A relação entre capacidades interfuncionais de marketing, orientação para a inovação, turbulência tecnológica e seus impactos no desempenho das organizações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Seguin, Janaína
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/42109
Resumo: Orientador : Profª Drª Ana Maria Machado Toaldo
id UFPR_ad7a3d0927ace983dc0626a4677f21d6
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/42109
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Seguin, JanaínaUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em AdministraçãoToaldo, Ana Maria Machado, 1967-2022-07-21T18:48:19Z2022-07-21T18:48:19Z2015https://hdl.handle.net/1884/42109Orientador : Profª Drª Ana Maria Machado ToaldoTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa: Curitiba, 31/03/2015Inclui referências : f. 155-167Área de concentração: Estratégia de marketingResumo: Esta tese aborda o tema capacidades de marketing, com foco nas capacidades interfuncionais de marketing e o desempenho organizacional. Seu objetivo é de analisar a relação entre as capacidades interfuncionais de marketing, orientação para a inovação e turbulência tecnológica e seus impactos no desempenho organizacional. Para atingir seus objetivos, foi construído um modelo conceitual teórico com base na revisão de literatura. A etapa descritiva deste estudo constitui-se em uma pesquisa com 239 empresas de médio e grande porte instaladas no território nacional, aplicando um questionário com a finalidade de validação do modelo teórico proposto, através de analises de regressões multivariadas moderadas de Hayes (2013). A análise dos resultados demonstrou as variáveis significativas e as relações para a construção do modelo de capacidades interfuncionais de marketing e desempenho organizacional moderadas pela orientação para a inovação e turbulência tecnológica. O modelo de melhor ajuste apresentou efeito de interação significativa entre a variável moderadora de orientação para a inovação e capacidade de gerenciamento de marca sobre o desempenho organizacional, tendo as variáveis de capacidade de gerenciamento do relacionamento com o consumidor e capacidade de desenvolvimento de novos produtos como covariáveis. Por fim, esta pesquisa traz como ganho um modelo teórico que relaciona as capacidades interfuncionais de marketing com o desempenho da empresa, moderada pelo gerenciamento de marca. Palavras-chave: capacidades interfuncionais de marketing, orientação para a inovação, turbulência tecnológica e desempenho organizacional.Abstract: This thesis addresses the issue of marketing capabilities, focusing on cross-functional marketing capabilities and organizational performance. The main objective is to analyze the relationship between cross-functional capabilities of marketing, orientation for innovation and technological turbulence and its impact on organizational performance. To achieve their goals, was built a theoretical conceptual model based on the literature review. The descriptive stage of the study is on a survey of 239 medium and large companies installed in the country, applying a questionnaire with the validation purpose of the proposed theoretical model, through analysis of moderate multivariate regressions (HAYES, 2013). The results demonstrated the significant variables and relationships to build the cross-functional capabilities model of marketing and organizational performance by moderate approach to innovation and technological turbulence. The best model showed a significant interaction effect between the moderating variable orientation for innovation and brand management capabilities on organizational performance, maintaining the variables of customer relationship management capabilty and new product development capability as covariates. Finally, this research brings to gain a theoretical model that relates the marketing cross-functional capabilities with the company's performance, moderated by brand management. Keywords: cross-functional marketing capabilities, orientation to innovation, technological turbulence and organizational performance.171 f. : il.application/pdfDisponível em formato digitalAdministraçãoMarketingEmpresas - DesempenhoEmpresas - Inovações tecnológicasA relação entre capacidades interfuncionais de marketing, orientação para a inovação, turbulência tecnológica e seus impactos no desempenho das organizaçõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - JANAINA SEGUIN.pdfapplication/pdf2317947https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/42109/1/R%20-%20T%20-%20JANAINA%20SEGUIN.pdfb95cc3ed2f060ccae5d34d271848ac8bMD51open accessTEXTR - T - JANAINA SEGUIN.pdf.txtExtracted Texttext/plain339669https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/42109/2/R%20-%20T%20-%20JANAINA%20SEGUIN.pdf.txtcc4f8bf5a1215e45f39c14bf86e01e78MD52open accessTHUMBNAILR - T - JANAINA SEGUIN.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1111https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/42109/3/R%20-%20T%20-%20JANAINA%20SEGUIN.pdf.jpgebb8a141b322d6f3e9e804b0ce8b6566MD53open access1884/421092022-07-21 15:48:19.433open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/42109Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-07-21T18:48:19Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A relação entre capacidades interfuncionais de marketing, orientação para a inovação, turbulência tecnológica e seus impactos no desempenho das organizações
title A relação entre capacidades interfuncionais de marketing, orientação para a inovação, turbulência tecnológica e seus impactos no desempenho das organizações
spellingShingle A relação entre capacidades interfuncionais de marketing, orientação para a inovação, turbulência tecnológica e seus impactos no desempenho das organizações
Seguin, Janaína
Administração
Marketing
Empresas - Desempenho
Empresas - Inovações tecnológicas
title_short A relação entre capacidades interfuncionais de marketing, orientação para a inovação, turbulência tecnológica e seus impactos no desempenho das organizações
title_full A relação entre capacidades interfuncionais de marketing, orientação para a inovação, turbulência tecnológica e seus impactos no desempenho das organizações
title_fullStr A relação entre capacidades interfuncionais de marketing, orientação para a inovação, turbulência tecnológica e seus impactos no desempenho das organizações
title_full_unstemmed A relação entre capacidades interfuncionais de marketing, orientação para a inovação, turbulência tecnológica e seus impactos no desempenho das organizações
title_sort A relação entre capacidades interfuncionais de marketing, orientação para a inovação, turbulência tecnológica e seus impactos no desempenho das organizações
author Seguin, Janaína
author_facet Seguin, Janaína
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administração
dc.contributor.author.fl_str_mv Seguin, Janaína
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Toaldo, Ana Maria Machado, 1967-
contributor_str_mv Toaldo, Ana Maria Machado, 1967-
dc.subject.por.fl_str_mv Administração
Marketing
Empresas - Desempenho
Empresas - Inovações tecnológicas
topic Administração
Marketing
Empresas - Desempenho
Empresas - Inovações tecnológicas
description Orientador : Profª Drª Ana Maria Machado Toaldo
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-21T18:48:19Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-07-21T18:48:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/42109
url https://hdl.handle.net/1884/42109
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 171 f. : il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/42109/1/R%20-%20T%20-%20JANAINA%20SEGUIN.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/42109/2/R%20-%20T%20-%20JANAINA%20SEGUIN.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/42109/3/R%20-%20T%20-%20JANAINA%20SEGUIN.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b95cc3ed2f060ccae5d34d271848ac8b
cc4f8bf5a1215e45f39c14bf86e01e78
ebb8a141b322d6f3e9e804b0ce8b6566
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898871619715072