A relação entre capacidades interfuncionais de marketing, orientação para a inovação, turbulência tecnológica e seus impactos no desempenho das organizações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/42109 |
Resumo: | Orientador : Profª Drª Ana Maria Machado Toaldo |
id |
UFPR_ad7a3d0927ace983dc0626a4677f21d6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/42109 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Seguin, JanaínaUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em AdministraçãoToaldo, Ana Maria Machado, 1967-2022-07-21T18:48:19Z2022-07-21T18:48:19Z2015https://hdl.handle.net/1884/42109Orientador : Profª Drª Ana Maria Machado ToaldoTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa: Curitiba, 31/03/2015Inclui referências : f. 155-167Área de concentração: Estratégia de marketingResumo: Esta tese aborda o tema capacidades de marketing, com foco nas capacidades interfuncionais de marketing e o desempenho organizacional. Seu objetivo é de analisar a relação entre as capacidades interfuncionais de marketing, orientação para a inovação e turbulência tecnológica e seus impactos no desempenho organizacional. Para atingir seus objetivos, foi construído um modelo conceitual teórico com base na revisão de literatura. A etapa descritiva deste estudo constitui-se em uma pesquisa com 239 empresas de médio e grande porte instaladas no território nacional, aplicando um questionário com a finalidade de validação do modelo teórico proposto, através de analises de regressões multivariadas moderadas de Hayes (2013). A análise dos resultados demonstrou as variáveis significativas e as relações para a construção do modelo de capacidades interfuncionais de marketing e desempenho organizacional moderadas pela orientação para a inovação e turbulência tecnológica. O modelo de melhor ajuste apresentou efeito de interação significativa entre a variável moderadora de orientação para a inovação e capacidade de gerenciamento de marca sobre o desempenho organizacional, tendo as variáveis de capacidade de gerenciamento do relacionamento com o consumidor e capacidade de desenvolvimento de novos produtos como covariáveis. Por fim, esta pesquisa traz como ganho um modelo teórico que relaciona as capacidades interfuncionais de marketing com o desempenho da empresa, moderada pelo gerenciamento de marca. Palavras-chave: capacidades interfuncionais de marketing, orientação para a inovação, turbulência tecnológica e desempenho organizacional.Abstract: This thesis addresses the issue of marketing capabilities, focusing on cross-functional marketing capabilities and organizational performance. The main objective is to analyze the relationship between cross-functional capabilities of marketing, orientation for innovation and technological turbulence and its impact on organizational performance. To achieve their goals, was built a theoretical conceptual model based on the literature review. The descriptive stage of the study is on a survey of 239 medium and large companies installed in the country, applying a questionnaire with the validation purpose of the proposed theoretical model, through analysis of moderate multivariate regressions (HAYES, 2013). The results demonstrated the significant variables and relationships to build the cross-functional capabilities model of marketing and organizational performance by moderate approach to innovation and technological turbulence. The best model showed a significant interaction effect between the moderating variable orientation for innovation and brand management capabilities on organizational performance, maintaining the variables of customer relationship management capabilty and new product development capability as covariates. Finally, this research brings to gain a theoretical model that relates the marketing cross-functional capabilities with the company's performance, moderated by brand management. Keywords: cross-functional marketing capabilities, orientation to innovation, technological turbulence and organizational performance.171 f. : il.application/pdfDisponível em formato digitalAdministraçãoMarketingEmpresas - DesempenhoEmpresas - Inovações tecnológicasA relação entre capacidades interfuncionais de marketing, orientação para a inovação, turbulência tecnológica e seus impactos no desempenho das organizaçõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - JANAINA SEGUIN.pdfapplication/pdf2317947https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/42109/1/R%20-%20T%20-%20JANAINA%20SEGUIN.pdfb95cc3ed2f060ccae5d34d271848ac8bMD51open accessTEXTR - T - JANAINA SEGUIN.pdf.txtExtracted Texttext/plain339669https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/42109/2/R%20-%20T%20-%20JANAINA%20SEGUIN.pdf.txtcc4f8bf5a1215e45f39c14bf86e01e78MD52open accessTHUMBNAILR - T - JANAINA SEGUIN.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1111https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/42109/3/R%20-%20T%20-%20JANAINA%20SEGUIN.pdf.jpgebb8a141b322d6f3e9e804b0ce8b6566MD53open access1884/421092022-07-21 15:48:19.433open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/42109Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-07-21T18:48:19Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A relação entre capacidades interfuncionais de marketing, orientação para a inovação, turbulência tecnológica e seus impactos no desempenho das organizações |
title |
A relação entre capacidades interfuncionais de marketing, orientação para a inovação, turbulência tecnológica e seus impactos no desempenho das organizações |
spellingShingle |
A relação entre capacidades interfuncionais de marketing, orientação para a inovação, turbulência tecnológica e seus impactos no desempenho das organizações Seguin, Janaína Administração Marketing Empresas - Desempenho Empresas - Inovações tecnológicas |
title_short |
A relação entre capacidades interfuncionais de marketing, orientação para a inovação, turbulência tecnológica e seus impactos no desempenho das organizações |
title_full |
A relação entre capacidades interfuncionais de marketing, orientação para a inovação, turbulência tecnológica e seus impactos no desempenho das organizações |
title_fullStr |
A relação entre capacidades interfuncionais de marketing, orientação para a inovação, turbulência tecnológica e seus impactos no desempenho das organizações |
title_full_unstemmed |
A relação entre capacidades interfuncionais de marketing, orientação para a inovação, turbulência tecnológica e seus impactos no desempenho das organizações |
title_sort |
A relação entre capacidades interfuncionais de marketing, orientação para a inovação, turbulência tecnológica e seus impactos no desempenho das organizações |
author |
Seguin, Janaína |
author_facet |
Seguin, Janaína |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administração |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Seguin, Janaína |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Toaldo, Ana Maria Machado, 1967- |
contributor_str_mv |
Toaldo, Ana Maria Machado, 1967- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração Marketing Empresas - Desempenho Empresas - Inovações tecnológicas |
topic |
Administração Marketing Empresas - Desempenho Empresas - Inovações tecnológicas |
description |
Orientador : Profª Drª Ana Maria Machado Toaldo |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-07-21T18:48:19Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-07-21T18:48:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/42109 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/42109 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
171 f. : il. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/42109/1/R%20-%20T%20-%20JANAINA%20SEGUIN.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/42109/2/R%20-%20T%20-%20JANAINA%20SEGUIN.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/42109/3/R%20-%20T%20-%20JANAINA%20SEGUIN.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b95cc3ed2f060ccae5d34d271848ac8b cc4f8bf5a1215e45f39c14bf86e01e78 ebb8a141b322d6f3e9e804b0ce8b6566 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898871619715072 |