Uma trama na história : a criança no processo de escolarização nas últimas décadas do período imperial (Lapa, Província do Paraná, 1866-1886)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Anjos, Juarez José Tuchinski dos
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/83928
Resumo: Orientadora: Profª Drª Gizele de Souza
id UFPR_b0ed78126eba6dd78be1f4bfb2be98a7
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/83928
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoSouza, Gizele de, 1970-Anjos, Juarez José Tuchinski dos2023-08-14T18:48:20Z2023-08-14T18:48:20Z2011https://hdl.handle.net/1884/83928Orientadora: Profª Drª Gizele de SouzaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 28/02/2011Inclui referênciasResumo: A presente dissertação, desenvolvida na perspectiva da microanálise, tem como objetivo geral identificar como o papel da criança no processo de escolarização primária era percebido pelos sujeitos envolvidos com a escola (professores, pais, inspetores e políticos) na cidade da Lapa, Província do Paraná, entre os anos de 1866 a 1886. Em outubro de 1866 um jovem morador da cidade iniciou um processo que desembocaria na sua nomeação como professor da 2ª cadeira do sexo masculino Vinte anos depois, em 1886, interrompeu os registros que fazia dascrianças que freqüentavam sua escola, para só retomá-los cinco anos mais tarde. Inseridas na conjuntura da experiência histórica daquela cidade, da Província e do Império, tais datas balizaram o recorte cronológico da pesquisa: a primeira por marcar o momento em que as três cadeiras públicas de instrução primária da cidade ficaram providas e a segunda por sinalizar um momento de interrupção nas informações sobre as crianças que freqüentavam uma dessas escolas. As ontes para a pesquisa são: livros de matrículas, mapas escolares, listas de alunos, ofícios, relatórios de professores, inspetores paroquiais, presidentes da Província e Inspetores Gerais da Instrução Pública, egislação Escolar, atas da Câmara Municipal da Lapa, listas de qualificação de eleitores, lista de qualificação da Guarda Nacional, listas do fundo de emancipação dos escravos, livros de batismo de ingênuos, códigos de posturas municipais, diário da visita de D. Pedro II à Lapa bem como o jornal "O Dezenove de Dezembro". No primeiro capítulo busca-se compreender como se estabeleciam as relações entre a riança e a escola, condição fundamental para apreender sua presença e papel no processo de escolarização. No segundo capítulo o objetivo é identificar as representações sobre a infância escolarizada em circulação na Lapa e no Paraná, para entender como por meio delas a criança era percebida pelos sujeitos envolvidos com a escolarização. O terceiro capítulo visa apontar como os sujeitos com os quais a criança se relacionava não apenas percebiam a sua condição de ator no cotidiano escolar, mas tam ém lhe conferiam um papel específico no processo de escolarização.Abstract: The present dissertation developed into micro analysis, has its principal aim to identify how the child’s role was realized in the process of primary schooling by the people involved with the school (professors, parents, inspectors and politicians) in Lapa’s town, Province of Parana between 1866 and 1886. A young dweller of the male sex on October 1866 started a process that it would finish in his nomination as chair professor of the second. In 1886 twenty years later, he stopped registering the children who frequented his school and restart it 5 years later. Within this conjecture of historical experience in Lapa, Province and Empire, these dates established the chronological point of the pool. The first date marked the moment in which three public chair of primary instruction in Lapa’s town were provided. The second by signaling a moment of interruption in the information about the children who frequented one of these schools. Sources for the pool are: Enrollment Books, Students’ Maps, Roll Calls, Official Letter, Reports of Professors, arochial Inspectors, Inspectors General of Public Instruction, Law School, Minutes of the Town House in Lapa, Electors Qualification List, National Guard’s Qualification List, Slaves’ Emancipation Fund List, Naïve Baptism Book, Postures Municipal Codes and the Diary of the visiting of D. Pedro II to Lapa as well as the December 19th newspaper. In the first chapter, we seek to understand how the relationships between the child and the school were, fundamental condition to learn, its presence and role in the process of schooling. In the second chapter, the aim is to identify the representations about the schooling childhood in Lapa nd Parana’s circulation to understand how by this mean the child was realized by the subjects involved with the schooling. The third chapter seeks to point how the subjects in which the child relates to each other, not just realize their actor’s condition, but also give them a specific role in the process of schooling.309 f. : il. algumas color.application/pdfDisponível em formato digitalEducação de crianças - HistóriaEducação - História - Lapa (PR)Redação acadêmicaEducaçãoUma trama na história : a criança no processo de escolarização nas últimas décadas do período imperial (Lapa, Província do Paraná, 1866-1886)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALE - JUAREZ JOSE TUCHINSKI DOS ANJOS.pdfapplication/pdf130673967https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/83928/1/E%20-%20JUAREZ%20JOSE%20TUCHINSKI%20DOS%20ANJOS.pdf3ebe49e840f5159281adfbf240d37e89MD51open access1884/839282023-08-14 15:48:20.431open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/83928Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-08-14T18:48:20Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma trama na história : a criança no processo de escolarização nas últimas décadas do período imperial (Lapa, Província do Paraná, 1866-1886)
title Uma trama na história : a criança no processo de escolarização nas últimas décadas do período imperial (Lapa, Província do Paraná, 1866-1886)
spellingShingle Uma trama na história : a criança no processo de escolarização nas últimas décadas do período imperial (Lapa, Província do Paraná, 1866-1886)
Anjos, Juarez José Tuchinski dos
Educação de crianças - História
Educação - História - Lapa (PR)
Redação acadêmica
Educação
title_short Uma trama na história : a criança no processo de escolarização nas últimas décadas do período imperial (Lapa, Província do Paraná, 1866-1886)
title_full Uma trama na história : a criança no processo de escolarização nas últimas décadas do período imperial (Lapa, Província do Paraná, 1866-1886)
title_fullStr Uma trama na história : a criança no processo de escolarização nas últimas décadas do período imperial (Lapa, Província do Paraná, 1866-1886)
title_full_unstemmed Uma trama na história : a criança no processo de escolarização nas últimas décadas do período imperial (Lapa, Província do Paraná, 1866-1886)
title_sort Uma trama na história : a criança no processo de escolarização nas últimas décadas do período imperial (Lapa, Província do Paraná, 1866-1886)
author Anjos, Juarez José Tuchinski dos
author_facet Anjos, Juarez José Tuchinski dos
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Souza, Gizele de, 1970-
dc.contributor.author.fl_str_mv Anjos, Juarez José Tuchinski dos
contributor_str_mv Souza, Gizele de, 1970-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de crianças - História
Educação - História - Lapa (PR)
Redação acadêmica
Educação
topic Educação de crianças - História
Educação - História - Lapa (PR)
Redação acadêmica
Educação
description Orientadora: Profª Drª Gizele de Souza
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-08-14T18:48:20Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-08-14T18:48:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/83928
url https://hdl.handle.net/1884/83928
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 309 f. : il. algumas color.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/83928/1/E%20-%20JUAREZ%20JOSE%20TUCHINSKI%20DOS%20ANJOS.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3ebe49e840f5159281adfbf240d37e89
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898801933451264