Mantendo o autocontrole

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Escudero, Fabiana Thiele
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1884/31917
Resumo: Resumo: Esta tese analisa o efeito do da depleção do ego e da conservação de recursos autorregulatórios sobre o comportamento do consumidor. A teoria da conservação de recursos e seu impacto sobre o comportamento do consumidor ainda é pouco explorada pela literatura, com isto, este trabalho buscou contribuir para uma melhor compreensão do fenômeno e de seu funcionamento. Uma vez que o impacto da conservação dos recursos sobre a depleção do ego já está estabelecida por estudos anteriores, o objetivo deste trabalho foi o de estender a compreensão dos efeitos da conservação sobre outros aspectos comportamentais, neste caso, seu impacto sobre o foco regulatório do consumidor. Para atingir os objetivos propostos, foram desenvolvidos três experimentos: o primeiro buscou determinar a influência do estado de depleção sobre o foco regulatório dos consumidores e o estabelecimento de um protocolo para a tarefa de depleção. Para isto, foi utilizado um design 2 (depleção vs. controle) x 1 (foco regulatório de prevenção). No segundo e terceiro experimento, após a verificação de que a depleção por si só não é responsável pela alteração do foco regulatório resultante do primeiro experimento, foi inserido a percepção de gasto futuro de recursos autorregulatórios (prime de conservação) como variável independente. O design utilizado para ambos os experimentos foi de 2 (prime vs. controle) x 2 (foco regulatório de prevenção vs. foco regulatório de promoção) between-subjects e as variáveis dependentes foram: avaliação do anúncio, propensão a compra, disposição a pagar pelo produto e recall das informações contidas no anúncio. Foi constatado que a existência de um prime de conservação, ou seja, a percepção de que existirá uma necessidade futura de exercer o autocontrole afeta a avaliação e propensão a compra de um produto quando este for apresentado utilizando um anúncio com foco em prevenção, consumidores em estado de depleção que acreditam que irão precisar exercer o autocontrole no futuro tendem a avaliar melhor e estarem mais propensos a comprar produtos nesta situação. Além disto, foi explorado o impacto do prime de conservação sobre o recall de informações contidas no anuncio e da propensão a pagar pelo produto. Foi verificado que quando existe este prime, independentemente do foco sob o qual o produto foi anunciado, os consumidores apresentam um melhor recall e se mostram dispostos a pagar um valor menor pelo produto. Argumenta-se que isto pode ser resultado de uma aversão ao risco causada pela conservação e foco em prevenção, além de um resultado da estratégia de vigilância adotada por um foco em prevenção.
id UFPR_b13374828660a565ac788abdefd789fe
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/31917
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Escudero, Fabiana ThielePrado, Paulo Henrique Muller, 1967-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduaçao em Administraçao2013-08-30T17:36:11Z2013-08-30T17:36:11Z2013-08-30http://hdl.handle.net/1884/31917Resumo: Esta tese analisa o efeito do da depleção do ego e da conservação de recursos autorregulatórios sobre o comportamento do consumidor. A teoria da conservação de recursos e seu impacto sobre o comportamento do consumidor ainda é pouco explorada pela literatura, com isto, este trabalho buscou contribuir para uma melhor compreensão do fenômeno e de seu funcionamento. Uma vez que o impacto da conservação dos recursos sobre a depleção do ego já está estabelecida por estudos anteriores, o objetivo deste trabalho foi o de estender a compreensão dos efeitos da conservação sobre outros aspectos comportamentais, neste caso, seu impacto sobre o foco regulatório do consumidor. Para atingir os objetivos propostos, foram desenvolvidos três experimentos: o primeiro buscou determinar a influência do estado de depleção sobre o foco regulatório dos consumidores e o estabelecimento de um protocolo para a tarefa de depleção. Para isto, foi utilizado um design 2 (depleção vs. controle) x 1 (foco regulatório de prevenção). No segundo e terceiro experimento, após a verificação de que a depleção por si só não é responsável pela alteração do foco regulatório resultante do primeiro experimento, foi inserido a percepção de gasto futuro de recursos autorregulatórios (prime de conservação) como variável independente. O design utilizado para ambos os experimentos foi de 2 (prime vs. controle) x 2 (foco regulatório de prevenção vs. foco regulatório de promoção) between-subjects e as variáveis dependentes foram: avaliação do anúncio, propensão a compra, disposição a pagar pelo produto e recall das informações contidas no anúncio. Foi constatado que a existência de um prime de conservação, ou seja, a percepção de que existirá uma necessidade futura de exercer o autocontrole afeta a avaliação e propensão a compra de um produto quando este for apresentado utilizando um anúncio com foco em prevenção, consumidores em estado de depleção que acreditam que irão precisar exercer o autocontrole no futuro tendem a avaliar melhor e estarem mais propensos a comprar produtos nesta situação. Além disto, foi explorado o impacto do prime de conservação sobre o recall de informações contidas no anuncio e da propensão a pagar pelo produto. Foi verificado que quando existe este prime, independentemente do foco sob o qual o produto foi anunciado, os consumidores apresentam um melhor recall e se mostram dispostos a pagar um valor menor pelo produto. Argumenta-se que isto pode ser resultado de uma aversão ao risco causada pela conservação e foco em prevenção, além de um resultado da estratégia de vigilância adotada por um foco em prevenção.application/pdfMantendo o autocontroleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - FABIANA THIELE ESCUDERO.pdfapplication/pdf1347989https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/31917/1/R%20-%20T%20-%20FABIANA%20THIELE%20ESCUDERO.pdf36ca006de31249d54b462349b3cd1b71MD51open accessTEXTR - T - FABIANA THIELE ESCUDERO.pdf.txtR - T - FABIANA THIELE ESCUDERO.pdf.txtExtracted Texttext/plain346337https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/31917/2/R%20-%20T%20-%20FABIANA%20THIELE%20ESCUDERO.pdf.txt97ecabb94167c19106fa84f0f4d73423MD52open accessTHUMBNAILR - T - FABIANA THIELE ESCUDERO.pdf.jpgR - T - FABIANA THIELE ESCUDERO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1287https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/31917/3/R%20-%20T%20-%20FABIANA%20THIELE%20ESCUDERO.pdf.jpg44c2fb6c409afa29075cea93b8eb8672MD53open access1884/319172016-04-08 03:43:57.949open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/31917Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082016-04-08T06:43:57Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Mantendo o autocontrole
title Mantendo o autocontrole
spellingShingle Mantendo o autocontrole
Escudero, Fabiana Thiele
title_short Mantendo o autocontrole
title_full Mantendo o autocontrole
title_fullStr Mantendo o autocontrole
title_full_unstemmed Mantendo o autocontrole
title_sort Mantendo o autocontrole
author Escudero, Fabiana Thiele
author_facet Escudero, Fabiana Thiele
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Prado, Paulo Henrique Muller, 1967-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduaçao em Administraçao
dc.contributor.author.fl_str_mv Escudero, Fabiana Thiele
description Resumo: Esta tese analisa o efeito do da depleção do ego e da conservação de recursos autorregulatórios sobre o comportamento do consumidor. A teoria da conservação de recursos e seu impacto sobre o comportamento do consumidor ainda é pouco explorada pela literatura, com isto, este trabalho buscou contribuir para uma melhor compreensão do fenômeno e de seu funcionamento. Uma vez que o impacto da conservação dos recursos sobre a depleção do ego já está estabelecida por estudos anteriores, o objetivo deste trabalho foi o de estender a compreensão dos efeitos da conservação sobre outros aspectos comportamentais, neste caso, seu impacto sobre o foco regulatório do consumidor. Para atingir os objetivos propostos, foram desenvolvidos três experimentos: o primeiro buscou determinar a influência do estado de depleção sobre o foco regulatório dos consumidores e o estabelecimento de um protocolo para a tarefa de depleção. Para isto, foi utilizado um design 2 (depleção vs. controle) x 1 (foco regulatório de prevenção). No segundo e terceiro experimento, após a verificação de que a depleção por si só não é responsável pela alteração do foco regulatório resultante do primeiro experimento, foi inserido a percepção de gasto futuro de recursos autorregulatórios (prime de conservação) como variável independente. O design utilizado para ambos os experimentos foi de 2 (prime vs. controle) x 2 (foco regulatório de prevenção vs. foco regulatório de promoção) between-subjects e as variáveis dependentes foram: avaliação do anúncio, propensão a compra, disposição a pagar pelo produto e recall das informações contidas no anúncio. Foi constatado que a existência de um prime de conservação, ou seja, a percepção de que existirá uma necessidade futura de exercer o autocontrole afeta a avaliação e propensão a compra de um produto quando este for apresentado utilizando um anúncio com foco em prevenção, consumidores em estado de depleção que acreditam que irão precisar exercer o autocontrole no futuro tendem a avaliar melhor e estarem mais propensos a comprar produtos nesta situação. Além disto, foi explorado o impacto do prime de conservação sobre o recall de informações contidas no anuncio e da propensão a pagar pelo produto. Foi verificado que quando existe este prime, independentemente do foco sob o qual o produto foi anunciado, os consumidores apresentam um melhor recall e se mostram dispostos a pagar um valor menor pelo produto. Argumenta-se que isto pode ser resultado de uma aversão ao risco causada pela conservação e foco em prevenção, além de um resultado da estratégia de vigilância adotada por um foco em prevenção.
publishDate 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-08-30T17:36:11Z
dc.date.available.fl_str_mv 2013-08-30T17:36:11Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-08-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1884/31917
url http://hdl.handle.net/1884/31917
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/31917/1/R%20-%20T%20-%20FABIANA%20THIELE%20ESCUDERO.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/31917/2/R%20-%20T%20-%20FABIANA%20THIELE%20ESCUDERO.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/31917/3/R%20-%20T%20-%20FABIANA%20THIELE%20ESCUDERO.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 36ca006de31249d54b462349b3cd1b71
97ecabb94167c19106fa84f0f4d73423
44c2fb6c409afa29075cea93b8eb8672
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898821885755392