Serigrafia : aprendizagem colaboratica no ensino de química orgânica para estudantes do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marangon, Fabiula Sandri
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/74555
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Maria Aparecida Ferreira César-Oliveira
id UFPR_b027ba32f216e2376db45a5caba93790
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/74555
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Química em Rede NacionalOliveira, Maria Aparecida Ferreira César, 1963-Marangon, Fabiula Sandri2023-05-23T19:08:14Z2023-05-23T19:08:14Z2020https://hdl.handle.net/1884/74555Orientadora: Profa. Dra. Maria Aparecida Ferreira César-OliveiraDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional – PROFQUI. Defesa : Curitiba, 26/11/2020Inclui referências: p.151-164Resumo: O objetivo dessa pesquisa foi de desenvolver e avaliar as potencialidades e as limitações de uma sequência didática utilizando a Aprendizagem Colaborativa para o Ensino de Química Orgânica para estudantes do Ensino Médio, a partir da temática Serigrafia. Essa sequência didática foi pensada para que os trabalhos fossem realizados em pequenos grupos colaborativos visando trabalhar conteúdos específicos da Química Orgânica que se fazem presentes no processo de Serigrafia como: polaridade x solubilidade das moléculas orgânicas, grupos funcionais; polímeros e reações de polimerização. O delineamento metodológico deste estudo foi por meio de uma pesquisa qualitativa do tipo participante em que o levantamento dos dados ocorreu pela utilização de questionários, observação e anotações no diário de bordo. Essa pesquisa foi aplicada em uma instituição pública de ensino, situada em Almirante Tamandaré, região metropolitana de Curitiba/PR e contou com a participação de vinte e sete estudantes de uma turma de terceiro ano do Ensino Médio matutino, durante o terceiro trimestre de 2019. Os dados levantados foram categorizados utilizando-se de indicadores presentes na Aprendizagem Colaborativa (AC) e para análise dos dados optou-se pela metodologia de Análise de Conteúdo. Como resultado, essa pesquisa evidenciou que as atividades realizadas utilizando a temática Serigrafia e baseadas na Aprendizagem Colaborativa contribuem para uma participação mais efetiva dos estudantes nas aulas, para o aperfeiçoamento do sentimento de responsabilidade pelo grupo, além de aprimorar habilidades sociais e intelectuais, proporcionadas por meio das relações estabelecidas entre os estudantes. O desenvolvimento dessa pesquisa indicou também, ainda que de forma sutil, um melhor desempenho dos discentes perante às atividades desenvolvidas com os componentes curriculares dos conteúdos de Química Orgânica trabalhados e uma melhor percepção da Química em seu cotidiano, colaborando assim para um aprendizado mais significativo por parte dos estudantes.Abstract: The objective of this research was to develop and evaluate the potential and limitations of a didactic sequence using Collaborative Learning for Teaching Organic Chemistry to high school students, based on the theme of Serigraphy. This didactic sequence was designed so that the works were carried out in small collaborative groups aiming to work on specific contents of Organic Chemistry that are present in the Serigraphy process such as: polarity x solubility of organic molecules, functional groups and the polymerization process. The methodological design of this study was through a qualitative research of the participant type in which the survey of data occurred through the use of questionnaires, observation and notes in the logbook. This research was applied in a public educational institution, located in Almirante Tamandaré, metropolitan region of Curitiba / PR and counted with the participation of twenty-seven students from a third year class of morning high school. The data collected were categorized using indicators present in Collaborative Learning (AC) and for data analysis, the Content Analysis methodology was chosen. As a result, this research showed that the activities carried out using the theme of Serigraphy and based on Collaborative Learning contribute to a more effective participation of students in classes, improving the feeling of responsibility for the group, in addition to improving social and intellectual skills, provided through relationships established between students. The development of this research also indicated, albeit in a subtle way, a better performance of the students in relation to the activities developed with the curricular components of the contents of Organic Chemistry worked on and a better perception of Chemistry in their daily lives, thus collaborating for a more meaningful learning part of students.1 recurso online : PDF.application/pdfSerigrafiaQuimica organica - Estudo e ensinoEnsino médioQuímicaSerigrafia : aprendizagem colaboratica no ensino de química orgânica para estudantes do ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - FABIULA SANDRI MARANGON.pdfapplication/pdf4781326https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/74555/1/R%20-%20D%20-%20FABIULA%20SANDRI%20MARANGON.pdfaaf7b5c4b42f4061d2f08a9ebfa31d18MD51open access1884/745552023-05-23 16:08:14.417open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/74555Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-05-23T19:08:14Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Serigrafia : aprendizagem colaboratica no ensino de química orgânica para estudantes do ensino médio
title Serigrafia : aprendizagem colaboratica no ensino de química orgânica para estudantes do ensino médio
spellingShingle Serigrafia : aprendizagem colaboratica no ensino de química orgânica para estudantes do ensino médio
Marangon, Fabiula Sandri
Serigrafia
Quimica organica - Estudo e ensino
Ensino médio
Química
title_short Serigrafia : aprendizagem colaboratica no ensino de química orgânica para estudantes do ensino médio
title_full Serigrafia : aprendizagem colaboratica no ensino de química orgânica para estudantes do ensino médio
title_fullStr Serigrafia : aprendizagem colaboratica no ensino de química orgânica para estudantes do ensino médio
title_full_unstemmed Serigrafia : aprendizagem colaboratica no ensino de química orgânica para estudantes do ensino médio
title_sort Serigrafia : aprendizagem colaboratica no ensino de química orgânica para estudantes do ensino médio
author Marangon, Fabiula Sandri
author_facet Marangon, Fabiula Sandri
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Química em Rede Nacional
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Maria Aparecida Ferreira César, 1963-
dc.contributor.author.fl_str_mv Marangon, Fabiula Sandri
contributor_str_mv Oliveira, Maria Aparecida Ferreira César, 1963-
dc.subject.por.fl_str_mv Serigrafia
Quimica organica - Estudo e ensino
Ensino médio
Química
topic Serigrafia
Quimica organica - Estudo e ensino
Ensino médio
Química
description Orientadora: Profa. Dra. Maria Aparecida Ferreira César-Oliveira
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-05-23T19:08:14Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-05-23T19:08:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/74555
url https://hdl.handle.net/1884/74555
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/74555/1/R%20-%20D%20-%20FABIULA%20SANDRI%20MARANGON.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv aaf7b5c4b42f4061d2f08a9ebfa31d18
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860306370035712