Não tenho psicólogo pra EAD : saúde mental e ensino universitário durante a pandemia da Covid-19 em tweets

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hubner, Ana Luísa
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/72850
Resumo: Orientador : Prof. Fábio Hansen e Virgínia Lemos Leal
id UFPR_b5fefd1066aa60407cbe7c5e1a6e1790
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/72850
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Hubner, Ana LuísaNewton, Virgínia Lemos Leal, 1964-Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Publicidade e PropagandaHansen, Fábio, 1978-2021-12-20T17:39:17Z2021-12-20T17:39:17Z2021https://hdl.handle.net/1884/72850Orientador : Prof. Fábio Hansen e Virgínia Lemos LealArtigo apresentado como Trabalho de Conclusão de CursoArtigo (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Publicidade e PropagandaInclui referênciasResumo : Em 2021, sete em cada dez universitários brasileiros declararam enfrentar problemas relacionados à saúde mental. A pandemia da Covid-19 atuou como um elemento intensificador do quadro. O Brasil foi cenário de alto número de casos e mortes pelo novo Coronavírus, e as dificuldades em se adaptar ao cenário pandêmico somaram prejuízos à saúde física e mental. Considerando que o país é o quarto em número de usuários nas redes sociais, o debate acerca do bem-estar psicológico tem ganhado espaço na internet. Assim, há relevância em se reconhecer e analisar as narrativas sobre ensino remoto em tempos de pandemia, produzidas e compartilhadas por meio do Twitter, a partir de uma coleta qualitativa de conteúdo. Dessa forma, busca-se encontrar espaços de diálogo sobre a problemática, apontando uma entrada para essa discussão nos espaços de interação digital e também nos ambientes de ensino universitáriosAbstract: In 2021, seven out of every ten Brazilian college students affirmed to suffer from mental health problems. The Covid-19 pandemic acted as a key intensifier element in this condition. Brazil had a high volume of infections and deaths by the new Coronavirus, and the difficulties in adapting to this pandemic scenario resulted in physical and mental health damages. Considering that Brazil is the fourth country with more social media users, this debate around psychological wellness has gained space on the internet. Thereby, there is relevance in recognizing and analyzing the narratives about remote learning in times of pandemic, produced and shared through Twitter, from a qualitative collection of content. This is how this study looks to find dialogue spaces about this problematic situation, indicating a starting point for these discussions in the digital interaction spaces and the university environment.1 arquivo (24 p.) : PDF.application/pdfTwitter (Rede social on-line)Estudantes universitarios - SaudeCOVID-19 (doença)Educação - Saúde mentalEnsino à distânciaNão tenho psicólogo pra EAD : saúde mental e ensino universitário durante a pandemia da Covid-19 em tweetsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR_G_ANA_LUISA_HUBNER.pdfapplication/pdf260822https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/72850/1/R_G_ANA_LUISA_HUBNER.pdf2e16721dbfeb9a21eacf6156cf1c3150MD51open access1884/728502021-12-20 14:39:17.643open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/72850Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-12-20T17:39:17Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Não tenho psicólogo pra EAD : saúde mental e ensino universitário durante a pandemia da Covid-19 em tweets
title Não tenho psicólogo pra EAD : saúde mental e ensino universitário durante a pandemia da Covid-19 em tweets
spellingShingle Não tenho psicólogo pra EAD : saúde mental e ensino universitário durante a pandemia da Covid-19 em tweets
Hubner, Ana Luísa
Twitter (Rede social on-line)
Estudantes universitarios - Saude
COVID-19 (doença)
Educação - Saúde mental
Ensino à distância
title_short Não tenho psicólogo pra EAD : saúde mental e ensino universitário durante a pandemia da Covid-19 em tweets
title_full Não tenho psicólogo pra EAD : saúde mental e ensino universitário durante a pandemia da Covid-19 em tweets
title_fullStr Não tenho psicólogo pra EAD : saúde mental e ensino universitário durante a pandemia da Covid-19 em tweets
title_full_unstemmed Não tenho psicólogo pra EAD : saúde mental e ensino universitário durante a pandemia da Covid-19 em tweets
title_sort Não tenho psicólogo pra EAD : saúde mental e ensino universitário durante a pandemia da Covid-19 em tweets
author Hubner, Ana Luísa
author_facet Hubner, Ana Luísa
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Newton, Virgínia Lemos Leal, 1964-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Publicidade e Propaganda
dc.contributor.author.fl_str_mv Hubner, Ana Luísa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Hansen, Fábio, 1978-
contributor_str_mv Hansen, Fábio, 1978-
dc.subject.por.fl_str_mv Twitter (Rede social on-line)
Estudantes universitarios - Saude
COVID-19 (doença)
Educação - Saúde mental
Ensino à distância
topic Twitter (Rede social on-line)
Estudantes universitarios - Saude
COVID-19 (doença)
Educação - Saúde mental
Ensino à distância
description Orientador : Prof. Fábio Hansen e Virgínia Lemos Leal
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-12-20T17:39:17Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-12-20T17:39:17Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/72850
url https://hdl.handle.net/1884/72850
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 arquivo (24 p.) : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/72850/1/R_G_ANA_LUISA_HUBNER.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 2e16721dbfeb9a21eacf6156cf1c3150
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860780268716032