Diálogos possíveis : os desafios do uso da internet na escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/29710 |
Resumo: | Orientador: Rosa Maria Cardoso Dalla Costa |
id |
UFPR_b4f20a5766fce6548971b721d6d8799c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/29710 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Freitas, Rosiane Correia deUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoDalla Costa, Rosa Maria Cardoso, 1961-2022-08-31T18:25:52Z2022-08-31T18:25:52Z2006https://hdl.handle.net/1884/29710Orientador: Rosa Maria Cardoso Dalla CostaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2006Inclui bibliografiaResumo: Relato e análise da realização de um projeto de criação de blog na escola. Ao tentar estimular o uso da internet na sala de aula a pesquisa mostra que mais do que empecilhos técnicos, uma iniciativa dessas encontra o "medo de estragar a máquina" e a falta de diálogo como principais obstáculos à sua realização. Uma análise da história do computador aponta para a simplificação da sua interface, permitindo que o leigo seja auto-suficiente num ambiente antes reservado apenas aos versados na tecnologia. A pesquisa também contesta a necessidade de se investir em cursos de qualificação na área da informática para professores e propõe a viabilização de tempo e estrutura para que o docente possa usar e se apropriar do computador. Os dados levantados pelas autoras também apontam para a necessidade da escola se assumir como espaço de inclusão digital, já que ela consegue cumprir essa função sem alterar suas atividades principais. A grande massa de pessoas que não possuem acesso ao computador, nem a internet contrasta com as cerca de 55 milhões de estudantes atendidos pela rede de escolasdo Ensino Básico no Brasil. Esse público poderia ser facilmente incluído digitalmente caso as escolas se propusessem a abrir seus laboratórios para uso dos alunos e professores, contribuindo assim para a formação de ambos os grupos.95 f. : tabs.application/pdfDisponível em formato digitalInternet na educaçãoEducaçãoDiálogos possíveis : os desafios do uso da internet na escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - ROSIANE CORREIA DE FREITAS.pdfapplication/pdf628949https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29710/1/R%20-%20D%20-%20ROSIANE%20CORREIA%20DE%20FREITAS.pdf1a3656972434bd196567129ed724c897MD51open access1884/297102022-08-31 15:25:52.995open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/29710Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-08-31T18:25:52Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Diálogos possíveis : os desafios do uso da internet na escola |
title |
Diálogos possíveis : os desafios do uso da internet na escola |
spellingShingle |
Diálogos possíveis : os desafios do uso da internet na escola Freitas, Rosiane Correia de Internet na educação Educação |
title_short |
Diálogos possíveis : os desafios do uso da internet na escola |
title_full |
Diálogos possíveis : os desafios do uso da internet na escola |
title_fullStr |
Diálogos possíveis : os desafios do uso da internet na escola |
title_full_unstemmed |
Diálogos possíveis : os desafios do uso da internet na escola |
title_sort |
Diálogos possíveis : os desafios do uso da internet na escola |
author |
Freitas, Rosiane Correia de |
author_facet |
Freitas, Rosiane Correia de |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas, Rosiane Correia de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Dalla Costa, Rosa Maria Cardoso, 1961- |
contributor_str_mv |
Dalla Costa, Rosa Maria Cardoso, 1961- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Internet na educação Educação |
topic |
Internet na educação Educação |
description |
Orientador: Rosa Maria Cardoso Dalla Costa |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-08-31T18:25:52Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-08-31T18:25:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/29710 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/29710 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
95 f. : tabs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29710/1/R%20-%20D%20-%20ROSIANE%20CORREIA%20DE%20FREITAS.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1a3656972434bd196567129ed724c897 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898820003561472 |