Avaliação e ensino de história : possibilidades e limites para a educação histórica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gusmão, Leslie Luiza Pereira, 1982-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/76539
Resumo: Orientadora: Prof.ª Dra. Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt
id UFPR_b2734d74e02eaa2f5f9431a4a9a9f4a2
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/76539
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Gusmão, Leslie Luiza Pereira, 1982-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoSchmidt, Maria Auxiliadora M. S. (Maria Auxiliadora Moreira dos Santos), 1948-2022-07-05T15:03:37Z2022-07-05T15:03:37Z2021https://hdl.handle.net/1884/76539Orientadora: Prof.ª Dra. Maria Auxiliadora Moreira dos Santos SchmidtTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 30/06/2021Inclui referências: p. 150-158Resumo: Este trabalho discute o modo como a avaliação foi constituída no ensino de História no Brasil tendo como referência os pressupostos teóricos da Educação Histórica. Para essa discussão foi realizada uma investigação qualitativa, cujo procedimento metodológico adotado foi a pesquisa documental, baseada na perspectiva da Análise de Conteúdo de Maria Laura P. B. Franco (2005). Desse modo, foram analisados, em uma perspectiva histórica, os seguintes documentos: Decreto n.19.890, de 18 de abril de 1931, instituído com a Reforma Francisco Campos; Decreto n. 4.244, de 9 de abril de 1942, estabelecido com a Reforma Capanema; Lei de Diretrizes e Bases para a Educação Nacional (LDB) Lei nº 4.024/1961; LDB Lei nº 5.692/1971; LDB Lei n° 9.394/1996; Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para o Ensino Fundamental e Ensino Médio; e, Base Nacional Comum Curricular, implementada em 2017. Para as considerações acerca do ensino de História nos documentos analisados recorreu-se a Abud (1993; 2005), Bittencourt (2005; 2009), Nadai, (1993), e Schmidt (2004; 2012; 2016). Para o entendimento da BNCC e sua adesão à Lógica das Competências foram utilizados os pensamentos de Silva (2008) e de Freitas (2018). Para refletir sobre a avaliação na epistemologia da aprendizagem histórica foram privilegiadas discussões na perspectiva da práxis conforme Rüsen (2010), que esclarece que a aprendizagem histórica faz sentido quando motiva nos sujeitos a ação, tendo como perspectiva o futuro. Serviram também como referência no campo teórico da Educação Histórica Lee (2001; 2003; 2006) e Barca (2001). Os resultados indicaram que a avaliação em ensino de História tem sido constituída a partir de concepções de avaliação baseadas no campo da teoria pedagógica, isto é, não se leva em consideração a dimensão epistemológica da avaliação, não se privilegia a natureza do conhecimento histórico.Abstract: This work discusses how the evaluation process was constituted in the teaching of History in Brazil, based on the theoretical assumptions of History Education. Therefore, through documentary research, a qualitative investigation was carried out based on the perspective of Content Analysis by Maria Laura P. B. Franco (2005), adopted as the primary methodological procedure. The following documents were analyzed from a historical perspective: Decree n. 19.890, of April 18, 1931, established with the Francisco Campos Reform; Decree n. 4.244, of April 9, 1942, established with the Capanema Reform; Law of Directives and Bases for National Education (LDB) Law n. 4.024/1961; LDB Law n. 5.692/1971; LDB Law n. 9.394/1996; National Curricular Parameters (NPCs) for Elementary and High School; and the Common National Curricular Base (BNCC), implemented in 2017. For the considerations about history teaching in the analyzed documents, we drew on Abud (1993; 2005), Bittencourt (2005; 2009), Nadai (1993), and Schmidt (2004; 2012; 2016). Silva's (2008) and Freitas's (2018) theories were used for understanding the BNCC and its adherence to the logic of competencies and instrumentalization. To reflect upon the evaluation process in the epistemology of historical learning, discussions from the perspective of praxis were privileged. According to Rüsen (2010), historical learning makes sense when it motivates subjects to act, having the future as a perspective. Lee (2001; 2003; 2006) and Barca (2001) were also referenced in the theoretical field of History Education. The results indicated that evaluation in history teaching had been constituted from conceptions of evaluation based on pedagogical theory. Thus, the epistemological dimension of evaluation is not considered, and the nature of historical knowledge is not privileged.1 recurso online : PDF.application/pdfHistoria - Estudo e ensinoEducação e EstadoAvaliação educacionalPrática de ensinoEducação básicaEducaçãoAvaliação e ensino de história : possibilidades e limites para a educação históricainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - LESLIE LUIZA PEREIRA GUSMAO.pdfapplication/pdf2355989https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/76539/1/R%20-%20T%20-%20LESLIE%20LUIZA%20PEREIRA%20GUSMAO.pdf4e36d421c819e0c0c079817d6b73d3abMD51open access1884/765392022-07-05 12:03:37.188open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/76539Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-07-05T15:03:37Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Avaliação e ensino de história : possibilidades e limites para a educação histórica
title Avaliação e ensino de história : possibilidades e limites para a educação histórica
spellingShingle Avaliação e ensino de história : possibilidades e limites para a educação histórica
Gusmão, Leslie Luiza Pereira, 1982-
Historia - Estudo e ensino
Educação e Estado
Avaliação educacional
Prática de ensino
Educação básica
Educação
title_short Avaliação e ensino de história : possibilidades e limites para a educação histórica
title_full Avaliação e ensino de história : possibilidades e limites para a educação histórica
title_fullStr Avaliação e ensino de história : possibilidades e limites para a educação histórica
title_full_unstemmed Avaliação e ensino de história : possibilidades e limites para a educação histórica
title_sort Avaliação e ensino de história : possibilidades e limites para a educação histórica
author Gusmão, Leslie Luiza Pereira, 1982-
author_facet Gusmão, Leslie Luiza Pereira, 1982-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Gusmão, Leslie Luiza Pereira, 1982-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Schmidt, Maria Auxiliadora M. S. (Maria Auxiliadora Moreira dos Santos), 1948-
contributor_str_mv Schmidt, Maria Auxiliadora M. S. (Maria Auxiliadora Moreira dos Santos), 1948-
dc.subject.por.fl_str_mv Historia - Estudo e ensino
Educação e Estado
Avaliação educacional
Prática de ensino
Educação básica
Educação
topic Historia - Estudo e ensino
Educação e Estado
Avaliação educacional
Prática de ensino
Educação básica
Educação
description Orientadora: Prof.ª Dra. Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-05T15:03:37Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-07-05T15:03:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/76539
url https://hdl.handle.net/1884/76539
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/76539/1/R%20-%20T%20-%20LESLIE%20LUIZA%20PEREIRA%20GUSMAO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4e36d421c819e0c0c079817d6b73d3ab
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860930786557952