O programa especial de ensino médio (Peem/Poronga) como política de correção de fluxo escolar no Estado do Acre : uma análise

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: D'Ávila, Sâmia Maria do Socorro Pontes El-Hassani
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1884/41941
Resumo: Orientadora: Profª Drª Maria Tereza C. Soares
id UFPR_b17951171d111f32654553a583e700ca
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/41941
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling D'Ávila, Sâmia Maria do Socorro Pontes El-HassaniUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoSoares, Maria Tereza Carneiro, 1955-2016-04-11T21:41:20Z2016-04-11T21:41:20Z2015http://hdl.handle.net/1884/41941Orientadora: Profª Drª Maria Tereza C. SoaresTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 14/12/2015Inclui referências : f. 168-175Resumo: A presente pesquisa constitui-se em uma análise do Programa Especial de Ensino Médio- PEEM/Poronga, no período de 2004 a 2012, utilizando-se do Referencial Teórico- Metodológico do "Ciclo de Políticas". Apoiada em análise documental e entrevistas tem como finalidade investigar se este programa vem contribuindo para a Correção de Fluxo Escolar no Ensino Médio do Município de Rio Branco, Estado do Acre. Destaca os interesses e as influências que levaram o Governo do Estado à criação do Programa; analisa os documentos de sua implantação e implementação, seus objetivos e metas, focando os dados quantitativos sobre a distorção idade-série no período 2004-2012. Encontra no contexto da prática as falas dos atores envolvidos sobre as principais dificuldades enfrentadas, as permanências e as mudanças realizadas. Da análise dos dados quantitativos sobre a distorção idade-série, no período de 2005 a 2012, pode-se afirmar que o desempenho dos alunos do PEEM/Poronga tem aumentado progressivamente, sendo, portanto, possível concluir que o programa está contribuindo para a correção do fluxo escolar nas escolas estaduais de Ensino Médio do município de Rio Branco/AC. A análise do sucesso deste programa pela via do "Ciclo de Políticas" perpassa não somente pelo aspecto da distorção idade-série no Ensino Médio, mas também pelas influências e interesses políticos que determinaram e determinam a configuração do PEEM/Poronga no estado do Acre, o que demandaria uma continuidade da análise da sua implantação e implementação. Palavras-chave: Políticas Educacionais; Ensino Médio; Distorção idade-série; Programa de Correção de Fluxo Escolar; PEEM/Poronga.Abstract: This research consisted in an analysis of the PEEM/Poronga Middle School Special Program, from 2004 to 2012, using the theoretical framework of the "Policy Cycle". This was supported by the analysis of documents and interviews and it has the purpose to investigate if this program has contributed to the School Flow Correction in High Schools in Rio Branco, State of Acre, Brazil. It highlights the interests and the influences that led the State Government to create this program; it analyzes the documents of their deployment and implementation, its objectives and goals focusing on the quantitative data on the age/grade in the period between 2004 and 2012. It meets in the context of the practice the statements of the personages involved with the main difficulties faced, the permanence and changes made in the PEEM/Poronga Middle School Special Program. The analysis of quantitative data on the age-grade, in the period 2005-2012, it can be said that the performance of students in the PEEM / Poronga has progressively increased and, therefore, possible to conclude that the program is contributing to the correction student flows in the high school of state schools in the Rio Branco city / AC. The analysis of the success of this program via the "Policy Cycle" permeates not only the distortion aspect of the age/grade in High Schools, but also the influences and political interests that determined and determines the PEEM/Poronga Middle School Special Program in the State of Acre. And it could require further analysis related to its deployment and implementation. Keywords: Educational Policy; High school; Age/grade distortion; School Flow Correction Program; PEEM/Poronga212 f. : il., algumas color.application/pdfDisponível em formato digitalEducaçãoPoliticas publicas - EducaçãoEducação - EnsinoO programa especial de ensino médio (Peem/Poronga) como política de correção de fluxo escolar no Estado do Acre : uma análiseinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILR - T - SAMIA MARIA DO SOCORRO PONTES EL-HASSANI D AVILA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1426https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41941/1/R%20-%20T%20-%20SAMIA%20MARIA%20DO%20SOCORRO%20PONTES%20EL-HASSANI%20D%20AVILA.pdf.jpg0c2d4c9dbfa0aaac15c696092ceb67b7MD51open accessTEXTR - T - SAMIA MARIA DO SOCORRO PONTES EL-HASSANI D AVILA.pdf.txtExtracted Texttext/plain461276https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41941/2/R%20-%20T%20-%20SAMIA%20MARIA%20DO%20SOCORRO%20PONTES%20EL-HASSANI%20D%20AVILA.pdf.txt3224cc4f307fb156f3e3ca49d4b3e97fMD52open accessORIGINALR - T - SAMIA MARIA DO SOCORRO PONTES EL-HASSANI D AVILA.pdfapplication/pdf7262162https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41941/3/R%20-%20T%20-%20SAMIA%20MARIA%20DO%20SOCORRO%20PONTES%20EL-HASSANI%20D%20AVILA.pdff3bb7cf40282f6d3787a7b1f10f7ca8eMD53open access1884/419412016-04-11 18:41:20.74open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/41941Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082016-04-11T21:41:20Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv O programa especial de ensino médio (Peem/Poronga) como política de correção de fluxo escolar no Estado do Acre : uma análise
title O programa especial de ensino médio (Peem/Poronga) como política de correção de fluxo escolar no Estado do Acre : uma análise
spellingShingle O programa especial de ensino médio (Peem/Poronga) como política de correção de fluxo escolar no Estado do Acre : uma análise
D'Ávila, Sâmia Maria do Socorro Pontes El-Hassani
Educação
Politicas publicas - Educação
Educação - Ensino
title_short O programa especial de ensino médio (Peem/Poronga) como política de correção de fluxo escolar no Estado do Acre : uma análise
title_full O programa especial de ensino médio (Peem/Poronga) como política de correção de fluxo escolar no Estado do Acre : uma análise
title_fullStr O programa especial de ensino médio (Peem/Poronga) como política de correção de fluxo escolar no Estado do Acre : uma análise
title_full_unstemmed O programa especial de ensino médio (Peem/Poronga) como política de correção de fluxo escolar no Estado do Acre : uma análise
title_sort O programa especial de ensino médio (Peem/Poronga) como política de correção de fluxo escolar no Estado do Acre : uma análise
author D'Ávila, Sâmia Maria do Socorro Pontes El-Hassani
author_facet D'Ávila, Sâmia Maria do Socorro Pontes El-Hassani
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv D'Ávila, Sâmia Maria do Socorro Pontes El-Hassani
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Soares, Maria Tereza Carneiro, 1955-
contributor_str_mv Soares, Maria Tereza Carneiro, 1955-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Politicas publicas - Educação
Educação - Ensino
topic Educação
Politicas publicas - Educação
Educação - Ensino
description Orientadora: Profª Drª Maria Tereza C. Soares
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-11T21:41:20Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-04-11T21:41:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1884/41941
url http://hdl.handle.net/1884/41941
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 212 f. : il., algumas color.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41941/1/R%20-%20T%20-%20SAMIA%20MARIA%20DO%20SOCORRO%20PONTES%20EL-HASSANI%20D%20AVILA.pdf.jpg
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41941/2/R%20-%20T%20-%20SAMIA%20MARIA%20DO%20SOCORRO%20PONTES%20EL-HASSANI%20D%20AVILA.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41941/3/R%20-%20T%20-%20SAMIA%20MARIA%20DO%20SOCORRO%20PONTES%20EL-HASSANI%20D%20AVILA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 0c2d4c9dbfa0aaac15c696092ceb67b7
3224cc4f307fb156f3e3ca49d4b3e97f
f3bb7cf40282f6d3787a7b1f10f7ca8e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860634664501248