A cartografia escolar e os desafios de práticas pedagógicas transformadoras no ensino da geografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Toledo, Victor Machado de, 1988-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/57029
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Rossano Silva
id UFPR_b426f15335bc00c2f67a592ed14df050
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/57029
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Toledo, Victor Machado de, 1988-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoSilva, Rossano2018-11-19T13:43:51Z2018-11-19T13:43:51Z2018https://hdl.handle.net/1884/57029Orientador: Prof. Dr. Rossano SilvaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 28/06/2018Inclui referências: p.126-134Resumo: A presente dissertação tem como objetivo geral analisar o uso de um encaminhamento metodológico para o ensino e aprendizagem de conceitos Cartográficos. Objetiva-se apresentar contribuições práticas para trabalhar Cartografia nas aulas de Geografia, assim culminando na apresentação de uma proposta de utilização de recursos didáticos diferenciados, principalmente, com o uso de representações visuais, com a finalidade de trabalhar os conteúdos cartográficos, na tentativa de propiciar aos alunos uma aprendizagem consciente e crítica em relação ao espaço em que estão inseridos. Por meio da análise bibliográfica sobre o tema em questão e da aplicação de um encaminhamento metodológico, idealizado pelo pesquisador, para apreciação e discussão posterior, procurou-se investigar os avanços que o uso de diferentes estratégias didáticas poderá trazer ao ensino e aprendizagem de Cartografia escolar. Os principais teóricos foram Almeida (2006, 2011), Callai (2012), Fonseca (2013), Kenski (2015), Passini (2007), Santaella (2012). A pesquisa foi realizada em duas turmas da Educação Básica do 6° ano do Ensino Fundamental II, de um Colégio Estadual localizado no município de Curitiba - PR. Definiu-se a abordagem qualitativa para a pesquisa com método de investigação designada por observação participante. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram o diário de campo, questionário pré e pós-teste, além da gravação de áudios e imagens da prática em questão. Os resultados indicaram que a leitura de imagens e o uso de tecnologias, apesar de ainda distantes da realidade das escolas públicas do país, precisam ser incluídos como elementos frequentes nas aulas de Cartografia, para que a realidade dos alunos se aproxime cada vez mais do que é estudado e trabalhado em sala de aula. Constatou-se ainda que o uso de diferentes estratégias didáticas, tais como utilização de recursos visuais, contribui para o ensino e a aprendizagem enriquecedora e que possibilitou, na prática, a melhora nos conceitos Cartográficos dos alunos. Palavras-chave: Encaminhamento metodológico. Ensino e aprendizagem. Cartografia escolar. Representações visuais. Educação Básica.Abstract: The present dissertation aims to analyze the use of a methodological approach for Cartographic concepts teaching and learning. More specifically, it aims to present practical contributions of working with Cartography in Geography classes, so culminating in the presentation of a proposal to use differentiated didactic resources, mainly with visual representations use, with the purpose to work Cartographic contents to provide students a conscious and critical learning regarding the space in which they are inserted. Through literature review about the topic discussed and the application of a methodological route, idealized by the researcher, subject to further appreciation and discussion, investigation about the advances that the use of different didactic strategies may bring to Cartography teaching and learning was conducted. The main theorists were Almeida (2006, 2011), Callai (2012), Fonseca (2013), Kenski (2015), Passini (2007), Santaella (2012). The research was carried out in two classes of the 6th year of Elementary School II of a State Basic Education school located in the city of Curitiba - PR. The qualitative approach was defined as a research method called participant observation. The field diary, pre and post-test questionnaire, as well as audio recording and images of the practice observed were used as data collection instruments. The results indicated that images reading and technologies use, although still distant from the country public schools reality, have to be included as frequent elements in Cartography classes, so that students reality is nearer of what is studied and worked in the classroom. It was also observed that different didactic strategies use, such as the use of visual aids, contribute to teaching and learning enrichment and enable in practice an improvement of students Cartographic concepts. Keywords: Methodological route. Teaching and learning. School cartography. Visual representations. Basic education.142 p. : il. (algumas color.).application/pdfCartografia - Estudo e ensinoEducaçãoGeografia - Estudo e ensinoA cartografia escolar e os desafios de práticas pedagógicas transformadoras no ensino da geografiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - VICTOR MACHADO DE TOLEDO.pdfapplication/pdf9811084https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/57029/1/R%20-%20D%20-%20VICTOR%20MACHADO%20DE%20TOLEDO.pdf5d23d465895ca512962458ed098d7875MD51open access1884/570292018-11-19 11:43:51.256open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/57029Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082018-11-19T13:43:51Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A cartografia escolar e os desafios de práticas pedagógicas transformadoras no ensino da geografia
title A cartografia escolar e os desafios de práticas pedagógicas transformadoras no ensino da geografia
spellingShingle A cartografia escolar e os desafios de práticas pedagógicas transformadoras no ensino da geografia
Toledo, Victor Machado de, 1988-
Cartografia - Estudo e ensino
Educação
Geografia - Estudo e ensino
title_short A cartografia escolar e os desafios de práticas pedagógicas transformadoras no ensino da geografia
title_full A cartografia escolar e os desafios de práticas pedagógicas transformadoras no ensino da geografia
title_fullStr A cartografia escolar e os desafios de práticas pedagógicas transformadoras no ensino da geografia
title_full_unstemmed A cartografia escolar e os desafios de práticas pedagógicas transformadoras no ensino da geografia
title_sort A cartografia escolar e os desafios de práticas pedagógicas transformadoras no ensino da geografia
author Toledo, Victor Machado de, 1988-
author_facet Toledo, Victor Machado de, 1988-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Toledo, Victor Machado de, 1988-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Rossano
contributor_str_mv Silva, Rossano
dc.subject.por.fl_str_mv Cartografia - Estudo e ensino
Educação
Geografia - Estudo e ensino
topic Cartografia - Estudo e ensino
Educação
Geografia - Estudo e ensino
description Orientador: Prof. Dr. Rossano Silva
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-11-19T13:43:51Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-11-19T13:43:51Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/57029
url https://hdl.handle.net/1884/57029
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 142 p. : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/57029/1/R%20-%20D%20-%20VICTOR%20MACHADO%20DE%20TOLEDO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5d23d465895ca512962458ed098d7875
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860933974228992