Crenças de professores de PLE e alunos asiáticos do CELIN-UFPR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menezes, Ester Roos de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/41340
Resumo: Orientador : Prof. Dr. Francisco Carlos Fogaça
id UFPR_b01e5fc5f84c2d1c6c37ad63377e50ca
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/41340
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Menezes, Ester Roos deUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em LetrasFogaça, Francisco Carlos, 1957-2020-02-11T15:11:54Z2020-02-11T15:11:54Z2015https://hdl.handle.net/1884/41340Orientador : Prof. Dr. Francisco Carlos FogaçaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa: Curitiba, 28/08/2015Inclui referências : f. 148-158Resumo: O presente estudo, desenvolvido no Centro de Línguas e Interculturalidade da Universidade Federal do Paraná (Celin-UFPR), investigou as crenças manifestadas por três professoras de português como língua estrangeira (PLE) e dez alunos asiáticos e buscou detectar possíveis pontos de convergência e divergência entre elas. A fundamentação teórica desse trabalho é constituída de estudos sobre crenças (HORWITZ, 1985; WENDEN, 1986; KUMARAVADIVELU, 1991; BARCELOS, 2001, 2004, 2007) e de construtos relacionados, tais como: cultura e interculturalidade (GEERTZ, 1989; ERICKSON, 1987; MENDES, 2004), as culturas de ensinar e aprender (ERICKSON, 1987, ALMEIDA FILHO, 1993; BARCELOS, 1995) e cultura de aprender oriental e ocidental (HOFSTEDE, 1986; JIN; CORTAZZI, 1996; BIGGS, 2001; LITTLEWOOD, 2001). Essa pesquisa de caráter qualitativointerpretativista foi realizada sob os moldes da análise de conteúdo (GASKEL, 2002; BARDIN, 2011) e utilizou os seguintes instrumentos para a coleta dos registros: notas de campo geradas a partir de observações em sala de aula, questionários e entrevistas semiestruturadas. Os resultados revelam que, em termos gerais, as crenças de professores e alunos se assemelham, quanto à natureza da aprendizagem, ao papel do professor e do aluno. No entanto, quando analisadas de forma mais detalhada puderam ser detectadas divergências, resultantes principalmente das diferenças nas culturas de ensinar e aprender desses indivíduos, entre as quais é possível ressaltar as percepções sobre a natureza do ensino/aprendizagem, sobre o contexto em que esses sujeitos estão inseridos, as atitudes dos professores de português, bem como as atitudes dos alunos asiáticos. Foram evidenciadas ainda dissonâncias nas crenças em relação à motivação, interação e ao ensino em imersão. A principal contribuição da pesquisa é proporcionar aos profissionais de ensino de PLE reflexão e conscientização a respeito das especificidades oriundas da heterogeneidade presente em um ambiente intercultural de ensino em imersão. Palavras-chave: Crenças. Cultura e interculturalidade. Cultura de ensinar e de aprender. PLE. Ensino em imersãoAbstract: The present study, developed at the Intercultural and Language Center of the Federal University of Paraná (Celin-UFPR), investigated the beliefs expressed by three teachers of Portuguese as a foreign language (PLE) and ten Asian students, and sought to detect possible points of convergence and divergence between them. The theoretical foundation of this work consists of studies on beliefs (HORWITZ, 1985; WENDEN, 1986; KUMARAVADIVELU, 1991; BARCELOS, 2001, 2004, 2007) and of related constructs, such as: culture and interculturality (GEERTZ, 1989; ERICKSON, 1987; MENDES, 2004), the cultures of teaching and learning (ERICKSON, 1987, ALMEIDA FILHO, 1993; BARCELOS, 1995) and Eastern and Western learning culture (HOFSTEDE, 1986; JIN; CORTAZZI, 1996; BIGGS, 2001; LITTLEWOOD, 2001). The qualitative interpretive research was performed under the model of content analysis (GASKEL, 2002; BARDIN, 2011) and used the following instruments for the collection of records: field notes generated from classroom observations, questionnaires and semi-structured interviews. The results show that, in general terms, the beliefs of teachers and students resemble, as to the nature of learning, the role of the teacher and the student. However, when analyzed in more detail, differences were detected, arising mainly from differences in the cultures of teaching and learning of these individuals, among which it is possible to emphasize the perceptions on the teaching/learning context in which these individuals are inserted, the attitudes of the Portuguese teachers, as well as the attitudes of the Asian students. There were also evidenced dissonances in the beliefs regarding motivation, interaction and immersion teaching. The main contribution of this research is to provide PLE teaching professionals reflection and awareness regarding the specifics from the heterogeneity present in an intercultural environment of immersion education. Keywords: Beliefs. Culture and interculturality. Teaching and learning culture. Portuguese as a foreign language. Immersion teaching.176 f., algumas color.application/pdfDisponível em formato digitalLetrasLingua portuguesa - Estudo e ensino - Falantes estrangeirosLingua portuguesa - Estudo e ensinoLinguagem - AprendizagemCrenças de professores de PLE e alunos asiáticos do CELIN-UFPRinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessTEXTR - D - ESTER ROOS DE MENEZES.pdf.txtExtracted Texttext/plain368153https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41340/1/R%20-%20D%20-%20ESTER%20ROOS%20DE%20MENEZES.pdf.txtbc4319c5d8829d4c4fc92cbf3d6a9b6aMD51open accessORIGINALR - D - ESTER ROOS DE MENEZES.pdfapplication/pdf7032745https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41340/2/R%20-%20D%20-%20ESTER%20ROOS%20DE%20MENEZES.pdffa57226c0d6f7e6cfc6d36f02a04101dMD52open accessTHUMBNAILR - D - ESTER ROOS DE MENEZES.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1127https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41340/3/R%20-%20D%20-%20ESTER%20ROOS%20DE%20MENEZES.pdf.jpg94b44793fea06c49e7090cc5aa1ba158MD53open access1884/413402020-02-11 12:11:54.24open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/41340Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-02-11T15:11:54Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Crenças de professores de PLE e alunos asiáticos do CELIN-UFPR
title Crenças de professores de PLE e alunos asiáticos do CELIN-UFPR
spellingShingle Crenças de professores de PLE e alunos asiáticos do CELIN-UFPR
Menezes, Ester Roos de
Letras
Lingua portuguesa - Estudo e ensino - Falantes estrangeiros
Lingua portuguesa - Estudo e ensino
Linguagem - Aprendizagem
title_short Crenças de professores de PLE e alunos asiáticos do CELIN-UFPR
title_full Crenças de professores de PLE e alunos asiáticos do CELIN-UFPR
title_fullStr Crenças de professores de PLE e alunos asiáticos do CELIN-UFPR
title_full_unstemmed Crenças de professores de PLE e alunos asiáticos do CELIN-UFPR
title_sort Crenças de professores de PLE e alunos asiáticos do CELIN-UFPR
author Menezes, Ester Roos de
author_facet Menezes, Ester Roos de
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.contributor.author.fl_str_mv Menezes, Ester Roos de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fogaça, Francisco Carlos, 1957-
contributor_str_mv Fogaça, Francisco Carlos, 1957-
dc.subject.por.fl_str_mv Letras
Lingua portuguesa - Estudo e ensino - Falantes estrangeiros
Lingua portuguesa - Estudo e ensino
Linguagem - Aprendizagem
topic Letras
Lingua portuguesa - Estudo e ensino - Falantes estrangeiros
Lingua portuguesa - Estudo e ensino
Linguagem - Aprendizagem
description Orientador : Prof. Dr. Francisco Carlos Fogaça
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-02-11T15:11:54Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-02-11T15:11:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/41340
url https://hdl.handle.net/1884/41340
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 176 f., algumas color.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41340/1/R%20-%20D%20-%20ESTER%20ROOS%20DE%20MENEZES.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41340/2/R%20-%20D%20-%20ESTER%20ROOS%20DE%20MENEZES.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41340/3/R%20-%20D%20-%20ESTER%20ROOS%20DE%20MENEZES.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv bc4319c5d8829d4c4fc92cbf3d6a9b6a
fa57226c0d6f7e6cfc6d36f02a04101d
94b44793fea06c49e7090cc5aa1ba158
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860422015385600