Abordagem de avaliação de desempenho de Unidades Básicas de Saúde : BEP-UBS
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/84898 |
Resumo: | Orientadora: Prof.ª Dr.ª Adriana de Paula Lacerda Santos |
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Universidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia CivilSantos, Adriana de Paula Lacerda, 1973-Leitner, Drielle Sanchez2023-11-17T13:14:48Z2023-11-17T13:14:48Z2023https://hdl.handle.net/1884/84898Orientadora: Prof.ª Dr.ª Adriana de Paula Lacerda SantosTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil. Defesa : Curitiba, 11/07/2023Inclui referências: p. 170-190Área de concentração: Ambiente Construído e GestãoResumo: Estabelecimentos assistenciais de saúde (EASs) são edificações que prestam assistência à saúde à população. Devido a sua multidisciplinaridade, porte e especificidade, os EASs se enquadram entre as edificações mais complexas arquitetonicamente. Além disso, é necessário considerar a relação entre o ocupante e a edificação, sendo que muitos desses podem estar em situação de vulnerabilidade. Nesse contexto, as Building Performance Evaluations (BPEs), avaliações de desempenho de edificações, destacam-se visto que edifícios com melhor desempenho tendem a ser melhores locais de cura para seus pacientes e de trabalho para a equipe. Assim, o objetivo da presente pesquisa foi desenvolver uma abordagem de BPE aplicado à Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que são a porta de entrada do sistema de saúde brasileiro. O método de pesquisa utilizado foi o design science research (DSR), que fundamenta e operacionaliza a condução de pesquisas com objetivos orientados a solução de problemas. A elaboração da abordagem de avaliação de UBSs iniciou com a identificação dos itens avaliados em documentos já publicados, por meio de uma revisão sistemática da literatura (RSL), que englobou 83 artigos, assim como o estudo de documentos do governo, normas, publicações acadêmicas, e acreditações hospitalares. Dessa forma, foi gerada uma proposta inicial de abordagem com 6 dimensões, 27 critérios e 233 subcritérios. Essa proposta foi validada, por meio da técnica Delphi, com 18 especialistas multidisciplinares das áreas da saúde, engenharia e arquitetura. Chegou-se então à abordagem validada com 6 dimensões, 25 critérios e 201 subcritérios. As dimensões são: Técnica - questões construtivas; Física - questões do espaço; Conforto e Saúde; Organizacional - funcionamento do EAS; Ambiental; e, Questões Econômicas e Sociais. A abordagem englobou a elaboração de um instrumento para a condução das avaliações com o levantamento dos requisitos para a verificação da situação do desempenho de cada subcritério. Em seguida, foi localizado um município com interesse em participar na pesquisa e que indicou quatro UBSs, sendo cada uma de um porte, para serem avaliadas. Após teste piloto, o instrumento foi aplicado nas quatro unidades selecionadas chegando-se aos resultados. A abordagem contou ainda com a obtenção de uma nota geral das UBSs. Para isso, foram aplicados questionários de forma a quantificar o grau de importância das dimensões, critérios e subcritérios gerando um fator de ponderação geral normalizado que foi aplicado a cada subcritério e quando somados indicavam a nota final da edificação. Assim, foi possível verificar questões individuais de cada UBS além de questões que deveriam ser aprimoradas para todas as unidades. Como resultados, foram notadas melhorias no processo de projeto das unidades mais novas. Apesar disso, três das unidades apresentaram desempenhos classificados como prata e apenas uma alcançou o nível ouro. Como conclusão, a abordagem mostra a rastreabilidade de seus itens com instrumento de condução completo e aplicável; possibilita adaptações para adição de requisitos; permite aplicação modularizada em suas dimensões; e, por fim, permite que o desempenho seja traduzido em uma nota para a edificação, auxiliando no acompanhamento e na tomada de decisões pelos gestores.Abstract: Healthcare establishments (EASs) are buildings that provide healthcare to the population. Due to their multidisciplinarity, size and specificity, EASs are among the most architecturally complex buildings. In addition, it is necessary to consider the relationship between the occupant and the building, as many of these may be in a vulnerable situation. In this context, Building Performance Evaluations (BPEs) stands out as buildings with better performance tend to be better healing places for their patients and work for the staff. Thus, the objective of the present research was to develop a BPE approach applied to Basic Health Units (UBSs), which are the gateway to the Brazilian healthcare system. The research method used was the design science research (DSR), which supports and operationalizes the conduction of research with objectives oriented to problem solving. The elaboration of the EAS evaluation approach began with the identification of the items evaluated in previously published documents, through a systematic literature review (SLR), which encompassed 83 papers, as well as the study of government documents, standards, academic publications, and hospital accreditations. Thus, an initial proposal for an approach with 6 dimensions, 27 criteria and 233 sub-criteria was generated. This proposal was calibrated using the Delphi technique with 18 multidisciplinary specialists of health, engineering, and architecture areas. This resulted in a validated approach with 6 dimensions, 25 criteria and 201 sub-criteria. The dimensions are: Technical - constructive questions; Physical - space issues; Comfort and Health; Organizational - functioning of the EAS; Environmental; and Economic and Social issues. The approach then encompassed the development of an instrument to conduct the evaluations with the survey of the requirements for verifying the situation of the performance of each sub-criterion. Then, a municipality interested in participating in the research was located, which indicated four UBSs, each of a different size, to be evaluated. First, a pilot study was carried out, and then, the instrument was applied in the four selected units, obtaining their results. The approach also included obtaining a general EAS score. For this stage, questionnaires were applied to quantify the degree of importance of the dimensions, criteria, and sub-criteria, generating a normalized general weighting factor that was applied to each sub-criteria and when added together indicated the final score of the building. As a result, it was possible to verify questions that should be improved for all units and individual questions for each UBS. Improvements were noticed in the design process of the newer units. Despite this, three of the units presented performances classified as silver and only one reached the gold level. In conclusion, the approach showed the traceability of its items; complete and applicable assessment instrument that allows adaptations to add requirements according to updates of standards; allows its modularized application in its dimensions; and finally, it allows performance to be translated into a building score, assisting in monitoring and decision-making by managers.1 recurso online : PDF.application/pdfEdificaçõesSaúde públicaDesempenho - AvaliaçãoEngenharia CivilAbordagem de avaliação de desempenho de Unidades Básicas de Saúde : BEP-UBSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - DRIELLE SANCHEZ LEITNER.pdfapplication/pdf8966145https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/84898/1/R%20-%20T%20-%20DRIELLE%20SANCHEZ%20LEITNER.pdf2015df58e83552fd522c212cf547ab99MD51open access1884/848982023-11-17 10:14:48.687open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/84898Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-11-17T13:14:48Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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