Os desafios da formação continuada na educação infantil : um estudo sobre o caráter pedagógico da permanência nos CMEI'S do Município de Curitiba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Gisele
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/33004
Resumo: Orientador: Gracialino da Silva Dias
id UFPR_b2a00f49efab6162eadcdf95e9fc4685
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/33004
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Ferreira, GiseleUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Organização do Trabalho PedagógicoDias, Gracialino da Silva2022-07-20T17:34:35Z2022-07-20T17:34:35Z2011https://hdl.handle.net/1884/33004Orientador: Gracialino da Silva DiasMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Organização do Trabalho PedagógicoInclui referênciasResumo: Este trabalho tem como objeto de estudo a permanência, enquanto tempo e espaço reservado aos educadores para estudos e desenvolvimento de ações voltadas ao planejamento do trabalho pedagógico realizado nos Centros Municipais de Educação Infantil, da Rede Municipal de Ensino de Curitiba. O foco de análise se volta para formação dos educadores que atuam na escola pública, considerando que esta é a escola que atende a maioria da população. Neste sentido, buscar-se-á compreender a questão da formação dos educadores inserida no contexto da sociedade capitalista, sociedade esta, marcada pelas contradições de classes. O tema formação dos educadores da educação infantil ganha importância no meio acadêmico, visto que recentemente essa modalidade de ensino passou a integrar a Educação Básica. É importante ressaltar que a formação de professores, em âmbito geral, nas últimas décadas tem suscitado vários estudos e discussões entre os educadores preocupados em contribuir para a efetivação de uma educação que se proponha à elevação cultural das massas e sua emancipação. O educador, profissional da educação infantil, necessita de formação, a qual tem sido delimitada pelos interesses da sociedade em que se insere, ou seja, a formação do educador tem sido demarcada por um mínimo necessário às necessidades da sociedade capitalista. Em consequência, o atendimento às crianças pequenas, filhas de trabalhadores, tem tido em sua maioria, um caráter assistencialista, pautado no cuidado. Importa destacar que é pela formação deste profissional, que atua na escola pública, que se estará também determinando a formação dos demais trabalhadores envolvidos no processo educativo, em especial, a formação dos pais das crianças. Os educadores de CMEI’s devem promover um diálogo crítico-reflexivo com as famílias, na busca de uma sociedade mais justa e igualitária, em que todos independente de sua classe tenham direito uma vida digna. CMEI e Família, por meio do diálogo, devem repensar qual educação queremos para as nossas crianças, visto que elas são os futuros cidadãos da nação. E ainda, devem propor um projeto contra-hegemônico de sociedade1 recurso online : PDF.application/pdfPedagogia criticaEducação infantilOs desafios da formação continuada na educação infantil : um estudo sobre o caráter pedagógico da permanência nos CMEI'S do Município de Curitibainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALGISELE FERREIRA.pdfapplication/pdf487673https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/33004/1/GISELE%20FERREIRA.pdf2a8c63b16e1c251bcb3ae2eb537756d9MD51open accessTEXTGISELE FERREIRA.pdf.txtExtracted Texttext/plain163438https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/33004/2/GISELE%20FERREIRA.pdf.txte35f12c6e07cf105b0ba8ba2b375ee20MD52open accessTHUMBNAILGISELE FERREIRA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1252https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/33004/3/GISELE%20FERREIRA.pdf.jpg364e26e5218b74a070f296ba20dd1a5eMD53open access1884/330042022-07-20 14:34:35.562open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/33004Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-07-20T17:34:35Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os desafios da formação continuada na educação infantil : um estudo sobre o caráter pedagógico da permanência nos CMEI'S do Município de Curitiba
title Os desafios da formação continuada na educação infantil : um estudo sobre o caráter pedagógico da permanência nos CMEI'S do Município de Curitiba
spellingShingle Os desafios da formação continuada na educação infantil : um estudo sobre o caráter pedagógico da permanência nos CMEI'S do Município de Curitiba
Ferreira, Gisele
Pedagogia critica
Educação infantil
title_short Os desafios da formação continuada na educação infantil : um estudo sobre o caráter pedagógico da permanência nos CMEI'S do Município de Curitiba
title_full Os desafios da formação continuada na educação infantil : um estudo sobre o caráter pedagógico da permanência nos CMEI'S do Município de Curitiba
title_fullStr Os desafios da formação continuada na educação infantil : um estudo sobre o caráter pedagógico da permanência nos CMEI'S do Município de Curitiba
title_full_unstemmed Os desafios da formação continuada na educação infantil : um estudo sobre o caráter pedagógico da permanência nos CMEI'S do Município de Curitiba
title_sort Os desafios da formação continuada na educação infantil : um estudo sobre o caráter pedagógico da permanência nos CMEI'S do Município de Curitiba
author Ferreira, Gisele
author_facet Ferreira, Gisele
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Gisele
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dias, Gracialino da Silva
contributor_str_mv Dias, Gracialino da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia critica
Educação infantil
topic Pedagogia critica
Educação infantil
description Orientador: Gracialino da Silva Dias
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-20T17:34:35Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-07-20T17:34:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/33004
url https://hdl.handle.net/1884/33004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/33004/1/GISELE%20FERREIRA.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/33004/2/GISELE%20FERREIRA.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/33004/3/GISELE%20FERREIRA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 2a8c63b16e1c251bcb3ae2eb537756d9
e35f12c6e07cf105b0ba8ba2b375ee20
364e26e5218b74a070f296ba20dd1a5e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898846765318144