Cruel amor, de Júlia Lopes de Almeida : um romance sobre pescadores de Copacabana
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/89928 |
Resumo: | Orientadora: Profa. Dra. Patrícia da Silva Cardoso |
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Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em LetrasCardoso, Patrícia da Silva, 1964-Fernandes, Tiago Rodrigues2024-09-24T20:49:24Z2024-09-24T20:49:24Z2024https://hdl.handle.net/1884/89928Orientadora: Profa. Dra. Patrícia da Silva CardosoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 26/04/2024Inclui referênciasÁrea de concentração: Estudos LiteráriosResumo: Este trabalho surgiu de um interesse em estudar a obra de uma autora ainda por muitos desconhecida na literatura brasileira: Júlia Lopes de Almeida. Cruel amor (1910), por sua vez, talvez seja um dos romances ainda mais desconhecido de toda a vasta obra ficcional da autora e um dos menos estudados. Portanto, o que proponho aqui é uma análise dos aspectos gerais desse romance, evidenciando o máximo possível de elementos que caracterizam um texto literário. O enredo ficcionaliza uma comunidade de pescadores da praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. A partir disso, a autora constrói uma narrativa na qual incorpora toda uma complexa rede de relações de interdependência que envolvem seus personagens sem que eles possam controlar. São indivíduos que formam e que, ao mesmo tempo, são formados pela sociedade em que vivem. Também, dada a escassez de aporte de análises críticas sobre a obra, trago à baila a abordagem de duas pesquisadoras, Lúcia Miguel Pereira e Gabriela Simonetti Trevisan, cada uma representando um contexto diferente de recepção crítica, a fim de evidenciar como o próprio interesse dos estudos literários muda com tempo. Isso porque a primeira foi a única estudiosa a lembrar de Júlia Lopes de Almeida em um momento em que a escritora ficou esquecida pela crítica literária brasileira; a segunda representa a crítica sobre a autora produzida contemporaneamente, mais voltada para os estudos de gênero e de como isso se afigura na literatura almeidiana. Nesse sentido, este trabalho também é um diálogo com as pesquisadoras. Me valho também do texto de Norbert Elias – A sociedade dos indivíduos – como suporte teórico da perspectiva de análise que adoto aqui. Uma das conclusões a que chego neste trabalho é a de que Júlia Lopes de Almeida escreve um romance em que expõe ao leitor a vida de personagens vivendo em relação de interdependência, em uma sociedade atravessada por ideologias e obrigações. Por isso, não são seres humanos completamente livres, muito menos em busca de liberdade.Abstract:This work arose from an interest in studying the work of an author still unknown to many in Brazilian literature: Júlia Lopes de Almeida. Cruel Amor (1910), in turn, is perhaps one of the most unknown novels in the author's vast fictional work and one of the least studied. Therefore, what I propose here is an analysis of the general aspects of this novel, highlighting as many elements as possible that characterize a literary text. The plot fictionalizes a fishing community on Copacabana beach, in Rio de Janeiro. From this, the author builds a narrative in which she incorporates an entire complex network of interdependent relationships that involve her characters without their being able to control. They are individuals who form and who, at the same time, are formed by the society in which they live. Also, given the scarcity of critical analysis on the work, I bring up the approach of two researchers, Lúcia Miguel Pereira and Gabriela Simonetti Trevisan, each representing a different context of critical reception, in order to highlight how the interests of Literary studies changes over time. This is because the first was the only scholar to remember Júlia Lopes de Almeida at a time when the writer was forgotten by Brazilian literary criticism; the second represents the criticism about the author produced contemporaneously, more focused on gender studies and how this appears in Almeidian literature. In this sense, this work is also a dialogue with the researchers. I also use Norbert Elias’ text – The Society of Individuals – as theoretical support for the analytical perspective I adopt here. One of the conclusions I reach in this work is that Júlia Lopes de Almeida writes a novel in which she exposes the reader to the lives of characters living in relationships of interdependence, in a society crossed by ideologies and obligations. Therefore, they are not completely free human beings, much less in search of freedom.1 recurso online : PDF.application/pdfAlmeida, Júlia Lopes de, 1862-1934Literatura brasileiraPescadoresLetrasCruel amor, de Júlia Lopes de Almeida : um romance sobre pescadores de Copacabanainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - TIAGO RODRIGUES FERNANDES.pdfapplication/pdf1433969https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/89928/1/R%20-%20D%20-%20TIAGO%20RODRIGUES%20FERNANDES.pdf1c9131fea0e16b2335953925276af08fMD51open access1884/899282024-09-24 17:49:24.292open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/89928Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-09-24T20:49:24Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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