Consumo cultural e midiático de K Pop e K Dramas : as histórias de vida dos fãs curitibanos
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/73396 |
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Silveira, Jamille daUniversidade Federal do Parana. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em ComunicaçãoJohn, Valquíria Michela2022-03-22T15:29:05Z2022-03-22T15:29:05Z2021https://hdl.handle.net/1884/73396Orientadora: Profa. Dra. Valquíria Michela JohnDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Defesa : Curitiba, 23/08/2021Inclui referências: p. 130-136Resumo: Os k-dramas e o k-pop são os principais produtos midiáticos de disseminação da cultura sulcoreana para o mundo e compõem o chamado Hallyu. Com a globalização, a internet os serviços de streaming, as mídias digitais e as redes sociais, as trocas de informações culturais entre países se intensificaram. No entanto, as produções televisivas e musicais sul-coreanas também dependem muito da dedicação dos fãs para que se tornem popularizados fora de seu país de origem. Esta pesquisa busca compreender quais são os significados atribuídos aos k-dramas e ao k-pop pelos fãs da cidade de Curitiba. Desta forma, para a discussão da relação entre a cultura de fãs e os produtos midiáticos sul-coreanos será utilizado o conceito de consumo cultural de Néstor García Canclini, que propõe uma visão multidisciplinar do consumo, e o de consumo midiático, que relaciona as experiências e percepções dos sujeitos com a mídia. Para atingir o objetivo da pesquisa foi aplicado um questionário online em grupos de facebook destinados aos fãs de k-dramas e k-pop, realizadas entrevistas em profundidade e semiestruturadas, que foram utilizadas para compor as histórias de vida dos fãs curitibanos. Pelo questionário online obtémse como resultado que a maioria dos fãs de Curitiba são do gênero feminino, com idades entre 19 a 24 anos e declarados brancos. Por este motivo, para compor as histórias de vida foram selecionados fãs que atendessem uma representatividade quanto a gênero, idade e cor ou raça/etnia. Também foi possível observar que existem poucos eventos destinados apenas a cultura pop sul-coreana, a maioria desses eventos são compartilhados com fãs da cultura japonesa. E, pelas histórias de vidas dos fãs ficou evidenciado três aspectos de consumo da perspectiva de Canclini: consumo como objetificação de desejos (os fãs não só consomem os produtos culturais sul-coreanos, eles querem se aproximar e criar laços de pertencimento com a cultura), como um lugar de diferenciação social e distinção simbólica (ao consumirem os kpops e k-dramas os fãs querem dizer algo sobre si e por existirem várias formas de consumo esse fator marca uma diferença de significados para cada um) e como um sistema de integração e comunicação (os encontros e eventos são lugares em que ocorrem trocas e compartilhamentos de gostos e experiências e para alguns fãs desta pesquisa, esses locais se mostram muito relevantes para suas trajetórias de vida). Por fim, sob a ótica da cultura de fãs em tempos de convergência, a internet e as mídias sociais digitais são as principais aliadas para a criação e compartilhamento de conteúdo sobre k-pop e k-dramas pelos fãs.Abstract: K-dramas and k-pop are the main media products for the dissemination of South Korean culture to the world and make up the so-called Hallyu. With globalization, the internet, streaming services, digital media and social networks, the exchange of cultural information between countries has intensified. However, South Korean television and musical productions also depend heavily on the dedication of fans to become popularized outside their home country. This research seeks to understand the meanings attributed to k-dramas and k-pop by fans. Thus, to discuss the relationship between fan culture and South Korean media products, will be used the concept of cultural consumption by the Néstor García Canclini, which proposes a multidisciplinary view of consumption, and that of media consumption, which relates experiences and perceptions of subjects with the media. To achieve the research objective, an online questionnaire was applied to facebook groups for fans of k-dramas and k-pop, in-depth and semi-structured interviews were conducted, which were used to compose the life stories of Curitiba fans. The online questionnaire shows that the majority of fans in Curitiba are female, aged between 19 and 24 years old and declared white. For this reason, to compose the life stories, fans who met a representation in terms of gender, age and color or race/ethnicity were selected. It was also possible to observe that there are few events aimed only at South Korean pop culture, most of these events are shared with fans of Japanese culture. And, through the fans' life stories, three aspects of consumption from Canclini perspective were evidenced: consumption as objectification of desires (fans not only consume South Korean cultural products, they want to get closer and create bonds of belonging with the culture) , as a place of social differentiation and symbolic distinction (by consuming k-pops and k-dramas, fans want to say something about themselves and because there are various forms of consumption, this factor marks a difference in meaning for each one) and as a system of integration and communication (meetings and events are places where likes and experiences are exchanged and shared, and for some fans of this research, these places are very relevant to their life trajectories). Finally, from the perspective of fan culture in times of convergence, the internet and digital social media are the main allies for the creation and sharing of content about k-pop and k-dramas by fans.1 recurso online : PDF.application/pdfConsumoCulturaComunicaçãoConsumo cultural e midiático de K Pop e K Dramas : as histórias de vida dos fãs curitibanosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - JAMILLE DA SILVEIRA.pdfapplication/pdf5521120https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/73396/1/R%20-%20D%20-%20JAMILLE%20DA%20SILVEIRA.pdfd0184940592b7e65672f4e6d22210cacMD51open access1884/733962022-03-22 12:29:05.179open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/73396Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-03-22T15:29:05Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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