévision brélilienne est une référence d ’information pour les ouvriers, jouant un rôle pédagogique important dans la société brésilienne. Il s’agit d ’une référence incontestable, ayant plus de crédibilité que d ’autres institutions, en particulier, l’école. Celle-ci n’a même pas été citée comme source d'information et de connaissance par les personnes interviewées. *Là maintenantix, 202 f. : il. ; 30 cm.application/pdfTelejornalismoTelejornalismo - Aspectos sociaisTelejornalismo - InfluênciaRedação acadêmicaEducaçãoA dimensão pedagógica do telejornal Aqui Agorainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - D - ROSA MARIA CARDOSO DALLA COSTA.pdfapplication/pdf21674579https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/75603/1/D%20-%20D%20-%20ROSA%20MARIA%20CARDOSO%20DALLA%20COSTA.pdf8a69957a574f9ab175492f0402f9b65dMD51open access1884/756032022-11-10 17:08:38.575open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/75603Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-11-10T20:08:38Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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