Curitiba : um destino turístico inteligente?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/55445 |
Resumo: | Orientador: Professor Doutor José Manoel Gonçalves Gândara |
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Cruz, Marcelle Miskalo daUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em TurismoGândara, José Manoel Gonçalves2018-12-10T19:20:54Z2018-12-10T19:20:54Z2018https://hdl.handle.net/1884/55445Orientador: Professor Doutor José Manoel Gonçalves GândaraDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Turismo. Defesa : Curitiba, 02/03/2018Inclui referências: p.235-251Resumo: As cidades acompanham o avanço tecnológico incorporando às suas gestões o conceito smart vinculado à obtenção de sucesso às suas políticas e também através do incremento da infraestrutura tecnológica, tornando-as atrativas ao investidor e ao turista, uma vez que a inovação é fonte de vantagem competitiva. A ideia de Destino Turístico Inteligente deriva como a evolução das smart cities, contudo, por inexistir conceituação unânime, muitas localidades assim se autodenominam, sendo o seu uso puramente promocional. Logo, os responsáveis pelo planejamento e gestão dos destinos têm dificuldade em compreender e aplicar conceitos e soluções que tenham ultrapassado o caráter experimental e aí reside a importância de analisar as suas considerações sobre o assunto, bem como através de diagnóstico próprio, com vistas a perceber a situação atual sobre Curitiba ser e consequentemente tornar-se um Destino Turístico Inteligente. Especificamente aos empresários, o questionamento é pertinente quanto a compreensão e opiniões frente a novas ideias, pois, é através do dinamismo empresarial que são constituídas uma das principais fontes de turismo urbano e que desempenham grande impacto na cidade, onde uma das principais motivações de seus turistas é a viagem de negócios ou por motivos profissionais. A dissertação apoia-se na utilização de método exploratório-descritivo, revisão bibliográfica sistemática sobre o tema nas bases de dados Portal de Periódicos CAPES, Publicações de Turismo, SCOPUS, Redalyc e Research Gate e por meio de pesquisa empírica através de questionário adaptado do Instituto Valenciano de Tecnologías Turísticas -INVAT-TUR e Instituto Universitario de Investigaciones Turísticas -IUIT da Universidade de Alicante/Espanha, direcionado aos membros do Conselho Municipal de Turismo de Curitiba, constituído por entes públicos, privados e academia, e também utilizado para o diagnóstico da cidade. Abrange onze indicadores e é composto essencialmente por sentenças fechadas passíveis de escolha através de escala de Likert. A análise de resultado foi realizada por métodos qualitativos e quantitativos e a validação destas e das hipóteses via emparelhamento aos conceitos apresentados. Como principais resultados vislumbra-se a baixa incidência tanto de artigos acadêmicos sobre o tema comparado com as publicações gerais disponíveis, quanto no idioma português; a comunhão de pensamentos a respeito de Curitiba poder ser considerada um Destino Turístico Inteligente, apesar de opiniões conflitantes quanto a alguns de seus requisitos, tais como a existência de colaboração público-privada e a importância e relevância das tecnologias de informação e comunicação, desde a sua utilização pelo turista até as opções ofertadas de interatividade e captação de dados entre a cidade e o cidadão, haja visto que o turista aproveita tais recursos e meios, e; a necessidade de implementação pecuniária para o desenvolvimento de ações quanto ao conceito de Destino Turístico Inteligente na cidade. Contudo, percebe-se que é necessário a maximização de esforços coletivos envolvendo entes públicos, privados e a academia que busquem tais fins, especialmente no que tange à execução e continuação de projetos. Os resultados da ampla pesquisa contribuem para o planejamento e gestão de Curitiba como um Destino Turístico Inteligente e almeja-se que as informações aqui apresentadas sirvam como base para futuras pesquisas sobre o tema. Palavras-chave: Destino Turístico Inteligente; Curitiba; Revisão Bibliográfica Sistemática; Gestão.Abstract: Cities follow the advance of technology incorporating in their management the smart concept linked to the success of their policies and also through the increase of the technological infrastructure, making them attractive to the investor and the tourist, since innovation is a source of competitive advantage. The idea of Smart Destination derives as the evolution of smart cities, however, because there is no unanimous conception, many places call themselves smart, so it's purely promotional. Thus, those responsible for the planning and management of the destinations have difficulty in understanding and applying concepts and solutions that have exceeded the experimental character and therein lies the importance of analyzing their considerations of the subject, as well as through own diagnosis, on how the current situation on Curitiba is perceived by being and consequently becoming a Smart Destination. To entrepreneurs, the questioning is pertinent to understand their opinions in front of new ideas, therefore, it's through business dynamism that are constituted one of the main sources of urban tourism which have great impact in the city. The dissertation uses an exploratory-descriptive method, systematic literature review of the subject in Portal de Periódicos CAPES, Publicações de Turismo, SCOPUS, Redalyc and Research Gate and through empirical research through a questionnaire adapted from the Instituto Valenciano de Tecnologías Turísticas - INVAT-TUR and Instituto Universitario de Investigaciones Turísticas -IUIT of the University of Alicante/Spain, addressed to the members of the Municipal Tourism Council of Curitiba, made up of public, private and academic entities, and also used for the diagnosis of the city. It covers eleven indicators and consists essentially of closed sentences that can be chosen by Likert scale. The results' analysis was performed by qualitative and quantitative methods and the validation of these and the hypotheses via pairing with the presented concepts. The main results show the low incidence of academic articles on the subject compared to the general publications available, as well as in the Portuguese language; the communion of thoughts about Curitiba could be considered a Smart Destination, despite the conflicting opinions about some of its requirements, such as the existence of public-private collaboration and the importance and relevance of information and communication technologies, from its use by the tourist to the offered options of interactivity and data capture between the city and the citizen, since the tourist takes advantage of such resources; the need for pecuniary implementation for the development of actions regarding the concept of Smart Destination in the city. However, it's perceived that's necessary to maximize collective efforts involving public and private entities and the academia that seek these ends, especially to the execution and continuation of projects. However, it's necessary to maximize collective efforts involving public and private entities and the academy that seek such ends, especially to the execution and continuation of projects. The results of the extensive research contribute to the planning and management of Curitiba as a Smart Destination and it's hoped that the information presented here will serve as a basis for future research on the subject. Key-words: Smart Destination; Curitiba; Systematic Literature Review; Management.Resumen: Las ciudades acompañan el avance tecnológico incorporando a sus gestiones el concepto smart vinculado a la obtención de éxito a sus políticas y también a través de la infraestructura tecnológica, haciéndolas atractivas al inversor y al turista, una vez que la innovación es fuente de ventaja competitiva. Destino Turístico Inteligente deriva como la evolución de las smart cities, sin embargo, por inexistente conceptualización unánime, muchas localidades se autodenominan de este modo, siendo su uso puramente promocional. Los responsables de la planificación y gestión de los destinos tienen dificultad en comprender y aplicar conceptos que hayan superado el carácter experimental y ahí reside la importancia de analizar sus consideraciones sobre el asunto, así como a través de diagnóstico propio, con miras a percibir la situación actual sobre Curitiba ser y consecuentemente convertirse en un Destino Turístico Inteligente. A los empresarios el cuestionamiento es pertinente en cuanto a la comprensión y opiniones frente a nuevas ideas, pues, es a través del dinamismo empresarial que se constituyen una de las principales fuentes de turismo urbano y que desempeñan gran impacto en la ciudad. La disertación se apoya en la utilización de método exploratorio-descriptivo, revisión bibliográfica sistemática sobre el tema en las bases de datos Portal de Periódicos CAPES, Publicações de Turismo, SCOPUS, Redalyc y Research Gate y por medio de investigación empírica a través de un cuestionario adaptado del Instituto Valenciano de Tecnologías Turísticas -INVAT-TUR e Instituto Universitario de Investigaciones Turísticas -IUIT de la Universidad de Alicante/España, dirigido a los miembros del Consejo Municipal de Turismo de Curitiba, constituido por entes públicos, privados y academia, y también utilizado para el diagnóstico de la ciudad. Abarca once indicadores y está compuesto esencialmente por sentencias cerradas que pueden elegirse a través de la escala de Likert. El análisis de resultados fue realizado por métodos cualitativos y cuantitativos y la validación de éstas y de las hipótesis vía emparejamiento a los conceptos presentados. Los principales resultados son la baja incidencia de ambos artículos académicos sobre el tema en comparación con las publicaciones generales disponibles, y en el idioma portugués; Curitiba ser considerada un Destino Turístico Inteligente, a pesar de opiniones conflictivas en cuanto a algunos de sus requisitos, tales como la existencia de colaboración público-privada y la importancia y relevancia de las tecnologías de información y comunicación, desde su utilización por el turista hasta las opciones ofrecidas de interactividad y captación de datos entre ciudad y ciudadano, haya visto que el turista aprovecha tales recursos, y; la necesidad de implementación pecuniaria para el desarrollo de acciones en cuanto al concepto de Destino Turístico Inteligente en la ciudad. Se percibe que es necesario la maximización de esfuerzos colectivos involucrando a entes públicos, privados y la academia, especialmente en lo que se refiere a la ejecución y continuación de proyectos. Los resultados de la amplia investigación contribuyen a la planificación y gestión de Curitiba como un Destino Turístico Inteligente y se anhela que las informaciones aquí presentadas sirvan como base para futuras investigaciones sobre el tema. Palabras clave: Destino Turístico Inteligente; Curitiba; Revisión Bibliográfica Sistemática; Gestión.308 p. : il. (algumas color.), grafs., tabs.application/pdfTurismo - Curitiba (PR)Turismo - Politicas publicas - ParanáTurismoCuritiba : um destino turístico inteligente?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - MARCELLE MISKALO DA CRUZ.pdfapplication/pdf5700335https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/55445/1/R%20-%20D%20-%20MARCELLE%20MISKALO%20DA%20CRUZ.pdf420bd070b454980776b29efb33bf46e6MD51open access1884/554452018-12-10 17:20:54.86open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/55445Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082018-12-10T19:20:54Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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