Análise de correlação canônica e análise de agrupamento aplicada aos acidentes da BR-116 entre janeiro de 2007 e novembro de 2009

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bogo, Rudinei Luiz
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/26811
Resumo: Orientadora: Profª. Drª. Liliana Madalena Gramani
id UFPR_b048c27c0fc37caa2f54c43201aea65b
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/26811
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Chaves Neto, Anselmo, 1945-Universidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Métodos Numéricos em EngenhariaUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia CivilCumin, Liliana Madalena Gramani, 1964-2020Bogo, Rudinei Luiz2024-06-05T12:32:11Z2024-06-05T12:32:11Z2011https://hdl.handle.net/1884/26811Orientadora: Profª. Drª. Liliana Madalena GramaniCoorientador: Prof. Dr. Anselmo Chaves NetoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Setor de Tecnologia, Curso de Pós-Graduação em Métodos Numéricos em Engenharia. Defesa: Curitiba, 23/02/2011Inclui bibliografiaArea de concentração: Programação matemáticaResumo: Acidentes de trânsito têm se incorporado cada vez mais na vida das pessoas. No Brasil existe um número grande de rodovias pelas quais trafegam diariamente milhares de veículos. Em consequência disso, acidentes ocorrem com frequência tomando números preocupantes para nossa sociedade. Dentre as rodovias brasileiras, a BR- 116 destaca-se por ser umas das principais rodovias brasileiras pois liga o nordeste ao sul do país. As técnicas da análise estatística multivariada não foram encontradas em trabalhos publicados com aplicações em acidentes de trânsito. O objetivo principal do presente studo é aplicar a análise de correlação canônica e análise de agrupamentos nos dados dos cidentes registrados na rodovia BR-116, no trecho que compreende o Estado do Paraná. Foram utilizados dados obtidos da Polícia Rodoviária Federal do Paraná dos acidentes ocorridos nos anos de 2007, 2008 e 2009. A aplicação da correlação canônica foi realizada para verificar as relações existentes entre dois grupos de variáveis referentes aos acidentes: tipos de acidentes, causas de acidentes, condições meteorológicas, fases do dia e características da pista. Por outro lado, a análise de agrupamento foi feita, utilizando o método das k-médias, para agrupar os quilômetros da rodovia considerando todas as variáveis utilizadas na correlação canônica. Os resultados apontam para uma alta correlação entre os grupos considerados. Além disso, nota-se ainda uma forte correlação entre algumas variáveis e alguns quilômetros apresentaram mais problemas em relação a outros. Os grupos formados agruparam os quilômetros que apresentaram características semelhantes em relação aos acidentes. Os resultados obtidos pelas técnicas se complementam para o melhor entendimento dos acidentes que ocorrem na BR-116.Abstract: Traffic accidents have become increasingly embedded in people’s lives. In Brazil there is a lot of highways along which thousands of vehicles travel daily. In Consequently, accidents have occurred frequently taking hard numbers to our society. Among the roads Brazil, BR-116 is notable for being one of the main Brazilian roads linking south to northeast. The multivariate statistical analysis techniques are relatively recent published works were not found with applications in traffic accidents. The main objective of this study is to apply the canonical correlation analysis and cluster analysis on data from accidents recorded in BR-116, the stretch that includes the state of Parana. Were used data obtained by the Federal Highway Police of Parana of accidents in the years 2007, 2008 and 2009 on the highway BR-116. In the application of canonical correlation to check the relationship between two groups of variables were An analysis of some groups of variables related to accidents: types of accidents, causes of accidents, weather condition, phases of the day and the track characteristics. Moreover, the analysis clusters was made using the method of k-means, for cluster the miles of highway considering all the variables used in the canonical correlation. The results point to a high correlation between the groups. Furthermore, note still a strong correlation between some variables and some km had more problems in relation to others. The formed groups that had pooled km similar characteristics in relation to accidents. The results obtained by complementary techniques for the best understanding of the accidents that occur on the BR-116.110 p. : il. [algumas color.] ; 30 cm.application/pdfDisponível em formato digitalCorrelação (Estatistica)AcidentesVariaveis aleatoriasEngenharia CivilAnálise de correlação canônica e análise de agrupamento aplicada aos acidentes da BR-116 entre janeiro de 2007 e novembro de 2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDissertacao - Rudinei.pdfapplication/pdf9287215https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26811/1/Dissertacao%20-%20Rudinei.pdf8ef0525ca78aec10e78225a53e271c7eMD51open accessTEXTDissertacao - Rudinei.pdf.txtExtracted Texttext/plain143387https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26811/2/Dissertacao%20-%20Rudinei.pdf.txt2c037e2da3f80d60179b996ea06b7732MD52open accessTHUMBNAILDissertacao - Rudinei.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1129https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26811/3/Dissertacao%20-%20Rudinei.pdf.jpg350a19991d1757fa37b7bc408b8ea009MD53open access1884/268112024-06-05 09:32:11.218open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/26811Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-06-05T12:32:11Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise de correlação canônica e análise de agrupamento aplicada aos acidentes da BR-116 entre janeiro de 2007 e novembro de 2009
title Análise de correlação canônica e análise de agrupamento aplicada aos acidentes da BR-116 entre janeiro de 2007 e novembro de 2009
spellingShingle Análise de correlação canônica e análise de agrupamento aplicada aos acidentes da BR-116 entre janeiro de 2007 e novembro de 2009
Bogo, Rudinei Luiz
Correlação (Estatistica)
Acidentes
Variaveis aleatorias
Engenharia Civil
title_short Análise de correlação canônica e análise de agrupamento aplicada aos acidentes da BR-116 entre janeiro de 2007 e novembro de 2009
title_full Análise de correlação canônica e análise de agrupamento aplicada aos acidentes da BR-116 entre janeiro de 2007 e novembro de 2009
title_fullStr Análise de correlação canônica e análise de agrupamento aplicada aos acidentes da BR-116 entre janeiro de 2007 e novembro de 2009
title_full_unstemmed Análise de correlação canônica e análise de agrupamento aplicada aos acidentes da BR-116 entre janeiro de 2007 e novembro de 2009
title_sort Análise de correlação canônica e análise de agrupamento aplicada aos acidentes da BR-116 entre janeiro de 2007 e novembro de 2009
author Bogo, Rudinei Luiz
author_facet Bogo, Rudinei Luiz
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Chaves Neto, Anselmo, 1945-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Métodos Numéricos em Engenharia
Universidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cumin, Liliana Madalena Gramani, 1964-2020
dc.contributor.author.fl_str_mv Bogo, Rudinei Luiz
contributor_str_mv Cumin, Liliana Madalena Gramani, 1964-2020
dc.subject.por.fl_str_mv Correlação (Estatistica)
Acidentes
Variaveis aleatorias
Engenharia Civil
topic Correlação (Estatistica)
Acidentes
Variaveis aleatorias
Engenharia Civil
description Orientadora: Profª. Drª. Liliana Madalena Gramani
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-06-05T12:32:11Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-06-05T12:32:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/26811
url https://hdl.handle.net/1884/26811
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 110 p. : il. [algumas color.] ; 30 cm.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26811/1/Dissertacao%20-%20Rudinei.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26811/2/Dissertacao%20-%20Rudinei.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26811/3/Dissertacao%20-%20Rudinei.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8ef0525ca78aec10e78225a53e271c7e
2c037e2da3f80d60179b996ea06b7732
350a19991d1757fa37b7bc408b8ea009
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898707555319808