Narrativas sobre a escrita : um estudo de caso multiplo sobre as Assessorias do Centro de Assessoria de Publicação Acadêmica (CAPA) – UFPR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cons, Thais Rodrigues, 1993-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/68695
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Eduardo Henrique Diniz de Figueiredo
id UFPR_ad8becbcc2232542b2833845b5140d9a
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/68695
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Cons, Thais Rodrigues, 1993-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em LetrasFigueiredo, Eduardo Henrique Diniz de, 1980-2020-10-27T22:09:23Z2020-10-27T22:09:23Z2020https://hdl.handle.net/1884/68695Orientador: Prof. Dr. Eduardo Henrique Diniz de FigueiredoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 02/04/2020Inclui referências: p. 228-237Resumo: O Centro de Assessoria de Publicação Acadêmica (CAPA), o primeiro writing center (centro de escrita) do Brasil, é um Órgão Suplementar do Setor de Ciências Humanas da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Sua proposta é de atender a comunidade em demandas de escrita acadêmica e publicações, oferecendo revisão de texto, tradução de artigos e sessões de assessoria individualizada. As assessorias, tema central do presente trabalho, são consultorias individuais prestadas pelos membros da equipe do writing center à comunidade (FARREL et al, 2015), com o objetivo de auxiliar os autores no processo de escrita de seus trabalhos em andamento. Apesar dos estudos sobre assessorias ser uma área consolidada na literatura sobre writing centers, no contexto local e brasileiro, essa ainda é uma área inexplorada. A presente pesquisa investiga as sessões de assessoria que acontecem no contexto do CAPA, buscando compreender as contribuições desse processo nas identidades e práticas das assessoras e assessorandas. Utilizo como aparato teórico os estudos de identidade e escrita (IVANI?, 1998; NORTON, 1995), concepções pós-estruturalistas de língua (JORDÃO, 2006) e relações de poder (BOURDIEU, 1991), bem como faço uma revisão de literatura utilizando estudos advindos da literatura dos writing centers (MURRAY, 2014; MCCARTHY; O'BRIEN, 2008). Esta pesquisa está inserida na Linguística Aplicada e tem cunho etnográfico. A primeira etapa de geração de dados consistiu em observações de sessões de assessoria, com o posterior recorte de três relações assessora-assessoranda, que se reuniam em assessorias recorrentes. Conduzi, então, entrevistas semi-estruturadas com essas 6 participantes a fim de construir um estudo de caso múltiplo (cf. ENGLANDER, 2009; HANEDA, 2005). Através da composição de narrativas (PAIVA, 2008) advindas das observações e das entrevistas, analiso os dados para discutir como as identidades e práticas das assessoras e assessorandas são influenciadas por esse processo. De maneira geral o estudo conclui que as práticas de assessoria do CAPA são diversas e não monolíticas, e que as relações assessorasassessorandas são caracterizadas por dinâmicas únicas. A partir dos temas principais que perpassam os dados, construo cinco categorias de análise para entender como as identidades e práticas das participantes são modificadas através do processo de assessoria. Essas categorias se relacionam com: 1) as múltiplas identidades que as participantes assumem nesse processo; 2) a construção de suas vozes autorais e identidades discursivas; 3) suas experiências biográficas; 4) a presença/ausência do orientador no processo e 5) as pressões e a saúde mental. Palavras-chave: Writing center; Identidade; Escrita; Tutorias.Abstract: The Academic Publishing Advisory Center (CAPA), the first writing center in Brazil, is a Supplementary Organ of the Human Sciences Sector of the Federal University of Parana (UFPR). Its purpose is to serve the community in the demands of academic writing and publications, providing editing, translation, and peer-tutoring sessions. Tutoring sessions, which are the central theme of the present work, are individual consultations provided by members of the writing center team to the academic community (FARREL et al, 2015), with the purpose of assisting the authors in the writing process of their papers. Although peer-tutoring studies are a consolidated area in the writing center literature, it is still an understudied area in the local and Brazilian context. This research endeavor aims to investigate the tutoring sessions that take place in the context of CAPA, seeking to understand the impacts of this process on the identities and practices of both tutors and tutees. The main theoretical framework used in this study encompasses identity and writing studies (IVANI?, 1998; NORTON, 1995), post-structuralist conceptions of language (JORDÃO, 2006) and power relations (BOURDIEU, 1991), as well as a literature review encompassing studies from the writing center literature (MURRAY, 2014; MCCARTHY; O'BRIEN, 2008). This study is inserted in the field of Applied Linguistics and has an ethnographic nature. The first stage of data generation consisted of tutoring session observation. Three tutor-tutee recurrent relationships were selected for analysis. Semi-structured interviews were carried out with these 6 participants to build a multiple case study (ENGLANDER, 2009; HANEDA, 2005). Through the composition of narratives (PAIVA, 2008) drawing from the observations and interviews, data is analyzed to discuss how consultant's and writer's identities and practices are modified through this process. Overall results of the analysis suggest that CAPA's practices are diverse and non-monolithic. In addition, tutortuttee relationships are characterized by their unique dynamics. Five main themes of analysis derive from data, and these themes relate to: 1) the multiple identities that the participants assume in this process; 2) the construction of their authorial voices and discursive identities; 3) their biographical experiences; 4) the presence/absence of the advisor in the process and 5) the pressures and mental health. Keywords: writing center; identity; writing; tutoring sessions.239 p. : il.application/pdfEnsino superior - EscritaPublicações cientificasSistemas tutoriais inteligentesLetrasNarrativas sobre a escrita : um estudo de caso multiplo sobre as Assessorias do Centro de Assessoria de Publicação Acadêmica (CAPA) – UFPRinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - THAIS RODRIGUES CONS.pdfapplication/pdf3229618https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/68695/1/R%20-%20D%20-%20THAIS%20RODRIGUES%20CONS.pdfa54e7409b5c7be3fc8b496a9d9e5022dMD51open access1884/686952020-10-27 19:09:23.961open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/68695Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-10-27T22:09:23Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Narrativas sobre a escrita : um estudo de caso multiplo sobre as Assessorias do Centro de Assessoria de Publicação Acadêmica (CAPA) – UFPR
title Narrativas sobre a escrita : um estudo de caso multiplo sobre as Assessorias do Centro de Assessoria de Publicação Acadêmica (CAPA) – UFPR
spellingShingle Narrativas sobre a escrita : um estudo de caso multiplo sobre as Assessorias do Centro de Assessoria de Publicação Acadêmica (CAPA) – UFPR
Cons, Thais Rodrigues, 1993-
Ensino superior - Escrita
Publicações cientificas
Sistemas tutoriais inteligentes
Letras
title_short Narrativas sobre a escrita : um estudo de caso multiplo sobre as Assessorias do Centro de Assessoria de Publicação Acadêmica (CAPA) – UFPR
title_full Narrativas sobre a escrita : um estudo de caso multiplo sobre as Assessorias do Centro de Assessoria de Publicação Acadêmica (CAPA) – UFPR
title_fullStr Narrativas sobre a escrita : um estudo de caso multiplo sobre as Assessorias do Centro de Assessoria de Publicação Acadêmica (CAPA) – UFPR
title_full_unstemmed Narrativas sobre a escrita : um estudo de caso multiplo sobre as Assessorias do Centro de Assessoria de Publicação Acadêmica (CAPA) – UFPR
title_sort Narrativas sobre a escrita : um estudo de caso multiplo sobre as Assessorias do Centro de Assessoria de Publicação Acadêmica (CAPA) – UFPR
author Cons, Thais Rodrigues, 1993-
author_facet Cons, Thais Rodrigues, 1993-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.contributor.author.fl_str_mv Cons, Thais Rodrigues, 1993-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Figueiredo, Eduardo Henrique Diniz de, 1980-
contributor_str_mv Figueiredo, Eduardo Henrique Diniz de, 1980-
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior - Escrita
Publicações cientificas
Sistemas tutoriais inteligentes
Letras
topic Ensino superior - Escrita
Publicações cientificas
Sistemas tutoriais inteligentes
Letras
description Orientador: Prof. Dr. Eduardo Henrique Diniz de Figueiredo
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-10-27T22:09:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-10-27T22:09:23Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/68695
url https://hdl.handle.net/1884/68695
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 239 p. : il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/68695/1/R%20-%20D%20-%20THAIS%20RODRIGUES%20CONS.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a54e7409b5c7be3fc8b496a9d9e5022d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898712353603584