Laboratório de ensino de matemática no processo de ensino-aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Natally Palaro da, 1994-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/58990
Resumo: Orientador: Prof.ª. Dra. Elisângela de Campos
id UFPR_b087339dbc7d8ecdd5110210812bb1b0
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/58990
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Fonseca, Natally Palaro da, 1994-Campos, ElisangelaUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional2021-03-03T20:11:26Z2021-03-03T20:11:26Z2018https://hdl.handle.net/1884/58990Orientador: Prof.ª. Dra. Elisângela de CamposDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT). Defesa : Curitiba, 04/12/2018Inclui referências: p.59-60Resumo: O presente trabalho tem por objetivo principal a divulgação do Laboratório de Ensino de Matemática: o que é um LEM, o LEM como ambiente/sala e o que é feito no Laboratório. Para este estudo primeiramente foram pesquisados trabalhos e livros a respeito do LEM para estruturar a base teórica referente aos seus conceitos principais. Em seguida, são apresentados alguns materiais presentes em um laboratório, e também estarão citados exemplos de laboratórios de matemática de algumas instituições do Brasil. Por meio de formulários online professores responderam perguntas com relação a sua concepção de LEM. Da análise destes dados foi possível verificar que muitos professores não sabem do que se trata ou como funciona um LEM. Todos os resultados destes formulários estão presentes e organizados em forma de gráfico ou tabela. Por último consta uma atividade desenvolvida em conjunto com duas professoras e aplicada em minhas turmas por mim, em modo de sequência didática, sobre as relações métricas no triângulo retângulo, começando com a teoria de semelhança, utilizando triângulos retângulos semelhantes de papel para manipulação. Palavras-chave: Laboratório. Ensino. Matemática. Geometria. Semelhança.Abstract: The main objective of the present work is the dissemination of the Mathematics Teaching Laboratory: what is a MTL, the MTL as environment / room and what is done in the Laboratory. For this study, papers and books about MTL were first researched to structure the theoretical basis for its main concepts. Next, some materials present in a laboratory are presented, and examples of mathematical labs from some institutions in Brazil will also be mentioned. Through online forms teachers answered questions regarding their MTL conception. From the analysis of these data it was possible to verify that many teachers do not know what it is or how an MTL works. All the results of these forms are present and organized in graph or table form. Finally, an activity developed in conjunction with two teachers and applied in my classes by me, in didactic sequence mode, on the metric relations in the right triangle, beginning with the similarity theory, using triangles similar rectangles of paper for manipulation Keywords: Laboratory. Teaching. Mathematics. Geometry. Similarity.66 p. : il. (algumas color.).application/pdfMatemática - Estudo e ensinoGeometriaLaboratóriosMatemáticaLaboratório de ensino de matemática no processo de ensino-aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - NATALLY PALARO DA FONSECA.pdfapplication/pdf3984792https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/58990/1/R%20-%20D%20-%20NATALLY%20PALARO%20DA%20FONSECA.pdf60bc023b2680a6bf4092edb48224e22dMD51open access1884/589902021-03-03 17:11:26.929open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/58990Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-03-03T20:11:26Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Laboratório de ensino de matemática no processo de ensino-aprendizagem
title Laboratório de ensino de matemática no processo de ensino-aprendizagem
spellingShingle Laboratório de ensino de matemática no processo de ensino-aprendizagem
Fonseca, Natally Palaro da, 1994-
Matemática - Estudo e ensino
Geometria
Laboratórios
Matemática
title_short Laboratório de ensino de matemática no processo de ensino-aprendizagem
title_full Laboratório de ensino de matemática no processo de ensino-aprendizagem
title_fullStr Laboratório de ensino de matemática no processo de ensino-aprendizagem
title_full_unstemmed Laboratório de ensino de matemática no processo de ensino-aprendizagem
title_sort Laboratório de ensino de matemática no processo de ensino-aprendizagem
author Fonseca, Natally Palaro da, 1994-
author_facet Fonseca, Natally Palaro da, 1994-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Campos, Elisangela
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Natally Palaro da, 1994-
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática - Estudo e ensino
Geometria
Laboratórios
Matemática
topic Matemática - Estudo e ensino
Geometria
Laboratórios
Matemática
description Orientador: Prof.ª. Dra. Elisângela de Campos
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-03-03T20:11:26Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-03-03T20:11:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/58990
url https://hdl.handle.net/1884/58990
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 66 p. : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/58990/1/R%20-%20D%20-%20NATALLY%20PALARO%20DA%20FONSECA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 60bc023b2680a6bf4092edb48224e22d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860805177638912