"Parole: con quelle si fa e si disfa come si vuole" : a Itália do pós guerra e o feminismo da diferença na tetralogia napolitana de Elena Ferrante (1956-1980)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cintra, Ana Lucia Rosendo
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/87656
Resumo: Orientador: Profº Drº Vinícius Nicastro Honesko
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spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em HistóriaHonesko, Vinícius Nicastro, 1981-Cintra, Ana Lucia Rosendo2024-04-24T14:29:22Z2024-04-24T14:29:22Z2023https://hdl.handle.net/1884/87656Orientador: Profº Drº Vinícius Nicastro HoneskoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História. Defesa : Curitiba, 20/09/2023Inclui referênciasResumo: Elena Ferrante é um dos pseudônimos femininos em atividade mais famosos da contemporaneidade. A escritora que começa a lançar suas obras a partir de 1992 já foi considerada uma das 100 pessoas mais influentes do mundo pela revista Time em 2016, sendo publicada em pelo menos 19 línguas até o momento e rendendo ao mercado editorial mundial mais de 16 milhões de edições vendidas. Sua presença na literatura contemporânea italiana e mundial, no entanto, é sentida através da ausência de uma figura por trás de sua escrita, que mesmo sem essa materialização, gerou e ainda gera um grande impacto na cultura de massa ocidental. Esta pesquisa tem o intuito de desatar o nó da tessitura da escrita Ferranteana partindo da sua série de livros, a Tetralogia Napolitana, como conhecida no Brasil, analisando a obra a fim de entender como uma autora contemporânea italiana conta uma parte da história de seu país, mais precisamente de Nápoles, a partir da visão de duas personagens femininas, partindo de um romance de formação feminino. Para tanto, Franco Moretti, Diana Klinger e Philippe Lejeune foram utilizados para a compreensão da construção de um romance de formação feminino a partir de uma autora-personagem em uma autoficção. Ainda que Ferrante percorra quase seis décadas de narrativa de 1952 a 2010, esta pesquisa utiliza como recorte apenas a fração de tempo que contempla a infância e juventude das duas amigas protagonistas em que a maior parte da narrativa está centralizada, de 1956 a 1980. Esse período é um momento de mudanças significativas da Itália, principalmente do sul italiano nos âmbitos sociais, culturais e políticos. Posteriormente, este estudo também pretende entender a autora e sua escrita a fim de correlacionar a escrita literária com a escrita histórica, levando em consideração que a literatura também é produtora da História, assim como agente ativo na construção social, portanto, para a construção desse entendimento utilizamos Sandra Pesavento e Hayden White que nos ajudam a compreender a leitura da história por um viés da História Cultural. Wolfgang Iser e Jacques Rancière também nos possibilitaram o entendimento do escritor como modo de construção de versões de mundo. Por fim, este trabalho perpassa questões do feminismo da diferença presentes na obra Ferranteana, entendendo as representações femininas de Ferrante a partir de seus sujeitos ambíguos, que tentam representar ou performar uma feminilidade imposta em seus âmbitos domésticos e sociais. Para esta análise, utilizamos Silvia Federici e Judith Butler que nos ajudaram a entender a construção e a perpetuidade de uma performatividade feminina e dos aspectos dos papéis da mulher perante a sociedade italiana. Tendo em vista este percurso, utilizo também ensaios, entrevistas, artigos, além da obra Frantumaglia de Ferrante, na tentativa de compreender melhor quem é a autora-personagem que circunscreve toda a escrita de sua obra.Abstract: Elena Ferrante is one of the most famous female pseudonyms currently active in contemporary literature. The writer, who began publishing her works in 1992, was considered one of the 100 most influential people in the world by Time magazine in 2016. Her books have been published in at least 19 languages and have sold over 16 million copies worldwide. However, her presence in Italian and global contemporary literature is felt through the absence of a figure behind her writing, which, even without materialization, has generated and continues to generate a significant impact on Western mass culture. This research aims to unravel the intricacies of Ferrante's writing, starting from her book series, the Neapolitan Novels. The study analyzes the work to understand how a contemporary Italian author tells a part of her country's history, specifically Naples, from the perspective of two female characters, in the context of a female bildungsroman. To achieve this, Franco Moretti, Diana Klinger, and Philippe Lejeune were used to understand the construction of a female bildungsroman novel from an author-character in an autofiction. Although Ferrante's narrative spans almost six decades from 1952 to 2010, this research focuses only on the time fraction that covers the childhood and youth of the two main female friends, which is the central part of the narrative, from 1956 to 1980. This period represents a moment of significant changes in Italy, particularly in the southern regions, socially, culturally, and politically. Additionally, this study aims to understand the author and her writing in order to correlate literary writing with historical writing, considering that literature is also a producer of History, as well as an active agent in social construction. To construct this understanding, we draw upon Sandra Pesavento and Hayden White, who help us comprehend the reading of history from a Cultural History perspective. Wolfgang Iser and Jacques Rancière also provided insights into the writer as a mode of constructing worldviews. Finally, this work delves into the issues of difference feminism present in Ferrante's novels, understanding her representation of women through ambiguous subjects who attempt to perform a femininity imposed within their domestic and social spheres. For this analysis, we employ Silvia Federici and Judith Butler, who have helped us understand the construction and perpetuation of feminine performativity and the aspects of women's roles in Italian society. In this journey, we also use essays, interviews, articles, and Ferrante's work "Frantumaglia" in an attempt to better comprehend the author-character who encapsulates her entire literary work.RIASSUNTO: Elena Ferrante è uno dei pseudonimi femminili più famosi attualmente attivi nella letteratura contemporanea. La scrittrice, che ha iniziato a pubblicare le sue opere nel 1992, è stata considerata una delle 100 persone più influenti al mondo dalla rivista Time nel 2016. I suoi libri sono stati pubblicati in almeno 19 lingue e hanno venduto oltre 16 milioni di copie in tutto il mondo. Tuttavia, la sua presenza nella letteratura contemporanea italiana e mondiale si avverte attraverso l'assenza di una figura dietro la sua scrittura, che, anche senza materializzazione, ha generato e continua a generare un notevole impatto sulla cultura di massa occidentale. Questa ricerca si propone di svelare le complessità della scrittura di Ferrante, a partire dalla sua serie di libri, il ciclo dell’Amica Geniale. Lo studio analizza l'opera per capire come un'autrice contemporanea italiana racconti una parte della storia del suo paese, nello specifico di Napoli, dal punto di vista di due personaggi femminili, nel contesto di un romanzo di formazione femminile. Per raggiungere questo obiettivo, Franco Moretti, Diana Klinger e Philippe Lejeune sono stati utilizzati per comprendere la costruzione di un romanzo di formazione femminile da parte di un'autrice-personaggio in una autofiction. Nonostante la narrazione di Ferrante copra quasi sei decenni dal 1952 al 2010, questa ricerca si concentra solo sulla frazione di tempo che riguarda l'infanzia e la giovinezza delle due amiche protagoniste, che costituisce la parte centrale della narrazione, dal 1956 al 1980. Questo periodo rappresenta un momento di significativi cambiamenti in Italia, in particolare nelle regioni del sud, dal punto di vista sociale, culturale e politico. Inoltre, questo studio mira a comprendere l'autrice e la sua scrittura per correlare la scrittura letteraria con la scrittura storica, considerando che la letteratura è anche un produttore di storia, nonché un agente attivo nella costruzione sociale. Per costruire questa comprensione, ci avvaliamo di Sandra Pesavento e Hayden White, che ci aiutano a comprendere la lettura della storia da una prospettiva di Storia Culturale. Wolfgang Iser e Jacques Rancière hanno inoltre fornito spunti per comprendere lo scrittore come modo di costruzione delle visioni del mondo. Infine, questo lavoro si addentra nelle questioni del femminismo della differenza presenti nell'opera di Ferrante, comprendendo la sua rappresentazione delle donne attraverso soggetti ambigui che cercano di esprimere una femminilità imposta nei loro contesti domestici e sociali. Per questa analisi, utilizziamo Silvia Federici e Judith Butler, che ci hanno aiutato a comprendere la costruzione e la perpetuazione della performatività femminile e degli aspetti dei ruoli delle donne nella società italiana. In questo percorso, utilizziamo anche saggi, interviste, articoli e l'opera di Ferrante "Frantumaglia" nel tentativo di comprendere meglio l'autrice-personaggio che incarna l'intera sua opera letteraria.1 recurso online : PDF.application/pdfFerrante, Elena, 1943-FeminismoEscritoras italianasItalia - HistóriaHistória"Parole: con quelle si fa e si disfa come si vuole" : a Itália do pós guerra e o feminismo da diferença na tetralogia napolitana de Elena Ferrante (1956-1980)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - ANA LUCIA ROSENDO CINTRA.pdfapplication/pdf4097657https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/87656/1/R%20-%20D%20-%20ANA%20LUCIA%20ROSENDO%20CINTRA.pdf26ad7282af65c94eea2e2f98cee36b84MD51open access1884/876562024-04-24 11:29:22.988open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/87656Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-04-24T14:29:22Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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